Projeto Burareiro: a experiência de educação integral em Ariquemes/RO

Por Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral

O baixo índice de desenvolvimento humano se colocou como o principal desafio da gestão municipal de Ariquemes (RO), em 2005. Especialmente nos bairros mais periféricos, as acentuadas questões de vulnerabilidade social, violência, desemprego e violação dos direitos de crianças e adolescentes, acabavam por inflacionar um quadro de desinteresse educacional, marcado por baixa assiduidade, evasão escolar, repetência e baixa estima dos alunos.

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O enfrentamento a esse cenário nasceu de uma aproximação da prefeitura com aUniversidade Federal de Rondônia (UNIR), a partir do Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade, representado pelo professor doutor Antônio Carlos Maciel e professoras Rute Moreira Braga e Adriana Ranucci. O grupo recebeu um pedido de apoio na formatação de um projeto de educação em tempo integral; a consultoria, no entanto, promoveu o desenvolvimento de um projeto de educação integral, a partir do entendimento de que seria necessário promover o desenvolvimento de múltiplas capacidades humanas, ancoradas, sobretudo, por uma nova perspectiva curricular. Nascia o projeto Burareiro.

Proposta integrada

A experiência nasceu como um projeto piloto aplicado na escola municipal Roberto Turbay; em 2007, se expandiu para mais três unidades: Professor Pedro Louback, Professor Ireno Antônio Berticelli e Professor Venâncio Kottwiz. O trabalho partiu de uma integração curricular, que buscava nortear os conhecimentos a partir dos conteúdos de ensino, e de atividades culturais e esportivas. A proposta direcionou 840 horas anuais aos componentes curriculares nacionais e 800 às oficinas curriculares que abrangem atividades de estudos orientados, arte e cultura, atividades esportivas e motoras, saúde educacional, educação alimentar e ambiental. Segundo o professor Antônio Carlos Maciel, um dos orientadores do processo, a ideia é mostrar que as aprendizagens cotidianas não devem estar dissociadas daquelas obtidas no ambiente escolar.

A oferta de atividades prevê continuidade na construção do conhecimento, motivo pelo qual o projeto preserva também seus profissionais em tempo integral. A alta rotatividade é evitada justamente para que não haja descontinuidade da proposta pedagógica a ser trilhada. Os alunos são orientados a se envolverem a partir de suashabilidades, gostos e projetos de vida. Além disso, outras diretivas fundamentam a proposta: a politecnia, a ampliação do tempo, espaço e oportunidade,  a escola como eixo integrador da comunidade e a construção de projeto pedagógico a partir de um conselho gestor multidisciplinar.

Clique aqui e leia esta experiência na integral.

Redação

3 Comentários

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  1. Eu, Carioca da gema cheguei a

    Eu, Carioca da gema cheguei a esta cidade em 1987 mais perdido do que cego em tiroteio.  Com um mês de Ariquemes, contraí malária e foi a partir daí que conhecí pessoas que me aninharam e cuidaram de minha saúde, hoje a maioria desses anjos já nos deixou.  Foram 20 anos de puro aprendizado com pessoas de vários lugares do Brasil, foi aí que conhecí a mãe dos meus dois filhos, ainda estamos casados, que são Ariquemenses da gema e foi aí que minha mãe veio para a terrinha tambem e ser muito feliz, casei, construí, e meus melhores amigos continuam aí.  Hoje moro em Porto Velho, a 200 km de Ariquemes e sempre que posso, vou visitar os amigos e minha mãe que fincou raizes nesta cidade sem lei mas que amo para todo sempre!

    PS.  Na próxima Sexta, dia 17 de Outubro, estarei aí novamente.  Rapaziada, vamos tomar umas???

  2. Ariquemes/RO

    vi e comi em sua terra com seu barro nas raizes dos suas terra vivi.

    passei a passar e parar para alimentar em meus caminhos para Ji-Paraná

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