Categories: Notícia

Projeto de Moro prejudica direito de defesa e afronta Constituição, diz Defensoria do Rio

Foto: Agência Brasil
Jornal GGN – O  anteprojeto de lei apresentado por Sergio Moro nesta segunda (4) viola a Constituição afrontando a presunção de inocência e ainda amplia a “subjetividade judicial na aplicação das penas”, entre outros defeitos. É o que avalia a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em nota divulgada à imprensa.
A Defensoria criticou as alterações propostas no Código de Processo Penal, Código Penal e na Lei de Execuções Penais por Moro. A instituição lembrou que a reforma dos códigos vem sendo discutida em “ambientes específicos mais adequados” no Congresso Nacional.
Os defensores ainda afirmaram que estão debruçados sobre a proposta de Moro e devem publicar uma nota técnica a respeito do impacto do PL assim que possível.
Moro apresentou 14 mudanças nos códigos com o objetivo de combater o crime organizado, criminalizar o caixa 2 e endurecer a lei de execuções penais.
Leia, abaixo, a nota completa
NOTA PÚBLICA
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro vê com preocupação as propostas de alteração legislativa anunciadas pelo Governo Federal, em especial aquelas voltadas aos Códigos Penal e de Processo Penal e à Lei de Execuções Penais. Diversas medidas violam frontalmente os princípios constitucionais da presunção de inocência, da individualização da pena e do devido processo legal, como por exemplo a prisão antes do trânsito em julgado da condenação, o acordo penal e a ampliação da subjetividade judicial na aplicação das penas e de seus regimes de cumprimento.
Um projeto que se propõe a aumentar a eficiência do sistema de Justiça não pode enfraquecer o legitimo e regular exercício do direito de defesa, nem esvaziar garantias fundamentais. É dever das Instituições a preservação de tais pilares do Estado Democrático de Direito.
A harmonia do sistema legislativo também é necessária à segurança jurídica e à operação dos institutos de que trata o Projeto. A reforma dos Códigos Penal e de Processo Penal já vem sendo discutida no Congresso Nacional em ambientes específicos e mais adequados aos debates, ao amadurecimento e à composição sistêmica das propostas com a ordem político-jurídica brasileira.
Defensores públicos estão debruçados sobre o texto com o objetivo de elaborar Nota Técnica a ser divulgada nos próximos dias. O documento pretende contribuir com os imprescindíveis debates que devem anteceder a aprovação de reformas que não podem ser apreciadas de afogadilho, sobretudo quando impactam de modo estrutural na legislação penal e processual penal do país.
A Defensoria Pública, constitucionalmente destinada à promoção dos direitos humanos e à defesa integral e gratuita das populações vulneráveis, estará mobilizada e articulada junto à sociedade civil organizada com o objetivo de levar ao Parlamento e ao Governo Federal a experiência institucional nas áreas afetadas pelo Projeto, sempre no objetivo de preservação dos direitos e garantias fundamentais.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Constituição

    Não sou jurista mas consta-me que a tal presunção de inocência é cláusula pétrea da Constituição de 1988. O Supremo, por apertada maioria, resolveu forçar interpretação para, segundo se pode depreender, possibilitar a prisão de Lula que, mesmo assim, não era obrigatória. Agora, o ex-juiz todo poderoso quer modificar a tal cláusula pétrea por lei ordinária. Se acontecer e o Supremo nada fizer, será melhor jogar de vez a Constituição no lixo. Do da história o STF não escapará.

  • E ele Moro está esconcendo em

    E ele Moro está esconcendo em um projeto anti-crime o que seria apenas o desejo de permitir a execução provisória da pena para constranger o STF que talvez julgue em abril deste ao a ação que questiona a possibilidade de execução provisária. Ele está tapiando a jogada dele em um projeto de lei. Ele quer colocar o STF contra a socieade. Se o STF delibeara pela impossilbilidade de execução provisária da pena, o que pode beneficiar o Lula, ele Mora vai dizer que o STF está a favor do crime, inclusive soltando o Lula. Não me espantaria se ele Moro, com o Governo por trás, mandasse o tal do cabo e do soldado para fechar o STF, com o apoio da sociedade.

  • Avaliando toda a pedância e
    Avaliando toda a pedância e empáfia daquele que subverte a lei em seu favor, me parece que teremos um guardião mor para proteger os parceiros da Casa Grande e (quem sabe?) os acariciados milicianos do coiso e da sua prole. Por outro, eu imagino que haverá uma excessiva e obsessiva caçada municiada de muito ódio e preconceito contra a esquerda, e em especial contra o PT. Existem também muitas dúvidas e perguntas sobre a novidade que o importado "plea bargain" deixa em nossos pensamentos: 1) Porque o importado "plea bargain" tem que ser posto já em votação, sem que exista um debate antecipado junto a toda comunidade jurídica, junto aos representantes da sociedade e juntos as autoridades que representam as principais instituições dos governos municipais, estaduais e federais, que que foram mais lesadas e que devem ter o interesse natural e por direito, em recuperar 100% de todos os recursos desviados, fraudados ou seja lá o tipo do crime qualificado, que lesou as instituições e o erário público? 2) Que tipo de recado apológico se está criando, para que uma futura geração de novos e velhos criminosos do colarinho branco, ao serem descobertos e presos, em altas transações de valores, possam interpretar o importado "plea bargain" como um estímulo a requisitarem uma "respeitosa negociação" com a justiça e assim tratarem da redução da pena e do valor da comissão, lavada e limpa, que receberão pela sua boa sua e pela sua nobre atitude em colaborar com a lei e com o eficiente judiciário brasileiro.

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

6 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

7 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

8 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

8 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

9 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

9 horas ago