Quanto à condenação do Lula e do combate à corrupção, por Rafael Bonnaparte

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Quanto à condenação do Lula e do combate à corrupção

por Rafael Bonnaparte

É impressionante a falta de articulação da esquerda brasileira para traçar planos alternativos ao golpe que sofreu. Acredito ser uma total falta de noção ainda insistir na candidatura do Lula neste momento. Tudo está muito claro, só não enxerga quem não quer ou quem tem má fé.

O Lula vai ser preso, é uma questão de tempo, nem que seja por algumas semanas até ser libertado. Os agentes do golpe precisam de fotografias do Lula algemado e preso para propagarem aos 4 ventos via mídias sociais, imprensa marrom e principalmente em propagandas políticas durante a campanha eleitoral.

A esquerda deveria estar agora pensando num plano de total união orbitando em cima de uma candidatura do Ciro Gomes com um vice do PSOL por exemplo. O PT não assume o executivo, isso já está definido e se insistir irá implodir qualquer outra candidatura de esquerda. 

Existe uma parcela considerável da população que não quer e nem vai permitir isso, mesmo que para tanto seja necessário destruir o Brasil no processo.

O judiciário no Brasil está completamente sem controle, Juízes e Promotores viraram cruéis senhores da casa grande num grande sistema feudal e de castas invisíveis. A lei não é mais representada pela constituição e sim pelas suas interpretações e opiniões e pelo corporativismo judicial.

Quando um juiz declara que o principal livro na sua vara é a bíblia e o outro numa condenação afirma que se o réu responde um processo na justiça, alguma coisa errada fez, bem podemos entender que o direito acabou. Estamos a mercê do direito divino moral católico.

Dito isso, o futuro não reserva nada para os 95% da população brasileira. Não irá haver capacidade de recuperação e uma derrota no pleito de 2018 irá consolidar toda a desconstrução nacional ao longo dos 13 anos, sendo impossível ser revertida. Não há como parar o que está acontecendo no judiciário atualmente. Para que o judiciário volte a se comportar como devido, irá levar alguns bons anos.

O STF irá fazer a sua parte e validar tudo contra Petistas ou representantes de esquerda, sejam políticos, militantes or integrantes de movimentos sociais. Ou as lideranças de esquerda entendem isso, ou irão ser totalmente devoradas pelo sistema atual. Qualquer papo progressista hoje é sinônimo de ser petista, comunista ou criar a nova Venezuela. Até a cor vermelha foi demonizada.

O Lula irá ser preso, questão de tempo. O atual governo irá se lixar para uma eventual condenação pela ONU no caso do ex-presidente, e muito menos terá algum impacto interno. O Brasil no exterior já está desnudado.

Todos entendem por aqui o que está acontecendo, muito porque as sociedades (principalmente européias) estão num estágio bem mais avançado de democracias e pouco tolera personagens que se comportam como seres superiores por ocuparem cargos políticos ou como autoridades.

O tempo está passando e a cada dia qualquer tipo de futuro decente para o país parece ser negado pelos seus próprios agentes, sejam eles protagonistas, espectadores ou torcedores.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Falou bem!

      quando decidiu ser executivo, foi logo trabalhar para o Steinbruch, um dos ideólogos do golpe.

      Me engane que eu gosto.

      Aliás o texto todo é do nivel do PIG.

  1. Esquerda?

    Esquerda que pensa na forma político-partidária, num golpe em curso, perde logo de cara. É a esperança sempre jogada pra mais além. 

    Infelizmente, tem que meter o pé na lama, mesmo de forma organizada.

    O pessoal contra se luta não tem pena. Metaforicamente, devora gente no café da manhã.

    Um exemplo. O cara, preso a uma batalha sobre vinte centavos, foi tragado por corporações multinacionais, bancos, jogos políticos, um sistema jurídico com aquela cara de Behemoth. Será que alguém tem noção disto, desta proporção? Será o sublime kantiano para o (des)humano?

    Não pensem que eles não estejam com medo. Não sejamos tão pessimistas assim, é verdade. 

  2. O permanente plano B de Washington

    Umbilicalmente unido ao professor Mangabeira Unger, esta dupla sempre traz o plano B de Washington, tentando achar a “oportunidade”. Some e aparece, a ver se cola. Depois do PDT ter 15 deputados e todos os três senadores impichando Dilma, agora Ciro quer receber de mão beijada a espetacular votação que terá o campo progressista neste ano 2018. A chapa deverá ser Lula e Requião, para preparar Requião em caso de emergência, levando Haddad como vice em caso do Requião passar a tomar o nome principal da chapa. Requião consegue mais votos no Sul e no centro do espectro político, e o Lula atrai o Nordeste e grandes capitais. Depois de uma boa campanha Requião ficará conhecido.

  3. Ciro, PSOL e Lula

    Ciro Gomes é um sujeito articulado, sabe falar sobre tudo e fala bem e com uma linguagem acessível a setores relativamente amplos da sociedade, principalmente quando se trata de economia. Mas o Ciro é de direita!

     

    Então por que a direita, até agora sem candidato, não adota Ciro? Por vários motivos, mas nenhum tão explícito. Podemos falar em hipóteses. A primeira delas é que Ciro, por ter sido ministro dos governos aliancistas encabeçados pelo PT, se comprometeu muito com a esquerda (não apoiou o golpe!), ficou marcado e deve sucumbir, ser apagado da memória popular. Ou então, como a direita não tem votos e de boba não tem nada, acha melhor deixar Ciro fingindo que é de esquerda para, quem sabe, a esquerda eleger um candidato que sirva a seus propósitos. Outra hipótese é que Ciro insistiu tando em um discurso mais à esquerda, de defesa da soberania, do desenvolvimentismo econômico, que assustou até mesmo os setores mais pragmáticos da direita.

     

    Mas alguém pode perguntar também: por que Ciro não aproveitou a onda reacionária e se aproximou da direita? Novamente, só se pode responder com hipóteses. A mais provável delas é que Ciro, prematuramente, apostou todas as fichas em um eventual apoio de Lula. “Prematuramente”, porque ele achou que o PT seria liquidado, que Lula seria liquidado, e que o capital político dos governos petistas poderia ser aproveitado por ele, talvez com um petista incolor, neutro (Haddad?), como vice. Entretanto, suas contradições, seu jogo duplo queimou qualquer possibilidade nesse sentido dentro do PT. Ciro, ao passo que defendia o legado dos governos petistas, passou a fazer críticas contundentes (algumas injustas) a Dilma e Lula, em um explícito aceno à classe média, setor de onde obteve relativo apoio eleitoral nas vezes anteriores em que se candidatou.

     

    Nesse caso, novamente Cirão se equivocou! No momento atual, a classe média está totalmente fragmentada. Um segmento descambou de vez para o fascismo (apoia Bolsonaro); outro encontra-se titubeante demais para assumir qualquer candidato mais incisivo, à dirieta ou à esquerda (apoiará Marina, Álvaro Dias…); um setor minúsculo ruma à extrema esquerda (fica com PSOL, PSTU…); outro fragmento, tradicionalmente mais alinhado com a direita, não abandonará o tucanato e seus parceiros (optará por um candidato do PSDB, DEM, PPS ou até do PMDB, conforme o caso). Diante desse quadro, Ciro Gomes só seria competitivo se fosse o candidato da esquerda ou o da direita, mas ele preferiu ficar em cima do muro, fazendo jogo duplo e deixou se esvair pelo ralo uma ótima oportunidade.

     

    Sobre o artigo comentado: de pouco proveito. Imagine alguém que propõe um “plano de total união orbitando em cima de uma candidatura do Ciro Gomes com um vice do PSOL”? É de chorar! Ambos (Ciro e o PSOL) fingem defender Lula de olho em seu capital político, mas nem Lula nem seu eleitor são tão bobos para cair nesse ingênuo canto de sereia! E o lulismo, para o bem ou para o mal, ainda polariza a maioria da esquerda e seu eleitorado.

    1. O que se pode julgar de forma

      O que se pode julgar de forma objetiva são os discursos, estes que em período eleitoral constituem as intenções e a autoridade de um candidato se for eleito, por isso que nesse período eles se esquivam de declarações mais contundentes, para não lhes reduzir a margem de manobra. Dilma, como exemplo, se desconstituiu porque abandonou a base que lhe restava, impondo Levy e seu austericídeo ao país.

      Daí que o discurso de Ciro está a esquerda de Lula, não só hoje, mas já há algum tempo, como se em 2018 Lula e o PT desejassem repetir a conciliação de outrora, hoje totalmente inviável. O mercado nunca vai engolir Ciro pelo que ele  diz abertamente de confrontação com a banca, já Lula não é adotado pelo mundo financeiro por burrice, pois seus interesses não foram incomodados durante os oito anos de Lula no Planalto, e tudo que o Lula quer nesse momento é um “deixa prá lá” desse povo. 

      Se ler com mais cuidado o cenário verá que qualquer candidato identificado com o governo está condenado, Lula já foi condenado, pelo Judiciário, não chegaram até aqui pra deixá-lo concorrer, o aumento da pena e a amaeaça de prisão no TRF4 é demonstração cabal disto, dobraram a aposta. Marina não resiste a um processo eleitoral, visto o que ocorreu em 2014.  Bolsonaro é balão jãponês, com a mesma velocidade que subiu vai descer porque grande parte do seu eleitor que veio do ninho tucano vai retornar, pois sabem que ele tem pouquíssimas chances num segundo turno, o eleitor é racional  e estratégico em seus votos, vemos isso em todos os pleitos. Outro candidatos de direita tem pouco fôlego, porque falam para uma estreita faixa da população, aonde o discurso moralista tem eco e nenhuma proposta para o país é necessária. Alkimin terá boa votaçãos em São Paulo seu curral, mas não tem carisma pra ganhar uma corrida presidencial, é uma boa aposta de perdedor em segundo turno.

      Nesse cenário o caminho está aberto para Ciro, de oposição, bem articulado, audívvel da classe média aos mais pobres, único que articula uma proposta com cabeça, tronco e membros para o país. Na hora que estiver evidencia durante a campanha esses pontos ficarão mais nítidos. Além disso é ficha limpa, descontitui assim  o único discurso da direita, o da corrupção. Até sua verborragia suicida que em outros tempos lhe tiraria do jogo, hoje, pelo momento histórico que vivemos, no mínimo, não lhe atrapalhará. O discurso calculado de político tradicional que não se compromete está em baixa, um dos motivos da identicação por Bolsonaro é por essa espontaneidade com que ele profere suas tolices, a forma agrada independentre do conteúdo. Além de parte do eleitorado desejar mesmo queinconsciente uma fala firme pra dar conta do esfacelamento institucional que vivemos. Nesse sentido, Ciro tira votos até de Bolsonaro.

      A única variável que pode atrapalhar essa equação é o surgimetno de um outsider do tipo Huck ou Joaquim Barbosa, um fato novo que  consiga bagunçar este tabuleiro durante a campanha, apesar de improvável acho essa última hipótese possível. Fora isso é Ciro 2018.

  4. Em relação a que vão prender

    Em relação a que vão prender Lula, e talvez ele seja solto depois, acho que o colunista está correto. Provavelmente é o que vai acontecer, não importando se justo ou não. Mas acho que só acertou nisso.

    Lula é o único político brasileiro conhecido no mundo, é o único com prestígio que jamais esses outros terão. A esquerda deve ficar com ele até o fim, nem que isso signifique uma derrota nessa eleição.

  5. Perfeita a análise. Mas é

    Perfeita a análise. Mas é claro que o PT não conta com a possibilidade do Lula ser candidato, só está dobrando a aposta pra capitalizar mais o eleitorado próximo a eleição pros seus candidatos ao Legislativo, pros Governos  estaduais e na eleição de outro candidato ao Planalto. O problema é que nenhum dos outros nomes petistas tem peso pra encarar uma corrida presidencial, querendo ou não a militância é Ciro 2018.

    1. Combinaram Com os Russos?

      Data-Folha informa o destaque da pesquisa, óbviamente não destacado (sabe-se lá por que, não é mesmo?), pela Folha/Uol: 27% votariam com certeza em candidato apoiado por Lula e 17% talvez votariam em candidato apoiado por Lula.

      Será que nessa, os tais ‘outros nomes petistas’ ou não, teriam peso para encarar os últimos 30/40 dias da campanha, caso o TSE declare Lula inelegível e passe-se a votar no ‘Lula’ que o Lula apoia, nessa situação, devidamente orientado durante toda a campanha, a partir de março de 2018, com Lula sendo candidato, pouco importanto, se ‘preso’ ou não?  

  6. Cada Um Com Cada Uma…

    Fala sério GGN, como permitir ‘palanque’ a esse ‘Napoleão…’, ele sim com falta de visão, audição, olfato, paladar e má fé, vir gratuitamente ofender a capacidade de discernimento e intelecção política, de quem frequenta e participa do GGN, com esse proselitismo primário, ofensivo e medíocre.

    Não basta aquele que o ‘Napoleão…’ tenta vender, contumazmente dar tiros no próprio pé, agora temos esse magote de madrugadores oportunistas de rapina, livres, leves e boquirrotos, por aí, pensando que todos são idiotas pelo simples fato que os há.

    Vão pentear macacos, antes que a febre amarela dizime os símios.   

  7. Longe de ser Napoleão

    Análise pobre, mesquinha e utilitarista (usou – joga fora!).

    A cada dia que passa Lula é mais candidato que o dia anterior!

    O Judiciário com suas traquinagens estão tornando Lula num gigante!

    Na história do Brasil Lula está ao lado de Vargas, a continuar essa perseguição ele se transformará em herói nacional, ao lado de Tradentes.

    Não é do feitio dae verdadeiro esquerdista abandonar companheiro na caminhada.

  8. Desistir agora é o que a

    Desistir agora é o que a direita, a mídia, alguns que se dizem progressistas e muitos outros querem. Caramba, querendo que o Lula já entregue os pontos, parece “urubu sobre a carniça”. Acredito que o Lula vai lutar até o seu limite e o que tiver que ser, será. 

  9. A corrupção não provém do Lula…

    A corrupção não vai acabar por causa desse julgamento raso contra o Lula. Caiam na real, a corrupção não se originou do mesmo, está mais para a oposição, e a politica atual está comprometendo todo o Brasil!

  10. Resposta aos comentários

    Primeiramente gostaria de agradecer ao Blog e a todos que comentaram neste espaço. É engrandecedor ouvir tantas opiniões e visões dos leitores deste blog.

    Em segundo lugar, gostaria de traçar algumas ideias sobre os comentários sobre este texto a fim de adicionar ao debate.

    Bem, após ler os comentários de todos, sinto que talvez tenha sido superficial ao não tecer alguns comentários sobre a defesa do ex-presidente Lula. Realmente se assim quiser ser interpretado, pode parecer um intuito de abandonar o Lula. Neste quesito gostaria de fazer um adendo: O Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve, em termos de visão estratégica e de desenvolvimento, mas infelizmente dobrou-se para o sistema vigente negando-se ou sendo impedido de fazer reformas estratégicas junto ao seu coeficiente eleitoral. O Lula está sendo literalmente caçado pelo poder vigente no Brasil com as mais escandalosas manipulações de opinião e da lei, e necessita e deve ser defendido até o final por gente como todos nós, leitores deste blog. Ele é um monstro, um personagem histórico que vai ser lembrado até o final, mas hoje se vocês não enxergarem que ele não tem como voltar ao poder, bem, como eu disse, o atual sistema vai devorar todo mundo.

    Revoltas armadas? Desobediência civil? O Brasil é um país dócil demais para isso, é facilmente manipulado por capas de revistas e matérias de jornais. Se até agora nada aconteceu, o que vocês imaginam? Que ao prender o Lula parte da população vai sair na rua para tocar o terror? E o resto da população que é extremamente anti-petista e violenta como já foi demonstrado ao longo destes dois anos, acham que irão ficar parados com a possibilidade de espancar “alguns vagabundos” (assim como eles nos definem) que estão tentando bagunçar o país e o transformá-lo numa Venezuela? É necessário avaliar todos os coeficientes, não caindo da armadilha da ideologia fantasiosa que eu dia também já tive quando era mais novo.

    Em relação ao Ciro, eu tenho que discordar quando chamam ele de candidato da direita. Ele é um candidato de centro-esquerda. E como isso é um artigo de opinião, acredito ser o único candidato hoje com suficiente coeficiente eleitoral e conhecimento das entranhas do Brasil para reverter parte do estrago feito neste 2 anos que se passaram desde o golpe contra a Dilma. Que eu me lembre, o Lula e o Ciro tem um acordo que se qualquer um dos dois não puder ser candidato, eles se apoiariam mutuamente. Ou isso já foi esquecido? Ou a militância não vai aceitar?

    Li acima também a menção do Haddad como vice. É inacreditável pensar nisso, eu continuo a achar que qualquer candidato petista será inviabilizado em tempo recorde pelo judiciário. É só ver os movimentos em andamento do MP paulista, denunciando qualquer coisa que possa atingir o Haddad e sua administração enquanto escondem ou não denunciam nada da camarila psbdbista. Eu creio que ele já entendeu isso, por isso afirma que não será candidato nas próximas eleições para coordenar a campanha do Lula. Ele perdeu no primeiro turno para o Dória! O Dória! Acho que muitos ainda subestimam o poder do atual antipetistmo. Quanto a algum político do PSOL como vice, foi uma opinião, poderia ser um outro partido que é atuante na esquerda. Mas seria um contra ponto ao centro-esquerda do Ciro e também uma forma da vice-presidência (o que em outros países atuam mais do que figurantes) tomar a frente da proteção e articulação das minorias do Brasil que atualmente estão sendo devastadas pela onda louca e moralista.

    Concordo plenamente com o 1º comentário do Helio Seidel, quando ele afirma que “A cada dia que passa Lula é mais candidato que o dia anterior! O Judiciário com suas traquinagens estão tornando Lula num gigante!Na história do Brasil Lula está ao lado de Vargas, a continuar essa perseguição ele se transformará em herói nacional, ao lado de Tiradentes.Não é do feitio dae verdadeiro esquerdista abandonar companheiro na caminhada.”

    Em nenhum momento devemos abandoná-lo, ele deve ser protegido contra esta perseguição e clara injustiça, mas também não acredito que ele seja completamente imaculado. Mas deveria saber a hora de mudar de estratégia (que parece ter caído a ficha com a contratação do Sepúlveda), o império não vai permitir que ele volte, o judiciário inteiro já se articulou ou está se articulando para isso, vejam as atuais declarações do STF, STJ e TSE. Agora, sem dúvida que a história irá imortalizar o Lula e com a devida razão para tal. Mas também gostaria de lembrar que os exemplos citados acima como Vargas e Tiradentes, heróis sem dúvida, acabaram de forma bastante trágica. Tiradentes foi enforcado em praça pública e Getúlio Vargas suicidou-se, e acabaram completamente derrotados e a população também. Então restou a história para imortalizá-los. Mas o Brasil neste momento e principalmente a esquerda precisa mais do que ideologia, precisa de estratégia, precisa saber combater o inimigo no seu próprio jogo. Vejam quantos políticos a bancada da bala tem, ou a evangélica ou a do boi? E quantos políticos de movimentos sociais de esquerda existem? Tá faltando um pouco de análise do poder real que impera no Brasil vindo da Câmara e do Senado.

    Agora para finalizar, fiquei um pouco surpreso com os ataques e ofensas diretas. Isso tira completamente minha vontade de debater, ainda mais, vindo de pessoas que considero como pares, que estão na mesma luta diária tentando dar uma luz as trevas, apenas por ter visões ou opiniões um pouco diferentes. O que eu realmente desejo para todos é um pouco mais de serenidade e em vez de dar vazão as nossas irritações ou incômodos diretos, que tenhamos mais calma e de forma cordial tentemos debater como gente civilizada. Ou a gente só vai ser tornar um pouco mais do mesmo, aquela direita raivosa que para ganhar qualquer discussão, quer ganhar no grito, na força, xingando e atacando seus inimigos em vez de conversar e aprofundar o debate.

    No mais, gostaria de reafirmar que isso foi um artigo de opinião. E continuo muito grato a todos que comentaram neste espaço e gostaria de acreditar que podemos ainda mais acrescentar a este debate.

    Desejo a todos uma boa noite e que fiquem bem e fortes na luta! Seja ela qual for a sua!

     

  11. Isto mesmo, Ciro Gomes presidente.

    Excelente post!

    A esquerda, vai insistir na candidatura de Lula mesmo sabendo que é impossível, pois ele será preso, com ou sem provas; depois, na teimosia, vão continuar demonizando Ciro, sabe-se lá porque, afinal o discurso dele é ótimo, enfim, vão votar em branco e deixar Alckmin e Bolsonaro irem para segundo turno; depois vão votar no Alckmin (pra impedir bolsonaro de vencer ) e dar a ele a sensação de que ” se elegeu com ampla margem de votos ” O resto que vem depois a gente já sabe, continuação do governo Temer, FHC, neoliberalismo, dezenas de milhões de desempregados, criminalização dos partidos de esquerda, e muito mais. 

    Ciro em um debate contra Bolsonaro, faz este parecer um pateta. Ciro é brilhante, e dá uma aula sobre economia, e Bolsonaro, parece nem saber o que economia significa. Mas a esquerda não gosta do Ciro, esqueci.

    Só vão perceber a asneira que fizeram, de deixar o Ciro perder, que é o último representante nacionalista do país ainda concorrendo, quando já for tarde demais.

    Uma esquerda dividida por imbecilidades e insignificancias, que não tem a flexibilidade mental suficiente para apoiar um candidato que ” não seja inteiramente do seu agrado “, vai ser cumplice da ruina de um país e de um povo, cumplice sim, pois quem pode fazer algo e não faz, compartilha da culpa.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador