Reforma da Previdência: bons investimentos podem garantir aposentadoria tranquila

Com a reforma da previdência sendo discutida no Congresso Nacional, nos veículos de comunicação e nas redes sociais, muitos brasileiros estão atentos às mudanças que podem ocorrer e como elas afetarão sua aposentadoria.

Nesta terça-feira, dia 06 de dezembro, o governo apresentou detalhes sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para reforma da Previdência Social. Em termos gerais, o projeto do governo Temer pretende definir a idade mínima de aposentadoria para 65 anos.

Quem já estiver aposentado ou já abriu processo para receber o benefício não será afetado. Mas as pessoas abaixo dos 50 anos sim. Os militares e os trabalhadores rurais, por sua vez, terão uma proposta à parte do projeto.

A PEC visa equilibrar as contas do governo, já que atualmente há um déficit crescente nas contas públicas. O envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida são fatores que impactaram fortemente nesse problema.

De acordo com as estimativas do atual governo, se não houver as mudanças na previdência, a despesa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai passar de 8% do PIB para 17% em 2060. O impacto pode somar cerca de R$ 600 bilhões a mais nas contas públicas.

A discussão sobre o projeto ainda está em seus passos iniciais, já que sua constitucionalidade ainda precisa ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Depois disso, será criada uma comissão especial para examinar a PEC e, caso seja aprovada, ela será encaminhada para votação no plenário da Câmara. E se passar, vai para o Senado Federal.

Enquanto o processo caminha, muitos brasileiros estão se perguntando quais são as opções para assegurar uma aposentadoria tranquila. Para complementar a renda a ser recebida pelo INSS, boa parte das pessoas fazem planos de previdência privada.

A previdência privada pode ser de grande ajuda para quem não tem muita disciplina para poupar, pois ela deposita automaticamente uma quantia acordada no contrato. As altas taxas cobradas caso queira sacar o dinheiro antes da hora, ajuda a manter o investimento até o fim do prazo. Contudo, a modalidade possui altos valores de encargos e oferece rentabilidade pouco significativa.

Os planos de previdência privada eram alvo do interesse de muitas pessoas por se mostrarem um bom investimento no longo prazo. Mas, se a questão é rentabilidade, existem aplicações em renda fixa que oferecem retornos mais expressivos. Assim sendo, muitos brasileiros estão migrando para investimentos mais rentáveis e com taxas menores.

Neste sentido, algumas modalidades estão ganhando cada vez mais popularidade. É o caso do Tesouro Direto, que bateu recorde de 1 milhão de cadastrados este ano, e da Bolsa de Valores, que cresceu mais de seis vezes nos últimos 14 anos. Outros exemplos de investimentos interessantes são: Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI).

Os brasileiros que estão buscando novas possibilidades de negócios estão se beneficiando ao saber exatamente onde investir dinheiro em tempos de crise. Isso porque os investidores conquistam uma variedade maior de investimentos, podendo diversificar seu capital em aplicações de renda fixa e de renda variável. Além disso, eles conseguem valorizar seu dinheiro com rentabilidades maiores e têm os resultados protegidos de taxas excessivas.

Para alcançar ótimos retornos, buscar se informar é fundamental. Entender o mercado financeiro e as possibilidades que ele oferece não é tão complicado. Atualmente, é possível encontrar excelentes conteúdos informativos disponíveis gratuitamente na internet, como vídeos, cursos e Ebook para investidores iniciantes.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador