PT, o crush do Ciro

Se Gleisi Hoffmann disse efetivamente o que lhe atribuem (Ciro não passa no PT nem com reza brava, entre aspas), não foi lá muito feliz. Mas importa cogitar sobre o contexto.

Notem, contudo, que Ciro Gomes também tem agido em relação ao PT como se fosse um elefante andando sobre cristais. Na verdade, o pedetista está delimitando espaços…

Se Ciro Gomes quer construiu a unidade da centro-esquerda em torno de seu nome (e para tanto precisa contar com o PT, isso na hipótese de inviabilização da candidatura Lula) , a pretensão exige que ela atue como um agregador, não um incendiário. Cabe ao interessado fazer as honras da casa…

Na minha leitura, Ciro pretendente o apoio do PT, mas mantendo certa distância. Comporta-se como aquele sujeito que tem vergonha de sair em público com a namorada pelo medo do que os outros (o mercado, no caso) irão pensar.

Ciro sonha com o PT como se deseja um “crush”. Não pretende construir uma relação mais sólida, no máximo quer “ficar”. Até porque o novo trabalhista está de olho no apoio do arqui-inimigo do PT, o tucanato.

Não estou aqui demonizando Ciro, somente descrevendo sua estratégia e suas táticas. Ele quer construir uma hegemonia sem o PMDB (e sem a influência petista, mas com s). Calcula que precisa do PSDB. O PT, aliás, fez algo semelhante, com sinal invertido, quando buscou o PMDB para ser vice de Dilma (triste lembrança).

Ocorre que o PT, em que pese os infortúnios, ainda tem muita bala na agulha, possui base social sólida. Por isso, quem abraçar o PT terá de aceitá-lo por inteiro, não somente reivindicar a “cereja do bolo”, os votos que lhe são destinados nas urnas

Ciro não parece disposto a dividir poder com o PT. Quer construir uma hegemonia plena, sem depender do petismo. O lugar do PT, no limite, é na aba do chapéu do Ciro, segundo seu planejamento.

Por isso a resposta da presidenta do PT, ainda que possa parecer inconveniente. Mas é um recado

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador