Receita admite que Dilma foi vítima de fraude, mas nega vazamento de dados

Na visão de subsecretário da Receita, quem realizou a fraude para atingir Dilma teve acesso ao nome e ao CPF da ex-presidente, mas não à declaração dela do ano anterior, o que indica que não houve vazamento de dados

Foto: Roberto Stuckert Filho

Jornal GGN – A Receita Federal confirmou na noite de terça (30) que a ex-presidenta Dilma Rousseff foi vítima de uma tentativa de fraude na declaração do Imposto de Renda.

A fraude foi detectada quando Dilma tentou enviar a declaração e descobriu que outra pessoa, usando dados falsos, entregou um documento em seu nome ao Fisco. Na segunda (29), a assessoria da ex-presidenta emitiu nota defendendo apuração rigorosa, inclusive para detectar os funcionários da Receita que teriam participado de possível vazamento de dados.

O Globo entrevistou o subsecretário de arrecadação, cadastros e atendimento da Receita, Frederico Faber, que disse que o documento falso foi enviado sem o recibo da declaração do ano anterior. A falta de dados sobre o recibo chamou a atenção da defesa de Dilma, que questionou como a Receita poderia ter aceito a declaração este ano sem esse recibo.

Na visão de Faber, quem realizou a fraude teve acesso ao nome e ao CPF de Dilma, mas não à declaração dela do ano anterior. “O Fisco chegou a proibir o envio do documento sem o número do recibo em 2008, mas a regra mais rígida foi revertida no ano seguinte”, diz o jornal.

“O Fisco já começou a apurar a origem da fraude. Faber disse que o órgão é capaz de identificar quem enviou a declaração em nome da ex-presidente. O resultado da apuração deve ser encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público, já que tudo indica que houve intenção de fraude”, anotou o jornal.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Você só consegue enviar uma declaração se tiver o número do recibo daquela entregue no ano anterior.
    Como conseguiram este número?
    Foi algum criminoso da receita? (o mais provável)
    Foi alguém próximo a Dilma que tenha acesso as suas declarações de renda?(contador?)
    Foi a própria?
    Só em um país de merda como este um crime desta natureza ficaria na impunidade, o que em primeira análise, provaria que não foi a própria.

  2. o IRPF dela é o menor dos problemas.
    Snowden avisou que o governo do PT estava sendo grampeado e Dilma e Lula continuaram a falar em celular sem criptografia.
    Não adianta chorar, deixou Zé Cardozo tomar conta do Ministério da Justiça, deu em Bolsonaro.

  3. como alguém conseue enganar assim a receita?
    aí se constata então que as instituições perderam
    credibilidade com os golpes sucessivos pelos quais
    o país passou depois do mais infames deles,
    aquele contra a própria dilma…
    os golpes sem qiualquer reação das instituições
    como o stf levaram ao estado de exceção, nítido,
    pelo menos pra quem não é totalmente míope…
    então de sacanagem em sacanaem,mais uma não passaerá da comprovação do óbvio, que vivemos sob o estado de exceção e tudo pode acontrecer a QUALQUER UM EM QUALQUER MOMENTO….

  4. Josimar se acha esperto pra caramba mas nem leu a matéria, e diz que o país é uma merda. Não é obrigatório o envio do recibo. O fraudador NÃO enviou o recibo. Ah, mas você acha que Dilma se fraudou e se denunciou? Putz!

  5. Somente alguém de dentro da receita poderia fazer o sistema aceitar uma declaração de IR sem o número do recibo de entrega de declaração anterior.
    O sistema SIMPLESMENTE NÃO ACEITA a declaração sem esse dado.
    Não há como negar a fraude.

  6. NADA DISSO. Qualquer um tendo o número de CPF de alguém pode mandar uma declaração falsa.

    Antes o aplicativo receitanet exigia o número do recibo da declaração anterior, mas de uns tempos pra cá, alguns anos já não.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador