PSB convida Flávio Dino, mas faz suspense com candidatura à Presidência

Jornal GGN – É destaque em O Globo desta quinta (9) que o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) foi convidado pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para se filiar ao partido que lançou Eduardo Campos à Presidência em 2018. Dino denotou em entrevista ao jornal que essa aproximação tende a se consolidar após as eleições municipais de 2020. Mas tanto Dino quanto Siqueira não foram claros a respeito da chapa presidencial do PSB em 2022.

“Abri as portas do PSB para o Flávio Dino, que é um ótimo nome. Mas se ele aceitar e vier, tem que ser porque se reconhece alinhado com as propostas do partido. E não por um projeto presidencial. O nome do partido para 2022 ainda será discutido internamente”, disse Carlos Siqueira ao Globo.

“Minha relação com o PSB vem de antes do Eduardo Campos. Fui vice-líder do bloco PSB-PCdoB na Câmara. Temos uma trajetória em comum e, por isso mesmo, te diria que, nesse processo de reaglutinação da esquerda, o PSB é um parceiro preferencial do PCdoB. Tenho uma ótima relação com o PSB, que integra o nosso governo aqui no Maranhão. É um diálogo muito provável que se estreite”, respondeu Dino.

O governador comunista ainda acrescentou: “No que isso vai resultar, é como o próprio Siqueira disse: ‘Temos que ver mais para frente’. Eu jamais colocaria sobre a mesa a candidatura de 2022 para ir para o PSB. Seria desrespeitoso.”

Dino é entusiasta de uma candidatura única na esquerda em 2022. Assim como Ciro Gomes (PDT), é a favor de que o PT, que venceu quatro eleições presidenciais na sequência, abra mão de uma candidatura própria depois da derrota eleitoral para Jair Bolsonaro em 2018.

“Olhando o Lula que governou o Brasil, não consigo imaginar que ele só veja esse caminho do isolacionismo. Falar em candidatura própria do PT em 2022 é só um movimento inicial, feito para resgatar a imagem do PT hoje. Mas isso não se sustenta até 2022. Seja pelo amor, seja pela dor. Contudo, o principal é compreender que, num país como o Brasil, só é possível a esquerda ganhar e governar fazendo alianças para além da esquerda”, disse Dino.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Superávit de bens e serviços da China totaliza US$ 60 bi no trimestre

Excedente da balança comercial no primeiro trimestre ficou dentro de intervalo considerado razoável, segundo autoridades

20 minutos ago

Fenae entra na Justiça para anular migração das Loterias da Caixa para subsidiária

Nesta quarta (17), o banco público emitiu comunicado informando que a transferência foi aprovada pelo…

55 minutos ago

Tio Paulo: O que ainda falta descobrir sobre o caso?

Laudo do IML é inconclusivo sobre o horário da morte do idoso, e testemunhas divergem…

2 horas ago

Os mistérios que cercam o papel de Barroso na Lava Jato, por Luís Nassif

Barroso foi o grande propagandista da Lava Jato, montado no seu alto cargo de Ministro…

2 horas ago

Repensando os Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA, por Fernanda Feil

Atualmente, o conceito de pagamento por redução do desmatamento, conhecido como REDD+, é amplamente reconhecido…

3 horas ago

O comandante do Exército e a síndrome de Sísifo, por Luís Nassif

E o Exército, entrega o quê? Não se vê prioridade nas pesquisas tecnológicas, nem na…

3 horas ago