Promiscuidade, por Juca Kfouri

Da Folha de S. Paulo

Promiscuidade

Por Juca Kfouri

A Fifa cometeu dois erros fatais ao negar as duas próximas Copas do Mundo ao ainda poderoso império americano e ao velho império inglês. Note que, desde então, jamais teve paz.

Primeiro caíram os velhos cardeais corruptos e agora os que os substituíram.

Não sejamos seletivos na indignação, porém.

Havelange, TeixeiraHawilla, Leoz, Marin, o que menos importa é o nome do bicho.

Importa denunciar o mundo à parte que inventaram, no qual se vive nababescamente e depois corre-se o risco da desmoralização, da prisão e da humilhação. Vale a pena? Cada um sabe de si.

Lava-se dinheiro e joga-se bruto no esporte desde que o esporte virou o negócio que virou.

Certa de sua impunidade, a cartolagem da Fifa jamais deu bola aos que a investigavam.

Preferiu sempre negar-lhes credenciamentos, processá-los ou ignorá-los.

A polícia do mundo é a polícia do mundo e as três letrinhas do FBI golearam as quatro da Fifa. Porque, como sempre, alguém precisa botar um mínimo de ordem nesta zorra.

Zorra que gera a promiscuidade incapaz de separar jornalismo de propaganda ou de entretenimento.

Promiscuidade que atinge até o Poder Judiciário, que vira e mexe dá razão a tais figuras.

Ou permite que comunicadores e executivos frequentem os mesmos convescotes que tais cartolas e os protejam e homenageiem.

Dia desses mesmo, na festa da FPF, o número 1 da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, se desmanchou em elogios ao “eterno presidente Marin” –e ohomem já não tem mais nem o nome no edifício que mandou construir a toque de caixa, por R$ 70 milhões!.

“2015 vai entrar para a história do futebol brasileiro como um grande ano, o ano em que José Maria Marin passou o bastão ao presidente Marco Polo Del Nero”, disse Campos Pinto. De fato!

Não satisfeito, acrescentou, emocionado, a Marin: “O senhor escreveu o seu nome na história do futebol brasileiro, tendo sucedido um outro grande presidente, que foi o Ricardo Teixeira”.

Nero foi saudado como “excelentíssimo senhor com o qual tenho o privilégio de conviver assiduamente há mais de 11 anos”.

Esta promiscuidade também precisa acabar porque não há autocrítica que dê conta quando o interesse do negócio suplanta a ética e os bons costumes.

O que vale para a GM, Visa, Ambev, Itaú etc.

Uma coisa é a polidez numa cerimônia pública, outra é a cumplicidade subserviente porque, enfim, tudo resulta no mesmo, em comissões, bônus ou corrupção.

Finalmente é preciso salientar que mais que novas CPIs da CBF, será fundamental aprovar a Medida Provisória do Futebol, esta sim com novos métodos de governança que podem mudar os hábitos que vigoram há décadas em nosso futebol.

Para que não sigamos ouvindo de um Hawilla o que eu já ouvi, há anos, de um Odebrecht: “Preferiria que fosse diferente. Mas o jogo é o jogo, não posso mudar o mundo”.

Todos podemos.

DE VOLTA

Estive fora de combate por um problema de saúde. Volto aos poucos. 

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa Globo e seus

    Essa Globo e seus funcionários são patéticos. O Bonner chora pela morte de um grande homem, o Roberto Marinho, e o diretor chora por um grande presidente presidente, que sucedeu outro grande presidente. Belos “grandes homens”, a máfia se elogiavam desta forma. Elogiavam, também, juízes, procuradores, políticos etc. Tudo isso por laços de Amizade$$$$. Dá prêmio a juiz é mera coincidência, “mas em política não existe coincidência.” Alguém disse isso.

    1. Estamos numa democracia, relativa, mas…

      Compa Antonio Ateu, a sua sugestão cheira a ranço da ditadura, quando a Constituição do Brasil, era “rasgada” sempre que alguma irregularidade era cometida, ou desagradava os militares.

      Mesmo não estando no melhor dos mundos, politicamente falando, devemos respeitar os direitos e prerrogativas, das organizações não governamentais, como a CBF, e dar-lhes a chance de andar com as próprias pernas, e responder judicilmente, pelos seus atos, sem as antigas “canetadas” dos militares.

  2. E …………………..

    Vergonha, vergonha, vergonha, nada mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Que o futebol, com a venda indiscriminada de vendas dde jogadores sempre foi lavagem de dinheiro, todos já sabiam e sabem !!!

    Mas, os envolvidos, sem necessidade de citá-los, são na minha visão autores destas ações mafiosos, mas então pergunto:

    Por onde andarão os co-autores, sejam eles jornalistas, desportistas, atletas, dirigentes de clubs, donos de emissoras, de TVs, radialistas, politicos, ex-atletas enfim, todos os que conhecem  da ação destas mafias e se calam!

    Foi preciso, como diz o artigo, uma retaliação dos anglo-americanos por terem perdido sediarem as Copas, para o FBI botar a boca no trombone !!!!!

    Nas corridas de Fórmula Um, a coisa tb não é lá muito honesta, mas isto é outra história !!!!!!!

  3. E o menino pobre que mudou o

    E o menino pobre que mudou o Brasil, nos camarotes da Globo/CBF?

    Frequentador assíduo, quero ver seus twitters em francês, louvando seus amigões da cartolagem!

  4. ” Jôgo é jôgo”

    A desculpa dada pelo Odebrecht, imaginada de ser dita pelo J. Háwilla, já foi citada por Paulo Salim Maluf, por Daniel Dantas, por Carlinhos Cachoeira, pela Jorgina Nascimento, pelo Marcola, e por alguns defensores da ditadura militar, em nome do que acreditavam estarem fazendo, por um objetivo maior, porém a maioria de seus objetivos, era unicamente locupletarem-se, e enriquecerem os seus pares.

    Enquanto tivermos homens públicos e administradores de organizações poderosas, pensando assim, tamos fu…..

  5. CPI DA GLOBO

    Como a Globo é uma concessão pública, deve o Congresso Nacional instaurar uma CPI da Rede Globo, pois a Globo firmou parceiria com a FIFA e a CBF, que o FBI já provou há muita corrupção. Além do mais, a Globo é a transmissora dos principais eventos organizados pelas entidades de mafiosos.

  6. Só rato nessa foto, quem sabe

    Só rato nessa foto, quem sabe a partir de  a cultura coxinha  fica sabendo que o grosso da corrupçào acontece em entidades privadas e não tào somente em governamentais como muitos apregoam por ai..,,,há muito a ser mudado na percepção dos brasileiros acerca da corrupção, pois a midia consegui transformar isso em mote anti-PT, o próprio FHC do altoo de sua soberba, andou esbravejando na midia tucana que o PT inventou a corrupçào como se ele se esquecesse da sua própria privataria, compra da reeleiçào, Banestado, Banco Marca e tantos outros casos, a maioria abafada ,,,e agora a própria Globo é pega pelo FBi (pra investigar personagens da Casa Grande a PF e MPF são imprestáveis) é pega com a boca na botija..,,,a lingua paga, dizem…,,,,

  7. Indignação seletiva

    Engraçado como só se fala sobre CBF. E as outras tantas federações e confederações de tantos outros esportes menos vistosos do que o bretão, mas que geram transmissões televisivas?

    Mas eu sou realista em relação a esses outros esquemas: qualquer investigação empacaria ao respingar naqueles que patrocinam estes esportes menos vistosos: volêi, basquete, automobilismo (este, então…), etc.

    As “Ferrabrás” também devem se cuidar…

  8. “A Fifa cometeu dois erros

    “A Fifa cometeu dois erros fatais ao negar as duas próximas Copas do Mundo ao ainda poderoso império americano e ao velho império inglês. Note que, desde então, jamais teve paz.”

    Esse intróito de Juca é o centro do ‘imbroglio’. O resto é a periferia.

  9. A Globo…deixem em paz!
    Essa sanha com a Rede Globo pode jogar a oportunidade de mudanças no lixo.
    Porque o pessoal desta investigação, o foco, não é a Globo.

    Em 87, a Globo, junto com Flamengo e outros clubes, brigou com a CBF.
    Depois a Globo fez a paz, quando Havelange tomou controle das coisas colocando lá seu genro.
    São grupos diferentes de pessoas.
    Podemos mudar o futebol. ..O Futebol!

    Deixem à Globo no canto dela e se dêem por contentes SE apenas a gangue da CBF for contida.
    Se acham que podem tocar a Globo com essa porcaria de investigação vcs tem pouca visão sobre o que acontece ao seu redor no mundo.
    A oportunidade Global não é esta!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador