Reitor do Mackenzie assume presidência do Capes

Governo busca agradar base evangélica com nomeação de Benedito Guimarães Aguiar Neto – que apoiou a criação de um núcleo para pesquisas sobre uma nova vertente do criacionismo

Benedito Guimarães Aguiar Neto assume Capes com orçamento 50% menor ante 2019

Jornal GGN – A nomeação do reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, para o cargo de presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, junto com a exoneração do atual dirigente, Anderson Ribeiro Correia.

Aguiar Neto foi indicado ao cargo pelo próprio Anderson Correia, que queria deixar a presidência do Capes desde o ano passado – agora, ele assume a reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo.

Assim como ocorreu com a nomeação de Correia, a escolha de Aguiar Filho pretende atender a base evangélica do presidente Jair Bolsonaro, uma vez que as diretrizes e indicações do Ministério da Educação (MEC) ficaram com aqueles que seguem as ideias de Olavo de Carvalho.

Outro ponto a se destacar sobre Aguiar Neto é sobre sua defesa de uma nova vertente do criacionismo, denominada Teoria do Design Inteligente. Enquanto ocupava a reitoria do Mackenzie, ele chegou a apoiar a criação de um núcleo de ciência, fé e sociedade que tem como um de seus focos a pesquisa dessa vertente, denominado Discovery-Mackenzie. O Mackenzie chegou a realizar um congresso sobre o assunto – na ocasião, Aguiar Neto disse que queria disseminar essa teoria na educação básica, segundo o site da universidade.

Aguiar Neto deve enfrentar um cenário difícil à frente do Capes em 2020, uma vez que o ministério da Educação cortou o orçamento do órgão para o ano pela metade: a agência terá R$ 2,2 bilhões neste ano, ante R$ 4,25 bilhões em 2019.

3 comentários

  1. Se escrito na bíblia de sovaco destes obscurantistas, a pesquisa sobre este assunto é absolutamente perniciosa. Afinal o bom deus dele forneceu um cérebro somente para ler e escrever.
    É a balburdia cerebral que faz o mundo avançar, nesta faculdade e nas madrassas, benza deus, o que se pretende?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome