Projeto que limita juros de cartão de crédito e cheque deve ir para a gaveta

Embora Senado Federal tenha aprovado proposta nesta quinta-feira, Rodrigo Maia diz que a medida poderia encarecer outras linhas existentes

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. foto Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Jornal GGN – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou que deve engavetar o projeto que limita os juros do cheque especial e do cartão de crédito em 30% nas operações contratadas até o final deste ano.

Embora a proposta tenha sido aprovada pelo Senado Federal, Maia acredita que a intervenção do Congresso pode encarecer outras linhas, e os bancos precisam encontrar “soluções” para produtos tão “nocivos” aos clientes.

O projeto foi aprovado no Senado nesta quinta-feira (06/08), por 56 votos a favor e 14 contrários (e uma abstenção). O limite de juros proposto para as fintechs é de 35% ao ano.

Os senadores também aprovaram uma emenda do PT que abre espaço para o tabelamento permanente dos juros em operações com cartões após o período de calamidade pública. A proposta estima que o Conselho Monetário Nacional (CMN) regule o limite de juros no cartão, assim como fez com o cheque especial, após o período de calamidade pública.

Dados do Banco Central mostram que o juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito chega a 300% ao ano e, no caso do cheque especial, a média foi de 110% ao ano – desde janeiro, o limite dos juros do cheque especial pessoa física estabelecido pelo BC é de 8% ao mês, ou cerca de 150% ao ano. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

 

 

Leia Também
Paulo Guedes descarta renda básica aos brasileiros, comentário de Roberto Paulo/SP-2010
Paulo Guedes descarta renda básica aos brasileiros
IPCA sobe 0,36%, e atinge maior resultado para o mês desde 2016
Covid-19: Brasil destina R$ 1,99 bilhão para viabilizar vacina de Oxford
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É exorbitante a concentração de poder na presidência da Câmara. Decide sozinho o que pode ou não entrar na pauta, se aceita ou não os pedidos de impeachment, etc. etc.
    É preciso aumentar a democracia no congresso. As decisões sobre os processos legislativos deveriam ser tomadas por um colegiado formado por líderes partidários.

  2. Um congresso e um governo lacaios de quatro para os abutres do rentismo, todos contra o povo e os interesses do país……………..nada a esperar dessa turma…..esse ainda está cobrando a maldita reforma administrativa que acaba com o setor publico…..ele que se vangloria nos regabofes dos abutres canalhas será que se apresentará da mesma forma quando for pedir votos ao povo?

  3. “…os bancos precisam encontrar “soluções” para produtos tão “nocivos” aos clientes.”
    É mesmo um porco!
    Faz décadas que juros extorsivos em todos produtos e serviços bancários massacram o cliente mesmo com governos pró-povo que fortaleciam as instituições bancárias não privadas, e este porco, representante de rentistas, vem com conversa fiada quando nada que está aí visa beneficiar o povo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador