Quatro pontos que levaram Trump a se livrar do impeachment

Jornal GGN – Após duas semanas de julgamento, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi inocentado pelos senadores. O resultado já era esperado, mas existem alguns pontos que aumentam tal peculiaridade.

Segundo a BBC News, existem quatro pontos que devem ser vistos com mais atenção e que ajudam a explicar tal resultado:

  1. A popularidade de Trump dentro do Partido Republicano

Dados recentes do Instituto Gallup mostram que 94% dos eleitores republicanos aprovam o desempenho de Trump no cargo, e 89% dos eleitores republicanos aprovaram o terceiro ano de governo de Trump, o que o torna o segundo presidente mais popular de todos os tempos entre os membros de seu partido.

A popularidade dele, no entanto, não significa que seus apoiadores acreditem que ele seja inocente nas acusações de obstrução de justiça e abuso de poder. Em pesquisa conjunta da Associated Press e do Norc Center for Public Affairs Research na semana passada, apenas 54% dos republicanos acreditavam que Trump não havia feito nada de errado.

  1. Maioria de 53 senadores

Os republicanos no Senado têm maioria de 53 cadeiras, ante as 47 dos democratas. Assim, eles têm o controle da casa e puderam ditar os temos do julgamento. E essa pequena margem fez a diferença.

Caso quatro senadores republicanos não tivessem se alinhado ao partido, o ex-assessor John Bolton poderia ter participado do processo e apresentado (ou não) evidências que minariam a defesa de Trump. Isso ficou próximo de acontecer, mas no fim, apenas o senador republicano Mitt Romney (Utah) se voltou contra o alinhamento partidário.

  1. Número de votos necessário para impeachment no Senado: 67

Uma eventual condenação dependia de dois terços dos senadores, ou seja, 67 dos 100 senadores. Desta forma, seria preciso que 20 republicanos votassem a favor de sua saída. Mas apenas um, Mitt Romney, fez isso.

  1. US$ 46 milhões arrecadados em campanha

Este é o montante arrecadado pela campanha de Trump no trimestre passado, marca atribuída a uma reação de seus apoiadores ao processo de impeachment.

Redação

Redação

View Comments

  • Pesou , minha opinião , o fato do caso envolver um país de leste europeu , "quid pro quo" , etc e tal , incompreensível para o americano médio , se fosse uma fraude numa franquia de grande liga estaria preso ... :)

  • Como? COMO eu poderia nao votar em Trump novamente, gente?????

    Ja existe OUTRA maneira de mandar o governo dos EUA tomar no cu mais claramente?????

  • Sabemos para que serve realmente, na prática, o "impeachment": é o instituto para as pessoas que regem o dólar destruirem estados democráticos, e os EUA, como todos sabemos, não é democracia, é plutocracia, é um estado tomado pela iniciativa privada, que, por sua vez, cuida de manipular os estadunidenses e tentar manipular não-estadunidenses para que creiam em propaganda enganosa, que creiam estar em sociedade democrática. De todo jeito, desde o início todo mundo sabia que esse "impeachment" não vingaria: a turma que sustenta Trump não seria defenestrada porque é justamente quem dirige e orienta os "impeachments".

    Foi só mais um espetáculo...

Recent Posts

Economia Circular, uma questão de métrica, por Luiz Alberto Melchert

O último relatório da Cepal indica que o grau de circularidade da economia brasileira não…

21 minutos ago

Cientista questiona serviço de inteligência israelense: “O que é pior? Não saber dos ataques ou saber e não fazer nada?”

Após renúncia do diretor do serviço de inteligência, Pedro Costa Jr. analisa o debate global…

27 minutos ago

Como Sergio Moro usou o juiz Danilo Pereira para pegar Tony Garcia

"Danilo Pereira tem passivo de 30 anos com Sergio Moro", conta Tony Garcia ao GGN.…

41 minutos ago

Gilmar Mendes suspende tramitações ligadas ao Marco Temporal

Ministro do STF também concedeu prazo para que partes envolvidas apresentem propostas de mediação e…

1 hora ago

Não olhem para a guerra Rússia-Ucrânia pelas lentes ocidentais, por Arjun Katoch

A grande mídia ocidental começou a fazer esforços para suprimir o ponto de vista russo…

2 horas ago

Lula não comenta Lava Jato, mas torce para que a verdade venha à tona

Impedido de disputar a eleição de 2018, presidente disse que a operação foi a maior…

2 horas ago