PT questiona gastos com publicidade do governo paulista

Sugerido por Marco St.

Do Brasil Econômico

Governo de SP gastou mais com publicidade do que com educação e segurança

PT encaminhará hoje ao secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, pedido de informações sobre os critérios utilizados para a distribuição de recursos da publicidade oficial

O governo do Estado de São Paulo gastou em 2013 com publicidade R$ 238 milhões, segundo o portal Transparência. Este valor é duas vezes o total pago em investimentos na Secretaria de Educação do Estado (R$ 110 milhões). É mais do que os investimentos pagos, somados, nas secretarias de educação e segurança (R$ 108 milhões). Os valores não estão corrigidos. A Liderança do PT na Assembleia paulista encaminhará hoje ao secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, pedido de informações sobre os critérios utilizados para a distribuição de recursos da publicidade oficial. O maior gasto foi justamente na Casa Civil: R$ 191 milhões. Segundo os números do PT, as despesas de publicidade do governo cresceram 141%, entre 2011 e 2013, saltando de R$ 99 milhões para R$ 238 milhões.

Nessa conta não estão incluídas os gastos de empresas independentes, como o Metrô, a Sabesp e a Dersa. O líder petista Luiz Cláudio Marcolino quer saber quem são os destinatários desses recursos, desde 2007, e se houve gastos de publicidade em publicações de circulação nacional. Pedidos de informações serão encaminhados também para o Metrô, Sabesp, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. Em 2005, no terceiro ano da gestão anterior de Alckmin, foram gastos com publicidade R$ 67,5 milhões. No terceiro ano agora, houve um acréscimo de R$ 176 milhões. “Os gastos nada mais são do que uma tentativa de sobreviver a uma avaliação negativa da gestão pública”, diz Luiz Marcolino, líder do PT na Assembleia.

Professor aponta o poder das agências

Especialista em finanças públicas, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Adriano Biava diz que o critério de pagamento do governo estadual revela quais são as prioridades da gestão. “Fica claro que as empresas de comunicação e propaganda têm um alto poder de barganha, ainda mais se considerarmos que estamos dentro de um ano eleitoral”, diz. Ele destaca que a ordem para efetuar os pagamentos não é decidida com base em critérios técnicos. O que não é pago em um ano fica como restos a pagar para o período seguinte. Procurada, a assessoria de comunicação do Palácio dos Bandeirantes não quis comentar.

Redação

29 Comentários

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        1.   A ele eu não sei, mas a mim

            A ele eu não sei, mas a mim incomoda – eu adoraria viver no Estado de SP que os tucanos inventam em propaganda. Para meu azar, vivo nessa terra arrasada em que se transformou SP, nesses vinte anos do domínio dessa ave pestilenta no meu amado Estado.

      1. O pior é que neste quisito

        O pior é que neste quisito (publicidade oficial) o macaco que veste vermelho está com o rabo mais sujo do que o outro que ele acusa… Rs!

        1. O “Macaco vermelho” fala para

          O “Macaco vermelho” fala para um país continental, muito diferente de um estado pequeno, territorialmente. E ele tem o que mostrar, diferentemente de SP e/ ou Rio. Vão mostrar o que? O avanço do Metrô ? A semana em que o metrô não paraliza por um ou outro motivo, resultante das reformas feitas pela Alston pelo preço de um novo?

          Eu lembro da última eleição, onde não entendia o porquê de nós mineiros sermos presenteados com propaganda de várias estatais paulistas. Será a proximidade ? ou a afinidade de programas do PSDB  entre os estados?

    1. Dê nome ao macado e mostre o rabo do macaco!

      Do contrário será apenas mais um comentário maldoso e mal intencionado. Mostre quanto gasta o governo federal (se é a esse macaco que te referes) em propaganda e publicidade comparados a saúde e segurança.

      1. Tá aí!

        Cristovam critica os gastos do governo Dilma com publicidade

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        Da Redação

        O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) criticou nesta segunda-feira (12) os gastos do governo da presidente Dilma Rousseff com publicidade. O senador citou dados publicados nos jornais que apontam gastos de R$ 3,56 bilhões com publicidade em 2010 e 2011. Para o senador, o valor parece ainda mais alto se comparado ao que foi gasto na construção de creches, por exemplo.

        – É um absurdo esse uso do orçamento em que se gasta 50 vezes mais em publicidade do que em creches. Eu não vou comparar com outros itens, ma também daria para comparar – afirmou o senador, ao informar que o valor gasto em creches no período foi de R$ 100 milhões.

        Para Cristovam, os gastos com publicidade têm como objetivo passar a impressão de que o Brasil vai bem e disfarçar os problemas como a falta de creches, por exemplo.

        Em aparte, o senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que o governo “parece sabonete, refrigerante ou cerveja”, que precisam de propaganda. Para Taques, é preciso fazer propaganda institucional sobre saúde, educação e segurança, sem gastar o orçamento de “uma produtora de Hollywood”.

        Campanha

        No mesmo pronunciamento, Cristovam criticou a proposta de redução no tempo de campanha eleitoral. A mudança é uma das medidas que podem fazer parte do pacote de minirreforma eleitoral para 2014, que deve ser anunciado em breve pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Para Cristovam, diminuir o tempo de campanha é uma forma de manter no poder os que já têm mandatos.

        – Ao reduzir o tempo de campanha, estamos amarrando a democracia brasileira àqueles que já têm mandatos. Isso não é o que o povo quer. O povo quer exatamente o contrário. O povo quer é mudar a gente e colocar outros no lugar.

        Agência Senado

        (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

         

  1. Nesse caso tem que contestar

    Nesse caso tem que contestar todo o orçamento do Estado.

    O PSDB só faz propaganda e está mais viciado nela do que os nóias da cracolândia.

    Pior: não está disposto a largar o vício e acredita nos próprios delírios que propagandeia.

  2. Os beneficiários são os

    Os beneficiários são os mesmos que NÃO irão publicar uma linha sequer sobre esse absurdo:  A “proba e incorruptível” velha mídia das famiglias.

     

  3. arenga eleitoral

    O gasto do governo paulista mostra que está em consonância com os investimentos do  governo federal na mesma área…

    “Ao todo, em dez anos de governo petista foram desembolsados [em propaganda], incluindo todos os órgãos da administração, cerca de R$ 16 bilhões, em valores corrigidos pela inflação, segundo levantamento inédito do Estado.

    A quantia é quase igual aos R$ 15,8 bilhões que o governo pretende investir no programa Mais Médicos até 2014. Com o valor também seria possível fazer quase duas obras de transposição do Rio São Francisco, atualmente orçada em R$ 8,2 bilhões.”

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-supera-lula-nas-despesas-com-propaganda-juntos-gastaram-r-16-bi,1063026,0.htm

    Mais uma mentira da CBN…

    “Governo do DF vai gastar mais de R$ 500 mil em carne bovina e pescados para residência de Agnelo Queiroz

    Ao todo, são mais de 21 toneladas de peixe, camarão, bacalhau, picanha e outras carnes, o que é suficiente para alimentar quase 200 pessoas por dia na residência oficial considerando a orientação de escolas de gastronomia.

    A lista completa para abastecer a residência do governador inclui 464 itens, que vão de um simples coentro, passando por chocolates, até carnes mais nobres. No total, o gasto de comida chega a quase R$ 1,5 milhão.

    O valor total da lista de compras de 2014 é 20% maior que no ano passado. O governo do Distrito Federal alega que o aumento se deu por causa da inflação dos alimentos e da Copa do Mundo, pois estão estimando consumo maior para receber autoridades e delegações estrangeiras, já que Brasília é uma das cidades do mundial.”

    Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/roseann-kennedy/2014/02/21/GOVERNO-DO-DF-VAI-GASTAR-MAIS-DE-R-500-MIL-EM-CARNE-BOVINA-E-PESCADOS-PARA-RESIDENCIA-DE.htm#ixzz2tyc4QDOI

     

    “ camarão, bacalhau, picanha”

    Os convidados estrangeiros terão a oportunidade de provar a corriqueira comidinha caseira tupiniquim.

        1.   Ah, eu estava ESPERANDO

            Ah, eu estava ESPERANDO exatamente essa resposta.

            Meu caro, eu não reconheço  DE MODO ALGUM que o PT faça politicalha, mas você, um dos que acham que o PT o “culpado-por-tudo-que-está-aí”, ACABOU de dizer o seguinte: “O gasto do governo paulista mostra que está em consonância com os investimentos do  governo federal na mesma área…”

            Ou seja, você passou recibo de critica o PT por partidarismo, não por convicção; CQD.

            Agora conta pra gente: onde vai parar esse dinheiro todo que o titio Alckmin gasta, hein? Algo me diz que você é dos mais informados (palpite sobre o seu login, bem sugestivo pra quem curte história).

    1.   Pois é! Onde já se viu

        Pois é! Onde já se viu questionar a fortuna gasta pelo governo Alckmin em propaganda??

        Melhor, onde já se viu OUSAR questionar o PSDB?

  4. PT questiona gastos com publicidade do governo paulista

    Não se deveria incluir aí a Roda Viva sob Augusto Nunes, E os programas políticos capitaneados por Salomão Scwartzmann de manhã, e agora também com Alexandre Machado, à tarde, na rádio Cultura FM, que deveria ser dedicada a música erudita?

  5. PSDB critica os outros, mas não faz a lição de casa

    Os apaniguados que como aves de rapina, empoleiram-se no poder ou próximo dele, ou degladiam-se na rapinagem do erário público onde desgoverna o PSDB,  são afoitos ao criticar o PT e outros partidos, mas, também praticam a rapinagem do erário público, de maneira vergonhosa, desumana, inconsequente, maléfica, danosa à toda a população do Estado de São Paulo… Vejam os gastos com propaganda !!! um absurdo !!! Mais que o dobro do que foi investido na educação !!!  Alô PT, é isso mesmo !!! Levantem quem são os donos ou sócios ou testas de ferro das agências que encarregaram-se dessas propagandas… Se forem fundo, periga chegar à algum parente desses incompetentes que estão aí, há anos no poder !!! Metam a boca no trombone… Esse governador fraco e incompetente e seus apaniguados, que veem terrorismo em quebra de trens do metrô paulistano…  Alô Alckmin e seus apaniguados… Tomem posição de homens e vão até uma estação do metrô, às 18h00 ou 19h00 horas… só prá sentir… tenham coragem… vão até uma estação como a da República… ou da Sé, nestes horários e tentem embarcar em uma das composições… Aí sim, vc vai aprender agovernar como homem decente… vai sentir o aperto, o calor sufocante, nas composições velhas e mal ventiladas… vais tomar do teu próprio veneno… vais ser empurrado… torcido… esmagado… como todos os brasileiros que usam este metro caduco desde o nascimento… E vem com essa palhaçada de propaganda dizer que é o melhor metro do mundo… Mentira !!! como diria Paulo Maluf… É M E N T I R A !!! Vcs todos desse governico, são uns incompetentes !!! e é fácil provar…  Veja que a população da cidade de São Paulo, cresce de maneira exponencial… e o que acontece com estes engenheiros e projetistas que ficam lambendo as partes baixas desses governantes incompetentes, incapázes de perceber que : COMPOSIÇÕES COM APENAS 6 CARROS, NÃO COMPORTAM MAIS O FLUXO DE PESSOAS QUE UTILIZAM O METRO !!! São tão incompetentes que continuam 40 anos depois, construindo plataformas para apenas  6 carros !!! Acordem !!! que tal pensar em plataformas e composições com capacidade para 12 carros ??? ou mais… porque não construir plataformas maiores e não fixas concretadas como são hoje… construam plataformas para atender a demanda à medida que a população cresce…  Ponham estes pseudo-engenheiros para trabalhar… pois, tem muitos que só batem o ponto e vão para casa, cuidar até mesmo da construção de imóveis para vender… levantem… pesquisem… investiguem que vão encontrar !!!

  6. Gastos do Governo Federal

    23 DE ABRIL DE 2013 – 8H17 

    Governo divulga gastos com publicidade em TVs privadas

     

    O governo da presidenta Dilma Rousseff divulgou dados inéditos sobre a participação das principais TVs abertas no orçamento publicitário estatal federal. A Globo continua a liderar com folga, mas perdeu espaço nos últimos anos.

    Em 2003, primeiro ano do mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Globo recebeu 61% de tudo o que o governo gastou com propaganda em emissoras de TV. No ano passado, 2012, o percentual recuou para 44%.

    Esta é a primeira vez que o governo revela valores que cada TV recebe pela divulgação das propagandas estatais. Mas não se sabe ainda oficialmente quanto recebem os mais de 5 mil veículos cadastrados para veicular publicidade federal oficial.

    A decisão do governo se tornou pública na semana passada, quando o secretário-executivo da Secom (Comunicação Social da Presidência), Roberto Bocorny Messias, publicou artigo no site especializado em mídia Observatório da Imprensa.

    A Secom argumenta que o governo faz “mídia técnica” ao escolher os veículos. Por essa razão citou de maneira explícita o caso das TVs.

    Queda da audiência e redução de verbas

    Em 2003, a Globo teve 61% das verbas televisivas da administração federal e registrava uma audiência de 55,2%. Em 2012, o percentual caiu para 44% e a audiência também recuou para 43,7%. 

    “A programação de recursos deve ser proporcional ao tamanho e ao perfil da audiência de cada veículo”, escreveu Messias. 

    Além da Globo, a Record e o SBT recebem um percentual compatível com as suas audiências. A Bandaparece com 5,4% de audiência, mas quase 9% dos investimentos publicitários. A Rede TV! tem 1,7% no Ibope e 3,53% das verbas.

    Os dados sobre gastos publicitários federais começaram a ser compilados com mais precisão a partir do ano 2000. De lá para cá, a TV Globo já recebeu R$ 5,86 bilhões. SBT e Record vêm muito atrás, com R$ 1,63 bilhão e R$ 1,57 bilhão, respectivamente. Hoje, a Record recebe anualmente mais do que o SBT.

    De 2000 a 2012, o governo federal gastou R$ 10,72 bilhões para veicular propaganda nas TVs, em valores atualizados, incluindo despesas da administração direta e das empresas estatais.

    Outras mídias

    No ano passado, o governo gastou R$ 1,80 bilhão em propaganda em todos os tipos de veículos. Esse total é dividido em sua grande parte entre as TVs, com 62,6% do total em 2012. Os jornais impressos, que estavam num confortável segundo lugar em 2000 (21,1%), caíram em 2012 para 8,2%. Revista e rádio ficaram estáveis, na faixa de 7% a 8%. Internet, que representava quase nada em 2000, hoje tem 5,3% do valor total. 

    Fonte: Folha de S.Paulo

  7. Muito compreensivel . Afinal

    Muito compreensivel . Afinal tem sido tempos difíceis para Alckmin .

    Começou com as barbeiragens feitas na desocupação do Pinheirinho e da Cracolândia.

    Depois veio a crise na segurança pública , com o assassinato de policiais pelo PCC , que o governador insistiu em dizer que não era ação do PCC.  Passou pelo constrangimento de admitir que era .

    Depois veio a público as propinas nas licitações do metrô .

    Quem mais trabalha no governo Alckimin são os marketeiros.

    Pra encobrir tudo isso , haja maquiagem de propaganda . E isso custa caro.

    Adoro aquelas propagandas sentimentais que o governo Alckimin fez sobre o metrô , onde funcionários relatam como se sentem orgulhosos de trabalhar no metrô , em prol da população . Depois de um dia inteiro de trabalho , ter que enfrentar a volta pra casa nesse sistema que não serve nem pra transportar animais , e ainda chegar em casa  e assistir a essa propaganda , dá vontade de fazer como o CHUCK NORRIS nesse video :

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=AWNNUEyTAm0 align:center]

     

  8. É, parece que a proximidade

    É, parece que a proximidade das eleições está “ocasionando ” a chegada de vários “comentadores” ao Blog. A grana está correndo solta, pelo visto. A linguagem usada  é a mesma daqueles blogs limpíssimos. Segundo uma amiga da Secr. de Cultura e que sabe das coisas.

  9. Só mesmo pagando muito caro

    Só mesmo pagando muito caro pra esconder tanta incompetência e corrupção. Eu não culpo os paulistas. São anos de promiscuidade entre tucanos e mídia, lavagem cerebral nível 10. Por isso eles podem superfaturar obras do metrô, privatizar tudo a preço de banana, cobrar os pedágios mais caros do mundo, deixar o povo sem água e até meter a mão no dinheiro de Furnas sem que nunca sejam punidos. 

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