Quem procura acha, por João Sucata

ESPORTE BRETÃO

Quem procura acha, por João Sucata

Podem acreditar: não tenho bola de cristal. Na coluna anterior, Ninho de Encrenqueiros, antes portanto do jogo entre o São Paulo e o Sport, falei do comportamento burro e anti-ético do time paulista, aliciando jogadores de seus parceiros, grandes clubes do Estado e mirando nos mais ambiciosos e problemáticos.

Muita gente estrilou, amigos torcedores do tricolor, dizendo que eu estava trocando os nomes da competência e da ousadia. O São Paulo, um grande time, atraia grandes craques: Kardec, Luiz Fabiano, Ganso, Wesley etc.

No jogo contra o Sport, vimos dois desses craques em ação, Luis Fabiano e Ganso,  citados no artigo. Em uma partida difícil, provocaram a própria expulsão. Fabiano chutou um adversário gratuitamente e Ganso continuou berrando com o juiz mesmo após esse tê-lo advertido claramente que não aceitaria mais lamurias em campo. Foram tomar banho mais cedo, deixando os companheiros levando baile. Do outro lado estava um grupo de jogadores humildes, muitos deles dispensados por times de mais renome, suprindo a falta de talento com jogo de equipe e motivação.

Bom mesmo para certos craques é pegar moleza. Alguns jogos são tão difíceis que uma ducha de chuveiro mais cedo fica mas agradável. Foda-se o resto do time. Craque pode ser expulso, é patrimônio do clube, continuará a ser tratado como filhinho de papai, paparicado pelo diretor. É mais fácil mandar o técnico embora do que punir um desses irresponsáveis.

Leia também:  A última chance da transição climática, por Martin Wolf

O ranzinza Filipão foi muito criticado quando montou a seleção brasileira na última vez que ganhamos a Copa do Mundo e não levou Romário, para muitos o melhor jogador em ação naquele momento. No entanto, Filipão, que tem como uma de suas qualidades, a de disciplinador, mostrou o quando vale montar uma equipe coesa, motivada, solidária, criar uma cultura, uma consciência de grupo. O bando virou um time e trouxe o caneco. Se levasse o Romário era bem possível que fosse desmoralizado logo no primeiro sábado, quando o atual deputado já teria pulado pela janela e fugido da concentração para alguma boate, levando alguns jogadores inexperientes para a farra. Uma cultura de motivação e grupo nem sempre funciona com um técnico limitado, como vimos na Copa mais recente, mas é bem melhor do que ter que enfrentar bagunceiros.

Deveria constar com clareza dos contratos desses temperamentais (em certos casos seria o mau caráter) que a cada expulsão perderiam 50% do salário, no mínimo, o que seria inteiramente justo. Casos como o Dudu, do Palmeiras, que agrediu o arbitro e pode pegar seis meses de gancho, deveria ficar sem receber por todo esse tempo. Mas quem tem coragem? Teria que enfrentar o craque e a torcida, que  pensa com o coração.

João Sucata

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

11 comentários

  1. Pensamento binário

    Da “boa” qualidade da arbritagem nem uma palavra.

    O comentarista viu o Cesar Maluco ou o Seginho Chulapa jogar?  Heleno? Almir Pernambuquinho? Edmundo?

    O Brasil deve uma Copa do Mundo ao Romário (USA) , so para lembrar. Bom mesmo é o apagão do Ronaldo Gorducho na França.

    Time bom é o do Convento das Carmelitas Descalças!

    Esta cheio de Engenheiro de Obras Prontas e Cronistas Esportivos Bissextos.

     

    • Só um adendo.
      Romario venceu
      Só um adendo.
      Romario venceu uma copa nos pênaltis.
      No jogo final, que TERMINOU EMPATADO, ele perdeu um gol sem goleiro a 30 cm da linha do gol Depois dos 42 do segundo tempo.
      Mas tudo bem…. Sabe porque? Porque ele estava cansado.

      Romario jamais venceu qualquer copa sozinho.
      Não fique repetindo essa besteira. Ele só foi o melhor jogador da Copa e isso não faz com que tenha vencido nada sozinho.

      O gol mais importante foi o do Bebeto contra os EUA.

      • Já entendi

        Romário jogou no time errado.

        Já Bebeto…

        Pois é terminou EMPATADO mas foi CAMPEÃO.

        Já na França….

  2. Kkkkkkk Foi Zagalo quem
    Kkkkkkk

    Foi Zagalo quem deixou Romario de fora em 98. De qualquer forma, Romario não tinha condição de jogo.

    Mas concordo com a crítica. Se eu fosse torcedor deste time, pediria o afastamento dos 2….Para sempre.
    Luiz Fábio está com contrato para terminar e Ganso não dá mais para aturar.
    Tolerância zero com este tipo de comportamento!
    Isso ou vão passar anos jogando NADA!

    PS. O técnico do SP é bom e sério. Trocar seria um erro crasso.
    Se trocar, vão se F…

  3. Jogador bom x jogador ruim

    Não adianta ter jogadores aplicados e sérios para vencer jogos. É necessário bons jogadores.

    Diretor de clube não paparica jogador por medo de torcedor, e sim porque não tem compromisso com o dinheiro do clube. No dia que os prejuízos causados ao clube custarem as economias pessoais dos diretores, o problema será resolvido.

    E o Felipão não entende nada de futebol. É um ex-treinador em atividade.

  4. Alguns pontos

    João, algumas considerações:

    – Luis Fabiano deixou de ser craque há muito tempo, vive de nome faz mais de 5 anos, não entendo poruqe o São Paulo insiste tanto em manter um jogador pouco produtivo e caro como ele; 

    – Ganso deixou de jogar bola depois que saiu do Santos, jogando com Neymar. É um jogador lento e que vive de momentos bons, mas não segue uma sequência de jogos;

    – Sim, pode ser que Romário desse problema a “família Scolari”, nunca saberemos. Mas lembre-se de que Zagallo e Parreira que também são dois disciplinadores aceitaram as puladas de muro dele emplena Copa de 94 e foi graças a ele que ganhamos aquele ano.

    Abs

  5. Prezados,
    Esta equipe do

    Prezados,

    Esta equipe do Sport é o resultado da condução técnica e administrativa de um clube de futebol que está superando muitos vicíos do futebol brasileiro, e com trabalho sério valoriza questões como:

    a) Só gasta dentro das possibiidades financeiras do clube;

    b) Mantém a 17 meses o mesmo teinador (estudioso, qualificado), mesmo tendo levado dois reveses neste perído;

    c) mantém em dia seus compromissos e responsabilidades com todos, desde o porteiro até o grupo de jogadores;

    d) Tem uma equipe técnica de alto nível, inclusive com um fisiologista da lata qualidade;

    e) Contrata com critérios pertinentes ao projeto capitaneado pelo técnico e pelas diretrizes adiministrativas;

    f) Mescla jogadores com experiência, com caráter profissional comprovado, com jogadores formados na base;

    g) Mesmo quando contrata jogador “problemático”, o faz a partir do compromisso do mesmo com as diretrizes do clube;

    h) Tem uma torcida apaixonada, vibrante, capaz de meter medo a qualquer outra que vier jogar seja na Ilha do Retiro, seja na Arena Pernambuco.

    Poderíamos destacar ainda que o fato de ser um “grupo de jogadores humildes”, não significa ser um grupo subserviente, ao contrário, são jogadores que podem se manter sem cometer falta por 14 partidas seguidas (zagueiro Durval), podem jogar de forma ininterrupta 54 partidas (todo o brasileirão de 2014, e mais 14 do atual campeonato – lateral Renê), tem um goleiro que está a 10 anos no clube (Magrão),  ser um grupo que se manteve invicto no brasileiro por 12 partidas, e invicto em seus dominios desde de 2014 até a data de hoje, ou seja, é qualidade técnica, tática, e nenhuma arrogância, etc, etc, etc.

    Eduardo Jorge

     

     

    • Leve para o SEU time!
      Jogam bem porque são jogadores rejeitados.
      Se é o Flamengo quem contrata estes jogadores, não estariam jogando nada.
      Ali, no Sport são profissionais. Porque estão FORA do mercado.
      A idéia é jogar bem, ser profissional, um ano para descolar algum clube otario que faça um contrato de 3 anos para aí colocar um chinelinho e fingir que joga.
      A maioria são péssimos profissionais! Estão jogando bem, para dar um golpe futuro em algum outro clube otario que os contrate.

  6. O Romário que você citou é

    O Romário que você citou é aquele mesmo que deu a copa de 94 pro Brasil? Então tá, agora você virou mãe Diná pra saber que o cara além de ir a boates, ia levar outros jogadores com ele.

    E a respeito dos jogadores do SPFC, ganso e luis fabiano não merecem usar o manto Tricolor. Mas você só falou mentiras a respeito do Alan Kardec ,”tubos de dinheiro” foi uma piada, a verdade é que tal presidente do palmeira humilhou o jogador repetidas vezes.

    Obs: é claro que o Romário não jogou sozinho, mas foi o principal jogador. Sem ele, duvido que o Brasil fosse campeão.

  7. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome