Projeto de Implantação da Refinaria Abreu e Lima conquista prêmio Projeto do Ano 2011

Blog da Petrobras

A Petrobras participou na última terça-feira (29/11), em São Paulo (SP), da cerimônia de entrega do Prêmio Projeto do Ano 2011, na qual foi a grande vencedora da noite com o Projeto de Implantação da Refinaria Abreu e Lima. O prêmio Projeto do Ano, em seu quarto ano de existência, é uma premiação nacional que valoriza a excelência em gerenciamento de projetos, programas e portfólios, para empresas e profissionais da área. A premiação é feita pela Revista Mundo Project Management (Mundo PM), uma respeitada publicação nacional especializada e direcionada à comunidade de gerenciamento de projetos.

A premiação foi concedida ao diretor Paulo Roberto Costa, ao gerente executivo Luiz Alberto Gaspar Domingues e ao gerente do Projeto, o gerente geral Wilson Guilherme, que recebeu os prêmios e fez uma breve apresentação do projeto vencedor, destacando sua importância para o Plano de Negócios da Petrobras (PN 2011-15).

Os candidatos ao prêmio foram avaliados pelos membros do Conselho Editorial da Revista Mundo PM, incluindo professores da Fundação Dom Cabral, da Fundação Getúlio Vargas, da Fundação Vanzolini, da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo, e líderes da International Project Management Association (IPMA), do Project Management Institute (PMI), e do Independent Project Analysis Institute (IPA Institute).

A Refinaria Abreu e Lima é um projeto importante dentro do portifólio da Petrobras para a manutenção da integração entre as atividades de exploração e produção e de refino de petróleo. A refinaria terá capacidade de processar 230 mil bpd (barris por dia) de carga de petróleo pesado (16° API), com alto teor de enxofre e converter 70% da carga de petróleo em diesel de excelente qualidade, com baixíssimo teor de enxofre (padrão europeu), reduzindo assim as importações de diesel.

Segundo o editor e diretor Executivo da Revista Mundo PM, Osmar Zózimo, “o projeto tem grande envergadura, e pelo porte, dinamismo e complexidade de integrar inúmeros pacotes, que agregam dificuldade ao gestor, e por conta da forma que vem sendo patrocinado e gerido, é o merecedor do grande prêmio”.

De acordo com Carlos Tápia, diretor do IPA Institute, “O grande destaque deste projeto é a Sala de Monitoração. Este conceito inovador permite à Petrobras implantar este megaprojeto de capital com visão integrada nas dimensões de prazo, custo e risco”. Carlos acrescenta: “Acredito que é um divisor de águas na forma de como a Petrobras irá implantar seus grandes projetos. Para mim, a Refinaria Abreu e Lima é pioneira entre os projetos da empresa”.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador