Quando o cachorro morde o jornalismo

Por André Borges Lopes

No século XIX o jornalista norte americano John B. Bogart cunhou a frase que todo mundo aprende no pré-primário do jornalismo: “se um cachorro morde um homem, não é notícia, se um homem morde um cachorro, é”.

Acho que já não ensinam mais esse bê-a-bá para o povo que escreve nos sites de notícia. Vejam essa pérola publicada pelo Bem-Estar no site G1: “SP é o estado que mais deve registrar casos de câncer em 2014, diz INCA” (eu ouvi a notícia na CBN e fui conferir no site).

Se é fato conhecido que o estado de São Paulo tem uma população que é mais do dobro da população de Minas Gerais (43,6 milhões contra 20,5 milhões, na estimativa de 2013 do IBGE), o segundo estado mais populoso da federação, onde estaria a notícia?

A notícia deveria estar no fato de que – pelas tais previsões do INCA – o Rio de Janeiro, com cerca de 4 milhões de habitantes a menos que MG, registrará cerca de 12 mil casos de cancer a mais. Ou no fato de que o Rio Grande do Sul, também com 4 milhões de habitantes a menos que a Bahia, vai registar mais do dobro de ocorrências.

Ou essas previsões do INCA são furadas, ou há algo de muito estranho nos números da doença. Subnotificações? Notificações fora do estado de origem?  Diferenças na prevenção? Fatores étnicos regionais?

Não dá para saber, já que a matéria do Bem Estar/G1 nem toca nesses assuntos. Apenas repete os números divulgados pelo INCA, e destaca a óbvia maioria de paulistas.
Alguém avise ao ministro Gilmar Mendes que já anda em falta bons profissionais para cozinhar releases nas redações.

Aqui a matéria:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/sp-e-o-estado-que-mais-deve-registrar-casos-de-cancer-em-2014-diz-inca.html

Aqui as populações dos estados:
http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=sp

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O contrário também é verdadeiro

    Este fenômeno também acontece quando a notícia é boa…

    Curioso que o seu próprio link neste caso (e olha que é a “insuspeita” Globo!) leva a uma notícia pra lá de cuidadosa!

    O título fala do RS e RJ e explica com índices por 100 mil habitantes sobre estes, inclusive MG. Só lá no meio cita que SP terá o maior número absoluto (o que é natural).

    O colega quer apenas a omisão deste dado?

    Que cachorro te mordeu?

  2. cada coisa

    cbn, a radio que troca a notícia,

    g 1 cadê o DARF,

    jn do plim plim

    mirian leitão está bom mas está ruim,

    – tem gente que vê cada coisa…………..

     

  3. Alem disto…

    A questão é que SP tem o registro de câncer mais organizado do país e, por isto, tem números mais expressivos do que o próprio INCA com registro nacional.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador