Reencarnação não é maniqueísta

 

A FRASE

“A Alma nunca morre, mas recomeça uma nova vida, ela nada mais faz que mudar de domicílio, tomando uma outra forma. Quanto a mim, que vos revelo estas misteriosas verdades, já fui Euforbes numa outra vida, no tempo da guerra de Troia, lembro-me perfeitamente bem de meu nome e de meus pais, assim como do modo como fui morto em combate com o rei de Esparta. Em Micenas, no templo de Jun, vi suspenso na parede o meu próprio escudo de um outro tempo. Mas, embora vivendo em vários corpos, a Alma é sempre a mesma, pois só a forma muda.”

Pitágoras (572-492 a. C.)

Por Manoel Fernandes Neto

A Era do Espírito sai das esferas do próprio movimento espírita e fala com a sociedade como um todo. TVs e cinema aprimoram o conhecimento dos pilares do espiritismo ao apresentar seus dramas, ficcionais ou não, baseados em livros e personagens.

Neste patamar, duas obras se destacam. A vida do médium Chico Xavier, em livro e filme, e, do mesmo autor não-espírita, Marcel Souto Maior, recente biografia de Allan Kardec. Homem comum, mas determinado ao pesquisar e reunir um arcabouço de conhecimento trazidos do mundo espiritual. Isso mesmo, dos espíritos que povoam todos os lugares e que um dia foram “alma” em um corpo perecível; aliás, ideia professada pela maioria das religiões.

Exemplo de espiritismo para todos também são artigos como este, em meios chamados leigos, como a revista NovaE, que pretente ter uma atualização regular na coluna Espiritismo compartilhado.  Nada diferente do espaço oferecido para representantes e simpatizantes de várias correntes de pensamento, falando de suas convicções, caminhos e mensagens que levam a um único lugar: o aprimoramento moral e intelectual do Espírito, que prossegue na sua caminhada evolutiva.

Esta jornada, para o espiritismo, inclui a Reencarnação. O Espiritismo demonstra a falta de lógica na crença de que cada alma seja criada no momento do nascimento do corpo, diante do espetáculo de progresso pelo qual passou e passa o Planeta, repleto de pessoas com saber acumulado e transformador.

Cada corpo gerado traz um espírito que está retornando à Terra, com todo o conhecimento de vidas anteriores. Mas estes espíritos trazem também equívocos de todos os graus, transformados em ensinamentos ao estarem diante do que foi gerado a partir desses erros.

Assim, a reencarnação é uma continuidade do aprendizado do Espírito. Algo possuidor de um potencial tão arrebatador, que não teria sentido estar na terra em uma única breve vida, para depois partir para uma “eternidade”, ou de erros ou de acertos, em uma lógica maniqueísta não condizente com nossa compreensão dos propósitos da existência.

A lógica da reencarnação é imbatível.

Mas é claro que definir algo tão extraordinariamente revelador em um único artigo é tarefa inglória. Mas podemos, sim, refletir sobre pontos importantes da existência, além das crenças, pouco a pouco, como o aprendizado do espírito imortal, viajante dos tempos e dos mundos.

Quer perguntar ou idagar algo, escreva: [email protected]

Publicado em:
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=2021

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador