PT vai à Justiça eleitoral contra caixa 2 digital de Bolsonaro no WhatsApp

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – A presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann afirmou na quinta (18) que vai acionar ao Tribunal Superior Eleitoral contra a “fábrica de mentiras” e o caixa 2 digital de Jair Bolsonaro (PSL). 
 
“Ontem, da tribuna do Senado, antecipei denúncia sobre o submundo do WhatsApp. A campanha de #Haddad13 pediu investigação sobre o assunto junto à PF [Polícia Federal]. Hoje, pediremos providências urgentes junto ao TSE: é operação clara de caixa dois, ilegal”, escreveu a senadora numa rede social.
 
“Vem à tona submundo do WhatsApp que sustenta a fábrica de mentiras do deputado Jair Bolsonaro. Ódio ao PT financiado por esquema de caixa dois, completamente ilegal. Popularidade comprada”, acrescentou.
 
Hoje, a Folha de S. Paulo mostrou que a campanha dele está sendo financiamento ilegalmente por empresas anti-PT, que compraram pacotes de disparo de mensagens em massa, no WhatsApp, para as vésperas da eleição. Cada contrato pode chegar a R$ 12 milhões. Entre as empresas citadas pelo jornal está a Havan, de Luciano Hang, que milita publicamente em apoio a Bolsonaro. Ele nega crime eleitoral.
 
A ocorrência pode render a cassação da chapa de Bolsonaro, se comprovado abuso de poder econômico. 
 
Fernando Haddad (PT) também escreveu sobre o assunto nesta manhã. “Na Folha de hoje, o escândalo do caixa 2 digital de Bolsonaro. Meu adversário joga na sombra o tempo todo, enquanto foge dos debates na luz do dia. Joga sujo junto com a turma do dinheiro para enganar o eleitor”, afirmou o candidato.
 
Leia, abaixo, a nota do PT:
 
 
Nota do PT: Caixa 2 de Bolsonaro financia indústria de mentiras nas redes
 
Reportagem da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (18) confirma o que o PT vem denunciando ao longo do processo eleitoral: a campanha do deputado Jair Bolsonaro recebe financiamento ilegal e milionário de grandes empresas para manter uma indústria de mentiras na rede social WhatsApp.
 
Pelo menos quatro empresas foram contratadas para disparar mensagens ofensivas e mentirosas contra o PT e o candidato Fernando Haddad, segundo a reportagem, a preços que chegam a R$ 12 milhões. A indústria de mentiras vale-se de números telefônicos no estrangeiro, para dificultar a identificação e burlar as regras da rede social.
 
É uma ação coordenada para influir no processo eleitoral, que não pode ser ignorada pela Justiça Eleitoral nem ficar impune. O PT requereu nesta quarta (17), à Polícia Federal, uma investigação das práticas criminosas do deputado Jair Bolsonaro. Estamos tomando todas as medidas judiciais para que ele responda por seus crimes, dentre eles o uso de caixa 2, pois os gastos milionários com a indústria de mentiras não são declarados por sua campanha.
 
Os métodos criminosos do deputado Jair Bolsonaro são intoleráveis na democracia. As instituições brasileiras têm a obrigação de agir em defesa da lisura do processo eleitoral. As redes sociais não podem assistir passivamente sua utilização para difundir mentiras e ofensas, tornando-se cúmplices da manipulação de milhões de usuários.
 
O PT levará essas graves denúncias a todas as instâncias no Brasil e no mundo. Mais do que o resultado das eleições, o que está em jogo é a sobrevivência do processo democrático.
 
Por Comissão Executiva Nacional do PT
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A denúnica parece ser

    A denúnica parece ser verdadeira e com provas. Pelo que se vê, o TSE não fará nada; em outras palavras, será o enterro da democracia e a abertura dos portões para os profissionais da morte.

  2. Sabemos que a justiça não vai
    Sabemos que a justiça não vai mexer em porra nenhuma.

    Mas esse burburinho pode mudar votos dos indecisos.

    O objetivo agora é tentar reduzir ao máximo a diferente de votos da besta para o Democratas.

    País dividido fica mais difícil dos golpistas governarem, e passarem o rodo no Congresso.

    Isso se eles não fecharem o Congresso com STF e tudo. É claro.

  3. Condições para Bolsonaro ser cassado

    Bolsonaro só será cassado se a dupla Globo/Mercado pedir.

    Mas aí teremos um problema.

    Quem segura os milicos?

  4. Whatsup deve ser acionado…

    Criminalmente por fraudar eleição causando prejuizos na Bolsa de Valores, no Cambio e arriscando a levar o pais a uma guerra civil.

    Multas devem ser aplicadas nos niveis das que a Petrobras esta sofrendo graças a atuação do Depto de Estado americano junto com a Lava Jato valendo-se do principio da reciprocidade e sob pena de banimento do aplicativo do territorio nacional como ja foi feito em varios paises.

    Nao tem argumentos para dizer que nao sabiam basta olhar o hitorico de anuncios disparados pelas empresas e as datas para saber quem e quando foram disparadas mensagens com intuito eleitoral e qual o volume gasto por cada uma delas.

  5. Onde esta o ministro das fake news?

    Cade o STE que fez bravata dizendo que ia combater Fake News?

    No minimo espera-se que o tribunal silencie o aplicativo até as eleições… e mais que faça isso sem provas assim como fez com Lula para nao prejudicar s eleiçoes afinal a lei nao é para todos?

    Covardes sem moral seria mais digno entregarem seus cargos de uma vez ou vão esperar serem exonerados e presos pelo ditador que ajudaram a criar?

  6. Onde esta o ministro das fake news?

    Cade o STE que fez bravata dizendo que ia combater Fake News?

    No minimo espera-se que o tribunal silencie o aplicativo até as eleições… e mais que faça isso sem provas assim como fez com Lula para nao prejudicar s eleiçoes afinal a lei nao é para todos?

    Covardes sem moral seria mais digno entregarem seus cargos de uma vez ou vão esperar serem exonerados e presos pelo ditador que ajudaram a criar?

  7. O PT

    deve mandar o inquerito para o TRF4, esse tribunal foi capaz de ler o processo do LULA com 250 mil paginas em 6 dias

    portanto esse inquerito contra o boçal será lido em meia hora

  8. Eleição so termina no ultimo dia.

    Isso Haddad, vai pra cima deles e cobre do TSE que se mexam. Se não fizeram nada, denunciem internacionalmente a inação do TSE. 

  9. Rigor

    O TSE e até mesmo o STF atenderiam os pedidos da PGR e do MPE com rigor inaudito se Haddad estivesse disparado na frente em todas as pesquisas e a denúncia da Folha de São Paulo fosse contra o apoio ilegal de empresários a sua campanha. No cenário atual, porém, seria muita ingenuidade esperar providências drásticas de quem foi leniente. De propósito?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador