PSDB viu no uso político do MPF a única chance de voltar ao poder, afirma advogado de Lula

Jornal GGN – Juarez Cirino dos Santos, professor universitário e advogado que faz parte da equipe de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirma que a Operação Lava Jato é um processo político. 

“Vamos agir estritamente como defensores técnicos, mas sem deixar de denunciar o processo político subjacente aos processos criminais, como a única forma de defesa não apenas do presidente Lula, mas da própria democracia no Brasil”, afirmou, em entrevista ao Diário do Centro do Mundo. 

Cirino também fala sobre o uso da justiça criminal como “arma de guerra política”, sob o conceito de lawfare, e afirma que o PSDB e outros partidos viram no uso político de setores do Ministério Público Federal como a única forma de voltar ao poder. “Querem é tirar um concorrente de peso do caminho”, diz. 

Leia mais abaixo: 

Do Diário do Centro do Mundo

PSDB viu no uso político oportunista do MPF a única forma de voltar ao poder, diz advogado de Lula. Por Joaquim de Carvalho

Durante uma audiência, dia 12 de dezembro, para ouvir uma testemunha no processo sobre o tríplex do Guarujá, em que o Ministério Público Federal acusa Lula de ser o proprietário, o juiz Sérgio Moro gritou com um dos advogados de defesa, Juarez Cirino dos Santos. “Doutor, está sendo inconveniente. Já foi indeferida sua questão. Já está registrada e o senhor respeite o juízo!”, disse.

O advogado não se deixou intimidar. “Eu? Mas, escuta, eu não respeito Vossa Excelência enquanto Vossa Excelência não me respeita enquanto defensor do acusado. Vossa Excelência tem que me respeitar como defensor do acusado, aí então Vossa Excelência terá o respeito que é devido a Vossa Excelência. Mas se Vossa Excelência atua aqui como acusador principal, Vossa Excelência perde todo respeito”, respondeu o advogado.

Esse enfrentamento da defesa não foi um caso isolado. Dias antes, o próprio Cirino havia advertido Sérgio Moro de que suas perguntas iam além do teor da denúncia. Moro respondeu que havia “um contexto” e Cirino disse que só havia contexto na cabeça dele, porque as perguntas não podem ir além do que diz a denúncia.

Leia mais:

Sala de visitas: a lei como arma de guerra política na Lava Jato

Essa advertência foi interpretada no meio jurídico como um “puxão de orelha” do advogado em Moro e ganhou repercussão principalmente pelo fato de que Cirino é considerado um dos papas do Direito Criminal do Brasil. Além disso, Cirino tem 74 anos de idade e Moro, 44.

Professor universitário, Cirino tem um livro, “Curso de Direito Penal”, que é apontado como um marco acadêmico. “O melhor Curso de Direito Penal já escrito. Sim, de todos os tempos. Sim, em todo o mundo. “O” livro que você precisa, mas pode chamar de bíblia dos criminalistas críticos. É antes/ depois de Cirino (aC/ dC)” , escreveu, nas redes sociais, o professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo, Maurício Stegemann Dieter.

O endurecimento da defesa de Lula, em relação a Moro, faz parte de uma estratégia para enfrentar um processo que Cirino considera atípico. “A Lava Jato é um processo político”, disse Cirino, em entrevista ao DCM.

“Vamos agir estritamente como defensores técnicos, mas sem deixar de denunciar o processo político subjacente aos processos criminais, como a única forma de defesa não apenas do presidente Lula, mas da própria democracia no Brasil.”, disse Cirino ao DCM, no mesmo dia em que se preparava para responder a uma citação a Lula, no quinto processo aberto contra ele em Curitiba.

A defesa de Lula, da qual Cirino faz parte juntamente com mais três advogados, teria dez dias de prazo para rebater 188 páginas da denúncia sobre um terreno no centro de São Paulo onde seria construído o Instituto Lula e o aluguel de um apartamento vizinho ao de Lula, em São Bernardo.

“Não tem uma prova, só suposições, mas vamos responder. Tecnicamente”, disse.

Leia os principais trechos da entrevista:

DCM – Por que a defesa do presidente Lula está mais agressiva?

Juarez Cirino dos Santos – A defesa de Lula não é uma defesa agressiva, mas uma defesa conflitual, ativa, ofensiva. Estamos enfrentando um processo que é nitidamente político. Um processo que tem aparência de processo criminal, mas é um processo político.

Alguns podem interpretar essa postura da defesa como desespero, diante de uma derrota iminente.

Essa interpretação é absolutamente equivocada. É uma estratégia da defesa. Na verdade, nos processos criminais contra Lula, não existem fatos concretos imputados, existem apenas suspeitas, suposições, hipóteses. Logo, não existe nada, absolutamente nada que prove o envolvimento do presidente Lula com fatos criminosos de qualquer natureza. O que existe é apenas isto: uma guerra judicial-midiática-conservadora para destruir a imagem pública e a figura política do ex-presidente Lula.

Enquanto o Ministério Público Federal promove processos políticos, sob aparência de processos criminais, contra o ex-presidente Lula, a defesa trabalha com argumentos jurídicos para destruir processos políticos em forma de imputações jurídicas. Em outras palavras: eles fazem um processo político, nós fazemos uma defesa jurídica, mas para que a defesa jurídica tenha possibilidade de êxito, é preciso denunciar o que está por trás disso.

E o que está por trás? 

Algo de muito sério: o emprego do sistema de justiça criminal como arma de guerra política contra determinados inimigos internos, conhecido sob o conceito de lawfare, na literatura americana. Os objetivos dessa guerra política através do sistema penal são múltiplos: danificar a imagem pública do adversário, destruir a legitimação política do oponente, absorver/ empatar o tempo útil da vítima, obter vitórias na opinião pública contra o inimigo etc.

No caso Lula, a guerra legal promovida pelas forças tarefas do MPF, com a utilização da capacidade tecnológica de investigação da Polícia Federal e a aparente coordenação dos órgãos jurisdicionais competentes, pretende atingir simultaneamente todos e cada um desses objetivos estratégico-táticos, impossíveis pelos métodos normais de ação partidária – ou seja, com o debate público de programas políticos em campanhas eleitorais, o método tradicional de luta pelo poder do Estado nas sociedades capitalistas.

O uso da lei penal como arma ou instrumento de guerra política, pela ação integrada de procuradores da república e de juízes federais na Operação Lava Jato, por exemplo, representa grave perversão do devido processo legal, produzida por propósitos político-partidários subjacentes aos procedimentos policiais-judiciais, que solapam as finalidades político-criminais atribuídas ao sistema penal. Como se vê, existe uma organização política, um movimento ideológico, que tem por trás um partido político, que incentiva essa ação.

Que partido?

O partido que perdeu quatro eleições presidenciais para Lula e Dilma e não aceitou a última derrota. Então, vislumbrou no uso político oportunista de setores conservadores do Ministério Público Federal (e da Polícia Federal) e de alguns segmentos da Justiça Federal, a única forma de voltar ao poder.

O PSDB?

Sim, mas outros partidos políticos conservadores também se aproveitaram disso. O que querem é tirar um concorrente de peso do caminho. É um processo político.

Há chance de Lula reverter isso no Poder Judiciário?

Claro! Basta que o Poder Judiciário cumpra o papel constitucional de aplicar o direito ao caso concreto, independente de pressões políticas ou distorções ideológicas. Além disso, existem os recursos, que integram o princípio da ampla defesa, e vamos utilizar todos os recursos possíveis e disponíveis para demonstrar a improcedência das acusações, ou a óbvia parcialidade de alguns órgãos jurisdicionais brasileiros. Como sempre, vamos agir estritamente como defensores técnicos, mas sem deixar de denunciar o processo político subjacente aos processos criminais, como a única forma de defesa não apenas do presidente Lula, mas da própria democracia no Brasil.

Nesse contexto, como classificar a forma como o juiz Sérgio Moro conduz os processos contra Lula na vara dele?

O juiz Sérgio Moro é um magistrado competente, do ponto de vista técnico, mas que tem se comportado, do ponto de vista do processo criminal concreto, como o acusador principal.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só tem uma coisa que a defesa

    Só tem uma coisa que a defesa de Lula não explica:

    “Então, vislumbrou no uso político oportunista de setores conservadores do Ministério Público Federal (e da Polícia Federal) e de alguns segmentos da Justiça Federal, a única forma de voltar ao poder.”

    Só que parte da dita “conspiração” é levada a cabo pelo PGR, Rodrigo Janot, que foi indicado pela Presidenta Dilma. Esse é o ponto fraco dessa tese da defesa.

    É fato que qualquer um que frequente aqui sabe do caráter de Rodrigo Janot, então ou Dilma faz parte da conspiração contra ela mesma e Lula ou ela é uma completa imbecil.

    Essa recondução precisa ser explicada. 

    Explicar que conduziu Janot para respeitar o voto da maioria é balela, visto que até para frear o corporativismo do MPF, a escolha do mais votado não é obrigatória !!!

    Dilma precisa dar explicações !!!

     

    1. Também tenho dúvidas. Desde o

      Também tenho dúvidas. Desde o mensalão eu fiquei intrigado com a posição do núcleo do governo Dilma. Eles nos deve explicações, pois enquanto a embarcação fazia água, a Dilma ,o Mercadante e o Zé Cardoso faziam cara de paisagem.

      1. “pois enquanto a embarcação

        “pois enquanto a embarcação fazia água, a Dilma ,o Mercadante e o Zé Cardoso faziam cara de paisagem”

        Pois é !!!! Boa parte da prisão do Boulos, do estado policial e da nossa miséria nas mãos dos golpistas pode e deve ser debitada da conta da senhora Dilma Roussef.

        O Zé da justiça foi negligente diante da insubordinação e dea rebelião aberta das corporações, e mesmo tendo um caso com a jornalista mais suja do país e empenhada no impeachment (Débora Bergamasco), foi mantido na cúpula do governo e como principal conselheiro.

        Dilma nos deve explicações. Muitas !!! Doze horas não bastariam as explicações que ela deve aos Brasileiros !! Deve muito mais do que devia aos senadores cretinos e golpistas que a sabatinaram por 12 horas.

        Eu não acho que ela fazia parte de uma conspiação contra ela mesma, mas foi de uma irresponsabilidade enorme com o país e a democracia. Agora, nós que aguentaremos a destruição promovida pelos golpistas.

  2. Grande Juarez Cirino

    Se a defesa de Lula for puramente juridica, Lula é condenado. A acusação, como muito bem descreve Juarez Cirino dos Santos, não é juridica é totalmente politica e feita num tom agressivo, na qual Lula ja esta pré-condenado. Desde o inicio imaginei que apos meses de vazamentos e ilegalidades cometidas pela força-tarefa da Lava Jato seria um embate entre os advogados de defesa e o juiz-de-acusação. Se não existia esse cargo na magistratura brasileira, agora existe.

    1. Mas o problema é outro

      É uma vergonha que o judiciário inteiro se cale. desenbargadores, STF (principalmente) agem como muleques. Permitem todo tipo de ilegalidades sem restrição, porém ao custo da perda de legitimidade da justiça como um todo. Prevejo no futuro uma volta do justiçamento. Contendas resolvidas a tiros e emboscadas. Estamos caminhando a passos largos para a idade média.

  3. não entendi

    “O juiz Sérgio Moro é um magistrado competente, do ponto de vista técnico, mas que tem se comportado, do ponto de vista do processo criminal concreto, como o acusador principal.”

    Não entendi… o que é ponto de vista técnico? 

  4. psdb x Democracia

    Com essa conspiração, o psdb tornou-se uma ameaça à Democracia e assim deveria ser tratado. Até aqui, que eu saiba, a presidenta Dilma foi a única a apontar isso.

    1. O PSDB é aliado com

      O PSDB é aliado com interesses estrangeiros, por si só, éuma ameaça a democracia. O ladrão vem para matar roubar e destruir, isso é o PSDB. Mas e dona Dilma ??? Pq manteve o Zé da Justiça no cargo por tanto tempo, mesmo este conspirando contra ela ????

       

  5. O Lawfare contra Lula e a

    O Lawfare contra Lula e a esquerda é escancarado.

    Eu tenho uma teoria pela qual a corrupção no Brasil daqui há 20, 30 anos será enorme, muito maior do que hoje.

    Imunidade parlamentar, foro privilegiado, etc.. não sairam do ânus de algum deputado. Eles existem por que o estado abusou das suas prerrogativas em certos momentos.

    Diante do lawfare que está ocorrendo hoje, TENHO CERTEZA que a corrupção será bem maior daqui há 20, 30 anos do que hoje, tanto se o golpe não for revertido e a direita seguir no poder (Pela farra de corrupção que o judicário permite quando os Amigos estão no poder), quanto se voltarmos a alguma normalidade democrática com algum governo de centro-esquerda (Pela percepção dos abusos do judiciário e para reprimir que o lawfare volte a ser utilizado, haverão novas regras para conter a atuação do Judiciário e do MP  deles contra políticos e evitar o que acontece atualmente. Será praticamente IMPOSSÍVEL botar na cadeia um político cumprindo mandato, mesmo que serre outro com uma moto-serra no plenário da Câmara). 

  6. haja estômago

    Esse advogado tem de ter muito estômago pra lidar com esses pseudo humanos (promotores e juízes sedentos por câmeras e puxa-sacos). Ainda bem que ainda tem gente assim

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador