Recordes de público e renda demonstram sustentabilidade do Estádio Mané Garrincha

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Assis Ribeiro

do Brasil 247

Com recordes de público e renda, Mané Garrincha se mostra sustentável

Em debate organizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), especialistas apontam futuro promissor com arena multiuso capaz de atrair grandes públicos, mesmo Brasília não tendo times de futebol nas primeiras divisões. Arena teve o segundo maior público acumulado entre os estádios da Copa, atrás apenas do Maracanã. Desde a inauguração, já foram 55 eventos com mais de 1,3 milhão de pessoas. Mané tem o recorde de público e renda do Brasileirão de 2013 e a maior arrecadação da Série B em 2014

“O estádio de Brasília é exemplo de uma arena da Copa com condições de ser sustentável, mesmo sem a cidade ter times de futebol jogando nas primeiras divisões. E já mostrou que tem público consumidor para grandes eventos, seja um show ou partidas de futebol”. Foi a partir dessa análise do pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Pedro Trengrouse, sobre o futuro do Estádio Nacional de Brasília, que teve início o painel Brasília em Debate – legado da Copa. O evento foi organizado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) na última quarta-feira (27).

O presidente da empresa, Julio Miragaya, explicou que pesquisas da companhia mostram que o Codeplan perfil socioeconômico do brasiliense dá respaldo à viabilidade do estádio. Ele ressaltou que a renda média do morador do Distrito Federal é a maior entre todas as 27 unidades da Federação – em 2011, o rendimento domiciliar chegava a R$ 4,6 mil.

“Há uma boa parcela da população que é consumidora de grandes eventos, principalmente de futebol. E o Estádio Mané Garrincha trouxe novas opções de entretenimento para esse público”, concluiu Miragaya. De acordo com ele, por isso, não falta demanda para grandes eventos na cidade. “E com a Copa, Brasília se consolidou como destino turístico e se coloca em evidência para o mundo inteiro”, destacou.

O economista Phd José Carlos Peliano, pesquisador da Universidade de Campinas, falou sobre o potencial do Mané Garrincha como arena multiuso e na boa utilização do estádio de Brasília antes, durante e depois da Copa do Mundo: “O estádio é de primeira qualidade, ele pode atrair muitas pessoas, muitos torcedores e tem tudo para se revelar como um local de multivariedades. Por exemplo, você pode fazer evento de basquetebol, de voleibol, de futebol de salão e shows porque a arena tem condições de se adaptar a isso”.

O Mané Garrincha recebeu 478.218 torcedores em sete jogos da Copa e teve o segundo maior público acumulado entre as arenas do Mundial, atrás apenas do Maracanã. Em pouco mais de um ano de inauguração, o estádio já recebeu 55 eventos com um público de mais de 1,3 milhão de pessoas. É do estádio de Brasília o recorde de público e renda do Brasileirão do ano passado. Esse ano, até agora, tem a maior arrecadação da Série B.

Para o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, esses resultados positivos só consolidam Brasília como a capital dos grandes eventos: “A cidade aproveitou a exposição mundial e estendeu o ciclo esportivo do país a 2019, tendo condições de receber a Universidade, terceiro maior evento esportivo do mundo, depois da Copa e Jogos Olímpicos.” Em 2016, Brasília será sede do futebol das Olimpíadas e, em 2018, receberá o Fórum Mundial das Águas.

A promoção da imagem da cidade fomentando o turismo em todo o DF foi uma das principais conquistas. O secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, lembrou que Brasília foi a cidade mais bem avaliada na Copa pelos turistas em pesquisa do Ministério do Turismo, sendo destaque nas áreas de segurança, limpeza, sinalização e gastronomia.

“Nos preparamos durante quase quatro anos para receber bem os 630 mil turistas, sendo 150 mil estrangeiros. A Copa foi um grande sucesso. Os nossos resultados são muito positivos e Brasília foi uma grande vencedora”, disse.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. geraldinos e arquibaldos

    “É do estádio de Brasília o recorde de público e renda do Brasileirão do ano passado. Esse ano, até agora, tem a maior arrecadação da Série B.”

    Mas quem é que leva gente pro Mané Garrincha?

    Pode ser que me engane, mas não é o Brasiliense nem o Gama. É o Flamengo, o Botafogo, o Corínthians, o Vasco, o São Paulo etc…

    Que tal listar esses tais 55 eventos?

    1. Pois essa era a lorota

      Que os times de Bsb não têm torcida. Era esse o desejo dos que previam o fracasso. Agora, não se pode utilizar o estádio para outros clubes e outros fins? Pois é, às vezes as pessoas tapam os olhos com o preconceito.

      1. Não é precoconceito não. É

        Não é precoconceito não. É burrice mesmo. Burrice daqueles que acreditam na merda de mídia que tem no brasil.

        Os estádios são um sucesso. a média de gols é maior neles do que nos velhos estádios. o expectador tem muito mais conforto. Diziam que o brasil era o país do futebol e só tinha pocilgas. Agora que tem estádios decentes uns otários ficam repetindo este mantra da mídia(superfaturamentoxelefante brancoxcasa do cacete) que se provou um engôdo.

        Aliás, a especialidade da mídia brasileira tem sido enganar o brasileiro.

      2. tabelas

        Para que servem então o Maracanã, o Itaquerão, o Engenhão e o Morumbi?

        Sugestão de tabela.

        Campeonato Carioca.

        -Flamengo x Bangu: quarta-feira, 22:00h, Arena da Amazônia.(preliminar pelo Campeonato Amazonense: 17:30h, Tarumã x Iranduba)

        Campeonato Paulista.

        -Corínthians x Ituano: quinta-feira, 22:00h, Mané Garrincha.( preliminar pelo Campeonato do Distrito Federal: Paranoá x Bolamense)

        Que tal?

        Promessa de casa cheia…

  2. O estádio custou 2 vezes mais

    O estádio custou 2 vezes mais do que deveria ( pro MPF) e 3 x mais do que deveria pra galera atenta.

               E ele é sustentável?

                  Uau!!!!!!!!! 

         

    1. Só mentiras

      MENTIRA. Não existe um único indício de superfaturamento, o custo do estádio é compatível com todos os estádios do mesmo porte e com os mesmos recursos.

      Ao não conseguir provar as mentiras de superfaturamento, insistiram que o estádio seria um “elefante branco”.

      Ao ficar provada a viabilidade econômica do estádio, voltaram a falar em superfaturamento. Sempre sem prova alguma, lõgico.

      Mentiras, mentiras e mais mentiras. É só o que a direita fala.

  3. Que inveja

    Pois é, menos de dois meses apóa a copa já está se  falando que p Mané Garrincha é um sucesso. Esse pessoal deve investir horrores. Pelo amor de Deus, abram uma empresa para termos a quem consultar.

  4. Realmente é um estádio cheio

    Realmente é um estádio cheio de recordes:

    – Conseguiu ser um dos mais caros da copa,

     – Um dos mais caros do mundo e um dos mais

    – Um dos mais superfaturados da história

    – Custou mais de R$ 700 milhões a mais

    O governador Agnelo é só sorrisos!!

    1. O estádio de Wembely custou o

      O estádio de Wembely custou o dobro e os ingleses se orgulham dele.

      Além do mais, NINGUÉM mostrou uma mísera prova de que houve superfaturamento. E olha que os detratores da copa devem ter procurado provas de desvio em todos os lugares possíveis e até inimagináveis.

  5. Este é aquele estádio que os

    Este é aquele estádio que os “especialistas” de merda da ESPN garantiram que seria um elefante branco.

    Depois da quantidade de asneiras que falaram antes, durante e depois da Copa, chego a duvidar se gostam mesmo de futebol.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador