Projeto no litoral paulista quer criar conexão entre jovens e seu entorno

Por Juliana Sada, do Centro de Referências em Educação Integral

Chegando à sua terceira edição, a iniciativa “Guardiões do Oceano” busca criar conexões entre jovens e seus territórios almejando a proteção ambiental. O projeto já foi realizado nas cidades paulistas litorâneas de Ubatuba e Santos, e agora está angariando fundos para acontecer em Ilhabela.

Por meio de vivências na natureza, os jovens passam a conhecer comunidades isoladas tradicionais e o ecossistema que os rodeiam – estimulando a criação de laços com a comunidade e natureza. Além de almejar a proteção do meio ambiente, a iniciativa busca valorizar a cultura caiçara.

Na cidade de Ilhabela, que tem recebido muitos migrantes de outros estados, o reconhecimento e conexão com os territórios se fazem ainda mais importantes. “Os jovens que hoje em Ilhabela não tem um vínculo e não tem uma identidade com esse local. Ao atingir esse sentimento de pertencimento é o que vai fazer com que o jovem se engaje e exerça seu papel de cidadão”, argumenta a idealizadora do projeto Juliana Cortez.

O projeto também quer estimular o protagonismo juvenil, inspirando o jovem a se responsabilizar pela sua comunidade. “A ideia é trabalhar o fortalecimento da identidade deste jovem, sendo ele protagonista da própria história.”

Já com uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação, o “Guardiões do Oceano” acontecerá no primeiro semestre de 2015. Serão oito encontros, de dois dias cada, que incluirão saídas no “barco-escola” e uma expedição de três dias na Ilha, fazendo trilhas e conhecendo comunidades caiçaras. Participarão do projeto 30 estudantes de 12 a 15 anos.

Para se concretizar, os organizadores estão arrecadando fundos pelo site definanciamento coletivo Catarse. O intuito é angariar R$ 35 mil para custear o projeto, sendo que o pagamento dos profissionais será viabilizado por meio de parcerias institucionais. Se desejar colaborar, mais informações estão disponível napágina do projeto no site Catarse.

Conheça mais da iniciativa no vídeo abaixo:

http://vimeo.com/108169297 align:center

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador