PT não é a favor de Maia e quer antecipação de eleições, rebate Zarattini

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Agência PT
 
Jornal GGN – “A bancada do PT tem posição clara: Fora Temer! Diretas Já! Nenhum direito a menos!”, afirmou o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini, em comentário ao GGN, desmentindo matéria publicada por Tales Faria, do Poder 360, e repercutida aqui pelo Jornal.
 
No texto, o repórter aventava a possibilidade de que o PT tomaria decisões controversas sobre o futuro da Presidência da República, no cenário de crise política brasileira. Uma das medidas, apontava Tales Faria, seria a de que a bancada planejaria uma espécie de “fica Temer” entre os caciques. 
 
“Não foi à toa que o ex-chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff, o cacique petista Jaques Wagner, declarou à imprensa: ‘Temer tem mais legitimidade’  do que qualquer nome de uma eleição indireta. Wagner deu seguimento a um diagnóstico discutido pela cúpula antes da abertura do 6º Congresso Nacional do PT. Segundo os petistas, haverá uma sarneyzação do atual presidente. E o governo chegará em frangalhos a 2018. Isso poderia facilitar a candidatura de um petista à Presidência. Provavelmente o ex-presidente Lula”, analisou o repórter.
 
A interpretação foi completamente rebatida por Carlos Zarattini: “como líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados tenho gasto um tempo razoável para desmentir esse tipo de matéria que surge sempre nos sites e jornais conservadores (para não dizer golpistas)”, informou.
 
Segundo ele, a cúpula realmente se reuniu antes das decisões tomadas dentro do 6º Congresso Nacional da sigla, e tomaram a posição de apoiar as Diretas Já, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado Miro Teixeira, além de decidir pela criação de uma proposta que antecipa as eleições de 2018 para todos os cargos: Presidente, vice, Deputados Federais e Senadores. “Essa posição foi ratificada pelo Congresso do PT”, lembrou o deputado.
 
Antes mesmo das decisões tomadas no Congresso, no dia 2 de junho, última sexta-feira, Jaques Wagner esclarecia a comparação feita entre Temer e uma possível eleição direta: a de que um possível sucessor de Temer partindo dentro do Congresso não é a melhor saída. “Sou a favor de, se o Temer sair, que a gente pregue a antecipação das eleições”, explicou.
 
 
Da mesma forma, outros parlamentares e nomes do PT frisaram o compromisso de defesa pelas Diretas Já, ainda quando o Congresso sequer havia iniciado. Acompanhe alguns relatos:
 
 
 
 
“Apoiamos a manifestação do dia 24/5 em Brasília de forma militante, junto com o povo na Esplanada dos Ministérios, sob a chuva de bombas de gás. Estimulamos e estamos na organização do lançamento dia 7/6 da Frente Parlamentar pelas Diretas com vários partidos e suas bancadas na Câmara e Senado. Estamos participando da organização de novos atos e manifestações junto com a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo”, disse Zarattini.
 
“A bancada do PT tem posição clara sobre o assunto. Não admitimos esse tipo de comentário que permanentemente joga suspeita sobre nossa atuação e só serve para dividir as forças populares e democráticas. Na luta política cada um é o responsável pelos seus atos e posições e será julgado e avaliado pela história. A bancada do PT tem lado!”, concluiu. 
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 1. Não há mecanismos

    1. Não há mecanismos temporais de apresentar, debater, votar e aprovar uma PEC a tempo de ter algum significado politico

    núma antecipação de eleições, aliás sao duas PEC porque dois artigos tem que ser alterados por 3/5 de todos os congressistas.

    2.Se e depois de aprovadas as PEC terá que haver CONVENÇÕSES DE PARTIDOS e depois CAMPANHAS.

    3.Tudo somado UM ANO no minimo e chegaremos perto de outubro de 2018, data natural das eleições.

    Será criado um ENORME TUMULTO para nada.

    1. não….

      Há 3 meses, eleições diretas era legitimar o golpe. Aberração !! Surreal !! Onde estes imbecis nos trouxeram, há apenas 3 décadas de uma Constituição que deveria ser Cidadã? Menos de 30 anos para descobrimos que um país inteiro serve apenas para nutrir um parasitismo camcerígeno que nada mudou das Capitaniias Hereditárias de 3 séculos atrás. Álias, mudou. Bezerras, Maias ou Mellos não chegam mais de liteira ao Parlamento. 

  2. e sobre a lista de quem assinou a cassação do aébrio?

    tem assinatura de petistas? tem coxinha reclamando que não houve nenhuma assinatura do pt no pedido do psol.

  3. “PT com Maia”?? Claro q não! Já um “Jobim”… rs

    O fio da navalha em que ~dança~ o PT atualmente: articular a saída ~possível~, tendo, ao mesmo tempo, de “vender” para as bases o ~impossível~, para com a sua mobilização pelo ~impossível~ se cacifar como fiador do… ~possível~

    Dá vertigem só de pensar nessa cobra comendo o próprio rabo, não?? rs

    Chamada: atualizado com “delação” do Palocci e prisão do Dep. ROCHA – “mala de 500 mil”- LOURES

    <<MORO, JANOT e FACHIN dançam no “BAILE” do “ACORDÃO”>>

    Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão dos corruptos.

    E segue a valsa!

    Depois da confirmação, pela fonte de Fernando Morais, de TODAS as nossas especulações, surge mais uma peça: Nassif revela um dos vários “esqueletos no armário” que empurrarão, ao fim e ao cabo, a PGR e o MPF para esse acordão.

    Eis o que foi colocado na mesa de negociação nesta semana.

     

    LEIA MAIS »

  4. Outro Temer é tão ilegítimo e imoral quanto o Temer

    A moral do Temer andava de cueca e depois foi pega com a calça na mão.

    Qualquer outro sujeito que, estando à altura do Temer aos olhos do Congresso que aprovaria até a bosta do Temer, se ele a botasse para votaçã há alguns dias atrás, é tão ilegitimo, imoral quanto o Temer e cúmplice dele, pois ficaram omissos quando os crimes foram revelados. Diz-me com quem andas…

    Se Temer já não tinha legitimidade, imagina agora, pego com a boca de arapapá na botija

  5. Dejà-vu

    Não foi a mesma coisa na eleição de Maia para a Câmara ? Primeiro  PT contra, depois PT faz acordo e vota em Maia ? Como Diretas já é impraticável em tempo hábil, o negócio é embarcar nessa e jogar para a platéia. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador