Quando as TVs são inteligentes demais

Como se já não bastasse os governos espionando, pois agora se confirma que mesmo certas empresas também estão adotando tais práticas. Parafraseando Nietzsche, quando você olha para a TV, a TV também olha para você.

Não só a Smart TV (da LG) estaria enviando informação do que está sendo assistido pela internet, embora o servidor de recebimento não exista ou esteja desativado no momento, como a opção para desabilitar tal envio de informações não funciona.

A matéria desse site/blog português foi a única que achei até agora no nosso idioma, então não estranhem termos como ficheiros (arquivos). Mas para quem quiser olhar o post do “blogueiro” que descobriu, segue o link também dele e de uma matéria em inglês sobre o caso.

http://doctorbeet.blogspot.ru/2013/11/lg-smart-tvs-logging-usb-filenames-and.html

http://arstechnica.com/security/2013/11/smart-tv-from-lg-phones-home-with-users-viewing-habits-usb-file-names/

Fonte: http://abertoatedemadrugada.com/2013/11/smart-tvs-da-lg-enviam-para-lg-nomes.html

 

Smart TVs da LG enviam para a LG nomes dos ficheiros que tiverem numa Pen USB

 
 

 

Há cada vez maior número de pessoas que dá uso às funcionalidades multimédia das suas SmartTVs para verem filmes a partir de pens e discos USB. Assim dispensam a necessidade de um media player adicional, e torna-se muito mais prático ver qualquer tipo de conteúdos em vídeo. O que poderão não saber é que o vosso televisor poderá estar a registar o nome de todos os ficheiros que tiverem numa pen ou disco USB a ele ligada e a enviá-los para a LG.

Pode ser bastante apetecível ter uma Smart TV ligada à internet. Podemos ver as últimas notícias, ver vídeos do YouTube, e até ver o que andam a fazer os nossos amigos no Facebook. O que não esperamos é que quando lhe ligamos uma Pen USB para ver um qualquer ficheiro de vídeo, o televisor registe o nome dos ficheiros e os envie para a LG.

Isto foi descoberto por um utilizador que se lembrou de testar se a opção que desactiva essa recolha de dados estava realmente a zelar pela sua privacidade… e qual não foi o seu espanto quando, mesmo depois de a ter desligado, viu que o nome dos ficheiros continuava a ser enviado para servidores da LG.

O único ponto “positivo” no meio deste caso de abuso da privacidade é que o endereço para o qual estes dados estão a ser enviados parece não estar a funcionar (mas não quer dizer que já não tenha estado, ou que venha a estar novamente), pelo que a recomendação – para quem se preocupar com estas questões – passa por bloquear uma série de domínios relacionados com este serviço assim como os de publicidade direccionada da LG. Assim, terão que dar um salto ao vosso router e colocar “na lista negra”:

  • ad.lgappstv.com
  • yumenetworks.com
  • smartclip.net
  • smartclip.com
  • llnwd.net
  • smartshare.lgtvsdp.com
  • ibis.lgappstv.com

Esperemos que a LG responda rapidamente a esta questão e explique porque motivo uma opção de privacidade que promete manter os dados dos utilizadores em segurança não esteja a fazer nada.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador