Quem é a mulher indígena entre os 100 mais influentes da revista TIME

Nemonte e a organização Waorani obtiveram uma vitória jurídica histórica no Equador, protegendo quase meio milhão de acres de floresta tropical

Nemonte Nenquimo

Do El Comercio

O povo indígena Waorani comemora na terça-feira, 22 de setembro de 2020, o reconhecimento de Nemonte Nenquimo, presidente do Conselho Coordenador da Nacionalidade Waorani de Pastaza, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. A luta da liderança indígena pela defesa da selva contra o extrativismo foi reconhecida pela revista Time.

Nemonte, criada na comunidade Nemonpare [no Equador], cofundou, em 2015, a Alianza Ceibo, uma organização indígena sem fins lucrativos cujo objetivo básico é proteger a subsistência indígena.

Em 2018, Nemonte e a organização Waorani que ela lidera obtiveram uma vitória jurídica histórica contra o estado equatoriano, protegendo quase meio milhão de acres de floresta tropical e estabelecendo um precedente em direitos indígenas para a região.

“A decisão histórica protege a casa ancestral dos Waorani no Equador da destruição imediata. Isso trouxe esperança às comunidades indígenas de todo o mundo, que enfrentam dificuldades avassaladoras”, diz a revista norte-americana, em sua versão
digital.

O nome de Nenquimo foi anunciado pela revista Time às 21h01 na terça-feira, 22 de setembro de 2020, com uma introdução do ator e ambientalista Leonardo Di Caprio, que observou: “Nemonte vive sua luta e conversar com ela é testemunhar uma rara clareza de propósito. Lembro que uma vez ela me disse que não se renderia.
Que ia continuar lutando. Que continuaria defendendo a floresta que ama das indústrias e petroleiras que a devorariam.”

“Ela manteve sua palavra e continua a ser uma voz e defensora de sua comunidade. A causa de Nemonte é a nossa causa. Ela inspira aqueles com quem fala a pegar a pedra mais próxima e caminhar ao lado dela enquanto seu movimento continua. Estou crescendo. Tive sorte de tê-la conhecido e ainda mais feliz de ter aprendido com ela.”

Atualmente, o trabalho de Nemonte e das organizações está focado em um duplo ponto: a ameaça do covid-19 e a crise ecológica na Amazônia. Os habitantes desta região têm consciência de que o território é um elemento fundamental no isolamento desta doença.

Em nota, o povo Waorani recebeu esse reconhecimento como um triunfo coletivo. “A honra é pela luta de todos os povos indígenas da Amazônia em defesa de nossos direitos, de nossos territórios e de nosso clima global”. Afirmam também que sua luta está sendo ouvida em todo o mundo e que “a civilização ocidental está despertando e entendendo a importância de ouvir e respeitar os povos indígenas”.

(…)

Leia o perfil de Waorani na TIME abaixo, escrito por Leonardo Di Caprio:

No ano passado, a Amazônia era mais conhecida por hectares em chamas do que por hectares economizados. Mas a ação judicial movida por Nemonte Nenquimo , presidente dos Waorani de Pastaza e co-fundador da Ceibo Alliance, foi um raro ponto brilhante. A decisão histórica protege a casa ancestral dos Waorani no Equador da destruição imediata. As ondulações trouxeram esperança às comunidades indígenas em todos os lugares, muitas vezes enfrentando adversidades esmagadoras . Nemonte vive sua luta, e ter uma conversa com ela é testemunhar uma rara clareza de propósito. Lembro que uma vez ela me disse que não iria desistir. Que ela iria continuar lutando. Que ela continuaria a defender a floresta que ela ama das indústrias e das companhias de petróleo que iriam devorá-lo.

Ela manteve sua palavra e continua a ser uma voz e defensora de sua comunidade. A causa de Nemonte é toda a nossa causa. Ela inspira aqueles com quem fala a colocar os ombros na pedra mais próxima e caminhar ao lado dela enquanto seu movimento continua a crescer. Tive a sorte de conhecê-la e ainda mais sorte de ter aprendido com ela.

DiCaprio é um ator e ambientalista vencedor do Oscar

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador