Que não se julguem as ações afirmativas por Barbosa

OLha, nessa história do Barbosa e seus excessos falta dizer muito importante e muito grave: ela lança suspeitas sobre as políticas de ação afirmativa. Por mais que Barbosa se esforce em dizer que está por méritos próprios, o que deve mesmo ter, é claro, é óbvio para todos que ele foi escolhido, entre os que têm méritos, por ser negro.
 
Por isso que eu acho: além das explicações óbvias que ele tem de dar a todos os brasileiros, ele tem mais o que explicar aos brasileiros negros, que agora verão uma janela promissora se estreitar.
 
Eu gostaria que isso não acontecesse. Mas é claro que a partir do julgamento do mensalão ele virou uma espécie de paradigma do equívoco baseado em boas intenções no qual diversos governantes irão pensar antes de fazer gestos na direção da ação afirmativa e outras políticas de estímulo à diversidade.  
 
Eu sou a favor da ação afirmativa e da promoção da diversidade em geral e essa perspectiva me assusta!
Luis Nassif

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Preciso de sua ajuda

    Oi gente, me chamo Joubert e eu também sou um… Barbosa. 

    (Aplausos entusiasmados e todos falam: oi Barbosaaaaaaaaa! )
    Comecei, como todo mundo, tomando pequenas doses diárias de Barbosa. A primeira vez aconteceu quando li a respeito da discussão dele com Ministro aposentado do STF, Eros Grau que o acusou de ter agredido fisicamente a ex-mulher. Confesso que achei o sabor meio amargo. Havia decidido nunca mais bebê-lo. Mas aí, um amigo sugeriu que eu provasse novamente. Fraco como sou, resolvi prová-lo novamente. Desse vez tomei um porre de Barbosinha versos Gilmar Mendes. Por incrível que pareça, não acordei com ressaca. Nem lembro se tinha tomado um Engov antes, mas com certeza não tomei um depois. 

    Embora tenha aumentado as doses de Barbosa em alguns momentos, os porres não eram diários. Na maioria das vezes acontecia semana sim e semana não. Uma briga com Marco Aurélio aqui, uma deselegância com um repórter ali. Nada fora do normal. 

    Aí a coisa foi ficando mais constante. Lembro que comecei a beber Barbosa todos os dias após a tal AP 470, mais conhecida como Mensalão. Lembro que quanto mais bebia, mais achava que precisava. Acho que estava buscando aquela primei… ou melhor, segunda sensação. Barbosa não parecia ser mais Barbosa. Estava mais forte, amargo e difícil de tragar.

    A coisa piorou quando apareceu uma tal de “teoria do domínio do fato”. Meus deus, aquilo era coisa de outro mundo. Perdi completamente os sentidos. Quando acordei, fui apresentado a outros Barbosas do STF. Bebi, bebi e bebi cada vez mais. Mesmo bebendo mais, percebi que só sofria de ressaca após os embates entre Barbosa e Ricardo Lewandowski.

    Após um tempo, não me sentia bem em beber Barbosa. Lembro de uma vez que bebi tanto Barbosa que no dia seguinte vomitei bile. Sensação horrível. Nem gosto de lembrar. 

    Pois é, meu vício em Barbosa me fez procurar vocês. Preciso de ajuda. Se continuar assim, Barbosa vai acabar com minha vida. Uma vez fiquei intrigado com aquela bebida e achei importante ler sua composição. Alguns ingredientes são até bons. Por exemplo, perseverança, força de vontade, inconformismo, paixão. Mas outros são terríveis. Hipocrisia, arrogância, intolerância, falta de amor e maldade. Por favor, quero me livrar de Barbosa. Preciso saber se posso contar com a ajuda vocês. E aí, posso?

    1. Oiiii Barbosaaaaaa!!!

      Oiiii Barbosaaaaaa!!!

      Eu sei como é difícil abandonar as drogas. A afirmação de que uma droga leva a outra é verdadeira neste caso. O indivíduo começa usando Glovo e Beja, que são gratuitas e de fácil acesso. E logo passa para o Barbosa, que tem altíssimo poder destruidor sobre a personalidade. Se é que posso ajudá-lo, digo para evitar todo tipo de droga, principlamente aquelas que o levam a consumir o Barbosa, como as que citei acima.

      1. “Que não se julguem as ações afirmativas por Barbosa”

        Oiiiiiiiiiiiiiiiiiii! 

        fiquei feliz com seu comentário. Eu também estou em recuperação. 

         

         

    2. Problema seu.

      Caro Joubert Barbosa.

      Para evitar dissabores futuros, aconselho-o a evitar este sobrenome, pois o tempo, o eterno “senhor da razão” vai torna-lo impublicável e desaconselhável, em pouco tempo, e enquanto isso, vá curtindo a sua “ressaca” de barbosa, esta cachça que ao contrário do dito popular” o que não mata, engorda” ela mata sim.

      E quanto ao “todo-poderoso” Joaquim, ele não é o sonho de consumo, da raça negra ? então que fiquem com ele !

      1. PQP! A gente tenta ter

        PQP! A gente tenta ter paciência, até porque não é obrigada a ler o blog , mas às vezes é impossível. Então a raça negra deve ficar com ele, Na senzala, ou na cozinha, como um capitão do mato, como incontáveis vezes li aqui ?

        O post é tosco, mas teve a vantagem de ajudar a escancarar, de uma vez por todas, o  lamentável racismo “progressista “de alguns aqui ,como tão bem expuseram o Tagutti e o JB, entre outros, felizmente.

      2. “Que não se julguem as ações afirmativas por Barbosa”

        Olá Raí, 

        obrigado pelo conselho. Vou levar em conta na minha próxima reunião do B.A. (Barbosas Anônimos). 

        Aproveito a oportunidade para solicitar esclarecimento do que o senhor quis dizer com: “E quanto ao “todo-poderoso” Joaquim, ele não é o sonho de consumo, da raça negra ? então que fiquem com ele !” Como tive uma recaída hoje, estou um tanto quanto embriagado para entender uma frase tão cheia de significado. 

        E antes do amigo me perguntar. Quero sim… quero que o senhor desenhe para me ajudar a entender. 

         

         

         

  2. “é claro, é óbvio para todos

    “é claro, é óbvio para todos que ele foi escolhido, entre os que têm méritos, por ser negro”:

    Nao, foi escolhido por ser negro:  qual merito ele ja mostrou ate agora?

    Acao afirmativa nao tem a ver com isso.  Ele foi gravissima falha de Lula, claro, mas mais importantemente, ele foi falha da ABIN.

    1. E os outros negros ?

      Era uma oportunidade ímpar do Barbosa enaltecer e dignificar a sua classe negra e minimizar o racismo existente- podia se tornar um esboço de um Mandella.  Mas não, quis aparecer sózinho, bater o córner, fazer o gol se jogando na área e obrigando o juiz a dar o penalti e expulsar alguns contrários……botou tudo a perder !

      Agora vão pipocar as piadinhas  sobre os barbosas que ganharam  chances de serem notórios para o bem da classe, mas  emporcalharam o ambiente, como sempre evocaram os racistas e escravocratas, diminuindo as chances de se construir uma convivência fraterna e cristã.

       

       

       

  3. Como Barbosa poderia escrever seu nome na história?

    Uma coisa que o Ministro Barbosa deveria fazer é rever pessoalmente a situação dos presidiários negros de nosso país e exigir que tenham um tratamento jurídico digno, correto e urgente que eles estão necessitando há séculos. Se o senhor Ministro Joaquim Barbosa se dedicar a essa causa das mais valiosas para o nosso povo, creio que inscreverá seu nome na história do país. Apenas espero que ele jamais  use contra os afrodescendentes em condições penais a mesmo paradigma que utliza agora na AP 470. 

  4. Avaliação pregressa

    A cota por si não esgota a necessidade de avaliação pregressa. E no caso de JB era notório e com BO o fato de agressão à sua mulher. Mesmo assim foi indicado. Por quê? Quero crer que o erro se consumou na indicação mesmo quando souberam que era um espancador de mulher. 

  5. O Joachin nao é diferente da

    O Joachin nao é diferente da maioria das pessoas que vem lá de baixo: chupam o saco dos que estao em cima e dao coice para aquelas que estao lá embaixo. É uma questao de sobrevivencia mesmo, o outro que vem de baixo pode querer passar ele.

    1. Complexo de inferioridade, ou dar uma resposta à sociedade ?

      Concordo contigo, e digo mais: Para quem nasceu e cresceu, sofrendo as consequencias de uma sentida(por eles) discriminação, quando alcançam a notoriedade, vinda pela via das cotas raciais, há na formação destes elementos, uma sêde de vingança, e de dar uma resposta à altura, a esta sociedade, considerada por eles, como eterna perseguidora de suas raças, e de seus princípios. O atual Pres. do STF, não faz a menor questão de desfazer esta teoria, muito pelo contrário, ele tem prazer, de demonstrar isto, em suas ações “negativas”.

  6. o equilíbrio da balança

    “Quando a natureza de alguém prevalece sobre a educação recebida, o resultado será uma pessoa intratável. Quando a educação prevalece sobre a natureza, o resultado será uma pessoa pedante. O que posso achar digno de nota em alguém a quem falta tolerância quando em uma alta posição? A menos que tenha o espírito dos ritos, ao ter coragem vai se tornar indisciplinado e ao ser íntegro vai se tornar intolerante.”
    Confúcio
    Os Analectos

  7. Existe o efeito borboleta e o efeito Barbosa

    O efeito Borboleta é oriundo do caráter CAÓTICO do clima do planeta.

    O efeito Barbosa é resultado da estrutura CAÓTICA da política do Brasil.

     

    Efeito Barbosa também está associado ao nosso estado de ignorância, desorganização, ganância, preconceito (mas ele Barbosa como ente fomentador deste preconceito), ….

  8. Não somente as políticas afirmativas

    A INTENÇÃO É SOLAPAR AS CONQUISTAS DO POVO BRASILEIRO – Quando Lula indicou seus ministros no ínício do primeiro governo, o  fez pensando em suas reformas. Tais reformas vieram, dentre elas as políticas de afirmação para a inclusão social dos negros, com acesso à universidade, politicas de quotas, etc. Sim, tais reformas estão ameaçadas, pois basta que se alegue que tais reformas são ilegais pq aprovadas as custas da compras de votos de deputados, o tal “mensalão”, para que sejam anuladas, e não apenas as cotas raciais como outras tais como ampliação do Bolsa Familia, marco do setor  elétrico, reforma da previdência(sobre esta há já um pedido para que seja anulada), etc. Mesmo que se tivesse havido o tal “mensalão” eu seria a favor, até Lincoln comprou deputados para aprovar a abolição da escravatura, mas sabe-se que não houve mensalão e sim caixa 2 de campanha eleitoral e arrecadação para quitação de débitos de campanha, mas esta mesma a intenção da Casa Grande com esse julgamento de exceção: Solapar as conquistas do povo brasileiro.

  9. Ações afirmativas.

    Nassif, pois eu sou veementemente contra estas tais ações afirmativas, que nada mais são, do que a divisão da sociedade em cotas, que ao invéz de atenderem às minorias e indiscriminarem-nas, fazem justamente o contrário, e até o Estadista Lula, acaba de confessar, que errou, ao atender aos inúmeros pedidos dos representantes das minorias raciais brasileiras, em indicar esta “topeira” para o mais alto cargo da nossa maior Côrte jurídica.

    Este sofisma, que denominamos de ações afirmativas, quando feita pelos governantes, que têm nas mãos o poder de indicar tais pessoas, tem que acabar. As indicações, têm que ter caráter puramente técnico e de capacidade do indicado. Fora disto, é tudo uma tentativa de agradar a minorias, que nem sequer são gratas.

  10. …é óbvio para todos que ele

    …é óbvio para todos que ele foi escolhido, entre os que têm méritos, por ser negro.

    Não. Ele foi, teoricamente, pois não sabemos que outros nomes de negros foram considerados, escolhido como o de maior mérito, entre os negros.

    Você está invertendo a lógica das cotas. Ela primeiro divide a população, para dentro dessa divisão estabelecida buscar aqueles com maior mérito, sendo que tal mérito pode ter ou não alguma relação com o mérito da população total considerada. 

    Como eu acho que a lei federal que estipulou um padrão para as cotas não entrou nesse ponto, as universidades seguem com liberdade para estabelecer critérios de corte, como por exemplo o da UFRGS:

    6.3 – Critérios de Eliminação
    6.3.1 – Serão eliminados do CV 2014, automaticamente, os candidatos que se enquadrarem em pelo menos uma das seguintes situações:
    a) não acertarem no mínimo uma questão em cada uma das nove provas constituídas por itens de escolha múltipla;
    b) atingirem menos de 30% de acertos no total das questões de escolha múltipla das nove provas;
    c) obtiverem em qualquer uma das nove provas escore padronizado igual ou menor do que zero;
    d) obtiverem escore inferior a 30% do escore máximo na prova de Redação.

    Em alguns cursos, está acontecendo de certas divisões das cotas não serão preenchidas pela falta de candidato com mérito, pois os candidatos inscritos não atingem o “mérito mínimo” definido para universidade.

  11. O teor desse post é horrível,

    O teor desse post é horrível, temerário e absurdamente equivocado. E,  peço licença e perdão se eventualmente minha apreensão esteja exagerada, mas também racista. Mesmo sem o querer.

    Ora, desde quando políticas de cotas visa escolher “negros bons”, corretos, seja qual a régua a medir isso? O que se deduz delas se não que negros tem que fazer merecer a condescendência de dar-lhe condição de ascensão social? 

    Por trás da pele negra do Joaquim Barbosa tem um ser humano em carne e osso! Dói como comentaristas colegas nossos ainda deixem entrever que “muitos deles não fazem por merecer”, 

    Estou extremamente triste e, por que não desabafar?, aporrinhado, revoltado e indignado que uma discussão política tenha descambado para reles elucubrações acerca de raça. 

    Nunca, jamais, em tempo algum, o ministro Joaquim Barbosa poderia ser questionado por esse viés,qual seja, o negro que decepciona porque não correspondeu às expectativas, Isso é R A C I S MO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Lula falou besteira. Quem levanta a questão por esse ângulo o segue nesse desiderato.

    Se for para se insistir nessas cobranças que então se acabe com as políticas de cotas. 

    Estou decepcionado. 

  12. Como dizia o Juarez, uma
    Como dizia o Juarez, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Certamente, o que não falta espaço no Brasil é para ações afirmativas. Para todas as parcelas discriminadas no país, que envolvem conceitos de renda, cor de pele, etnia, etc. Acho graça quando amigos de classe média clamam por meritocracia e seus filhos frequentam escolas cujo valor de mensalidade mais de 50% das famílias brasileiras não tem como renda mensal. Reclamam do Enem ,das cotas raciais, dos médicos cubanos e até do cerco à sonegação.
    Outra coisa é a escolha do JB para o STF. Acredito que uma das intenções do Lula era alavancar as ações afirmativas mas, certamente teve o peso maior do marketing político. E quando as coisas se confundem, dá no que deu.

      1. Infelizmente Avatar,  está

        Infelizmente Avatar,  está mais do que evidente que TODO o alto escalão do judiciário tem o RABO PRESO.

        Essa farsa deixou claro que não sobra nenhum.

  13. O artigo é sacana e eu conheço isso
    Um Negro quaze sempre é Julgado pelos “seus erros”.
    Um Negro quando erra “condenam a raça
    essa é a sacanagem sociológica brasileira.
    O articulisata dessa artigo é racist em sua essência . ele pratica a sacanagem de condenar os todos Negros brasileiros só por um suposto erro de um eminente representante da raça.
    Pelé e Wilsonsimonal foram exemplos de contdenação da raça por suposto erro de um membro dela.
    Quantas besteiras Brancos famosos praticam e ninguém condena os brancos como um todo?.

    1. “Quantas besteiras Brancos

      “Quantas besteiras Brancos famosos praticam e ninguém condena os brancos como um todo?”:

      So branco famoso?  Por que, perdeu a conta das suas besteiras acima?

  14. A meritocracia barbosista

    Inclui ao final um post do Stanley Burburinho sobre  o caso do filho do Barbosa, o qual foi  contratado pela Globo, uma vez que este ponto não foi tratado pelo entrevistado, se bem que talvez sim e, no caso, foi cortado, pois dá prá ver que o vídeo está incompleto,  entrevistado e entrevistador não se despedem, a cortina se fecha de repente, como dizem, baixa o pano…rss

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=hzGl-Ue8doo%5D

    Barbosa sempre deu a entender que subiu na escada(sic, escala) social por méritos próprias, e baseado nisso já vi muita gente da direita usando o ministro como exemplo, tipo assim: Que cada um se vire, o Estado não tem que se meter, e negam, evidentemente, um Estado Social forte a favor dos mais fracos.  Claro que o Estado tem que ser forte e se meter sim, pelo menos enquanto as disparidades forem tão evidentes. Quem gosta de estado mínimo para o povão e máximo para o barão é exatamente a Casa Grande que, é claro, puxa brasa para sua sardinha e por isso adora esse tipo de discurso barbosista,  que defende uma meritocracia que não leva em conta as diferenças individuais, culturais, sociais e étnicas. Ao contrário do que afirma Waldemar Costa Neto, não concordo que Lula tenha errado ao indicar Barbosa. Lula teve a melhor das intenções, e não tinha bola de cristal para adivinhar que Barbosa não atuaria como juiz ao arvorar para si papéis tais como o de promotor, carrasco, torturador, ah, o JB quer ser também coveiro do Genoíno. Esse louco ensandecido tem que sofrer um impeachment, e não é por causa da cor que ele é assim e, gostaria muito que, os negros tivessem assegurada sua participação no STF sim, que essa desastre chamado Barbosa não sirva para retrocessos e nem para enfraquecimento das políticas de inclusão dos afrodescendentes, que não percamos isso de vista, Barbosa não é exemplo de nada, a não ser daquilo que não se pode ser.

    Ah, e só acrescentando ao rol de abusos do Barbosa, relatados no vídeo:

    Barbosa e o pai de Luciano Huck: conflito de interesses?

    Stanley Burburinho

    No dia 02/06/2013, Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, e seu filho assistiram ao jogo Brasil X Inglaterra, no Maracanã, no camarote de Luciano Huck. Não sei se foi antes ou depois do jogo que o filho de Joaquim Barbosa, Felipe Barbosa, foi contratado pela TV Globo para atuar no programa Caldeirão do Huck, do apresentador Luciano Huck:

    “Felipe Barbosa, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi contratado pela TV Globo; ele atua no programa Caldeirão do Huck, do apresentador Luciano Huck; no fim de semana, Barbosa viajou, com recursos do Supremo Tribunal Federal, para assistir a um jogo da seleção brasileira no camarote de Huck e de sua esposa Angélica; cogitado como presidenciável, Barbosa não tem demonstrado o mesmo rigor que cobra dos outros na sua vida pessoal.”

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/107582/Barbosa-filho-na-Globo-e-viagens-pagas-pelo-STF.htm

    Segundo o Wikipedia, o pai de Luciano Huck, Hermes Marcelo Huck, é advogado:

    “Hermes Marcelo Huck é advogado (OAB/SP NÚMERO: 17894) e professor titular de Direito Econômico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É Mestre, pela Universidade da Califórnia; Bacharel, Doutor e Livre-docente pela Universidade de São Paulo. (…) e pai do apresentador Luciano Huck.”

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_Marcelo_Huck

    Estive olhando os processos no site do STF e vi que existe uma reclamação (RCL 14630), da Comercial de Alimentos Carrefour contra a Verparinvest S/A. Em 01/10/2012, o Ministro Joaquim Barbosa assumiu como relator desse processo. No dia 26/06/2013, o Ministro Barroso assumiu como relator do processo.

    Acontece que o advogado da Verparinvest S/A, uma das partes da reclamação, é o Dr. Hermes Marcelo Huck, pai do apresentador Luciano Huck, patrão do filho do Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF. Então, quando foi assistir ao jogo no Maracanã no camarote do Luciano Huck e quando o filho do ministro foi contratado pela TV Globo, o Ministro Joaquim Barbosa ainda era o relator de processo que o pai do Luciano Huck é advogado de uma das partes. Não li o processo, mas, ainda que o Ministro Joaquim Barbosa tenha sido imparcial, soa estranho. Veja abaixo uma imagem do processo:

    Inline image 1

    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoDetalhe.asp?incidente=4310667

     E se a TV Globo for condenada por sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha?

     

  15. Si non é vero… Circula na

    Si non é vero…

     Circula na rede um texto que mostra a quantas anda a “justissa” do Quinzinho…

    Pelo telefone:

    Joaquim foi estimulado por FHC, via telefone, a não esperar mais e decretar a prisão de Dirceu, Genoíno e outros.

       
    O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, ao longo da fase decisiva do processo contra Dirceu, Genoíno e outros, fez contatos telefônicos, em plena sessão plenária, com Fernando Henrique Cardoso. Nos momentos que se seguiram à sessão de quarta-feira, 13, Joaquim foi estimulado por FHC, via telefone, a não esperar mais e decretar a prisão de Dirceu, Genoíno e outros. E deixar alguns de fora, porque “amigos”. Esse fato foi levantado em investigações preliminares sobre o comportamento insano do ministro e um grupo de senadores, com base nisso, articula o impedimento de Joaquim Barbosa, com apoio velado de Marco Aurélio Mello que afirma que “não se pode dar poder a quem não tem a cabeça normal, equilíbrio para exercer poder”. É comum a direita falar em passar a limpo o Brasil. Tudo bem, vamos começar com Joaquim Barbosa e Fernando Henrique Cardoso e suas conversas. Permitir que um desvairado como Joaquim permaneça presidente da Corte Suprema se equipara a alguém aceitar o estupro e silenciar sobre essa violência. Houve um estupro orquestrado das leis no julgamento e no curso dos fatos que se seguiram ao dia 13. Joaquim conversou com FHC assim que decretou as prisões. O ódio somado à sem vergonhice.   http://comendadorphyntias.blogspot.com.br/

     

  16. É só dar visiblidade ao

    É só dar visiblidade ao negro, no Brasil, que o racismo aparece. Por trás das criticas ao desempenho do Barbosa no Supremo está um desrespeito,  racismo velado, que nem o FHC, em seus piores dias, foi alvo no Blog do Nassif.,  Ou, qualquer outro ministro do Supremo.

  17. Mas não podemos achar que o

    Mas não podemos achar que o sr. Barbosa seja ponto de referência para alguma coisa. Sou, como negro, muito mais o Milton Santos. Homem de caráter, um grande Geógrafo. Pena que não teve a mídia a seu favor.

  18. A indicação de JB foi ação

    A indicação de JB foi ação afirmativa? Tá brincando? Pior ainda é que Lula está percebendo tardiamente que o exercício do PODER não é brincadeira e não se brinca na indicação para o exercício do Poder. Quer ser republicano no Brasil, onde a elite é autocrática, anti-democrática? O Iraque é mais republicano… 

    1. “A indicação de JB foi ação

      “A indicação de JB foi ação afirmativa?”:

      NAO.  Foi “racista”.  Com a inteligencia nao providenciada pela ABIN, eh provavel que ate eu teria feito a mesma coisa que Lula pensando que tava certo.

      NAO havia inteligencia nenhuma sobre Barbosa aa disposicao dele.

      1. Tenho a maior admiração pelo

        Tenho a maior admiração pelo Lula. Mas convenhamos. Um estadista não pode cometer erros dessa grandeza. Não vejo relação na escolha dos ministros com ABIN, inclusive, o JB. Um candidato que afirma que “mata no peito” me parece pueril, não devia ser levado a sério. Com uma boa equipe, o Lula teria sabido traçar o perfil ideológico e técnico dos ministros, pois seus trabalhos são divulgados amplamente. Não é coisa que justifique a entrada da ABIN, exceto se existem fatos desconhecidos e prejudiciais.

  19. Textos como esse me
    Textos como esse me decepcionam profundamente. Primeiramente , garanto que , se Joaquim Barbosa usasse todo seu tom agressivo em defesa dos acusados do caso Mensalão , seria tratado por este blog como Zumbi da Geração 2000. Outra coisa , alguém explica esse trecho : “além das explicações óbvias que ele tem de dar a todos os brasileiros, ele tem mais o que explicar aos brasileiros negros, que agora verão uma janela promissora se estreitar. WTF????? Quer dizer que , pela personalidade forte de um juiz do STF e pelos (supostos)erros que cometeu na relatoria do caso e na presidência da casa , os governantes irão repensar em incentivos às ações afirmativas e às políticas de diversidade?  Faça-me o favor. 

    1. “Primeiramente , garanto que

      “Primeiramente , garanto que , se Joaquim Barbosa usasse todo seu tom agressivo em defesa dos acusados do caso Mensalão , seria tratado por este blog como Zumbi da Geração 2000”:

      Primeiramente prove o:  o que te levaria a pensar isso?

      Segundamente:

      “Quer dizer que , pela personalidade forte de um juiz do STF e pelos (supostos)erros que cometeu na relatoria do caso e na presidência da casa , os governantes irão repensar em incentivos às ações afirmativas e às políticas de diversidade?”:

      Nao, nao foi pela “personalidade forte” nem pelos erros visiveis nem pelas mentiras.  Foi pelo conjunto -cluster evidence.  Tipo assim:

      Bolsa esmola.  Eh assim mesmo que a direita usa conceitos pra aliciar a populacao contra toda assistencia social.  Dado que o autor esta “errado” somente em pensar que todo mundo pensa igual quanto ao efeito da AA (nao sei se existe esquerda no mundo contra elas e duvido muitissimo) ele deveria ter sido mais especifico porque eh no mundo inteirinho que a direita age assim.  O “bolsa preto” continua tao valido quanto o “bolsa esmola”, independente do que a direita diz.  Isso NAO tira responsabilidade de Lula por ter escolhido alguem moral e juridicamente indigente por meritos invisiveis porem com cor de pele visivel, e muito menos tira da ABIN responsabilidade por pessima inteligencia em TODAS as escolhas de juiz de Lula:  eles se anularam.

      A “generalizacao” direta ao AA que o autor supoe nao saiu do nada, saiu da frustracao de ver uma pessoa de pele negra fazendo tanta burrada.  Eh uma expectativa normal.  Mas ela tem lado, como o bolsa familia.  So vai pra direita, nunca pra esquerda.

  20. Paternalismo

    Decepcionante o desrespeito dedicado a Joaquim Barbosa por alguns comentaristas, e chancelado (ou tolerado) por grande parte. Já utilizaram Shakespeare, agora falam de ações afirmativas, amanhã trarão até Freud para investigar algum trauma da infância ligada a condição de cor para explicar sua atuação na Ação Penal 470.

    Sem contar o viés paternalista sobre as ações afirmativas: o agraciado que deve fidelidade eterna, tal qual um vassalo feudal, ou comprometimento ideológico com o que o benfeitor pensa ser certo.

    Por favor! Se um governo do PT estabelecer cota para negros em universidades, e 10 anos depois descobrir que 99% deles são simpatizantes do PSDB e não querem saber de movimento negro, o objetivo ainda sim terá sido cumprido. Dizer que foi um “erro” se trata de racismo, algo do tipo “ah, negro, eu deveria ter deixado você na senzala, porque você não tinha o direito de errar e, SEMPRE AO MEU VER, errou!”.

    Quem está devendo uma explicação aos brasileiros negros é uma parte da blogosfera “progressista”, que desenjaulou seus piores preconceitos depois da AP 470.

  21. Ou seja, um dos maiores

    Ou seja, um dos maiores argumentos dos “racistas” contra os processos inclusivos é agora usado pelos “progressistas”, ou seja, “JB SÓ TÁ LÁ POR CAUSA DAS COTAS”…

    Eu rolo no chão de rir com essa “esquerda”…

  22. Presidente do Supremo prejudica ações afirmativas?
    O excesso de paixão e a falta de reflexão que acompanharam e acompanham todo esse processo do caso conhecido como “Mensalão”, vem, a cada dia, apresentando desdobramentos cada vez mais exagerados e perigosos. A afirmação de que a nomeação do Juiz Barbosa para o STF e devida a cor de sua pele, e tão discutível como a afirmação que o Juiz Dias Toffoli só foi nomeado por ter sido advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Nessa discussão toda, um aspecto e ignorado constantemente: a lei. E e aí que mora o perigo.

  23. Sacramentação de que a direita tem preceitos e preconceitos.

    Mas não tem cor, assim como um Hutu para com um Tutsi.

    A política afirmativa em nada tocou o cerne do Barbosa que considera natural sua ascenssão (como se fosse possível, claro antes da ap 370, ser indicado pelo Serra) pelos seus méritos.

    O Fux é um exemplo de que a política afirmativa é exceção e não regra.

    Mas queri ve-lo presidente e ve-lo passar pelo crivo racista da elite do brasil lhe iria fazer bem como presidente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador