Relembre: O Ministro da Justiça defende guerra total contra inimigos, por Luis Nassif

Publicado originalmente em 21 de fevereiro deste ano e traduz, com perfeição, a violência avalizada, procurada, institucionalizada e, por fim, realizada contra jovens no Rio de Janeiro.

O melhor retrato de como o movimento das marés vai modificando comportamento oportunistas é do Ministro da Justiça Torquato Jardim.

Ele teve um momento de garantismo, no decreto de indulto de Natal do presidente da República. Bastou o boato de que o decreto beneficiaria réus da Lava Jato para o mundo cair sobre ele. O valentíssimo Ministro Luís Roberto Barroso endossou as críticas da Lava Jato e a bravíssima Ministra Carmen Lúcia suspendeu sua tramitação.

Desde então, Torquato Jardim caiu em desgraça junto ao governo Temer. Passou a ser visto como o Ministro trapalhão, que não entendeu os novos tempos, que nada entende de segurança pública. Ficou de fora nas articulações que culminaram com a intervenção no Rio, sofrendo algumas humilhações.

Agora, disposto a recuperar o terreno perdido, Jardim despe a roupa de garantista e tenta se transformar em um arauto da luta implacável contra o crime – seja o que isso signifique.

Sua entrevista ao Correio Braziliense traça um quadro tão dantesco que fica-se sem saber se sua intenção é alertar para a loucura dessa guerra, ou se para preparar a opinião pública para o que virá pela frente.

Ele define a intervenção federal como um “guerra assimétrica”, ou seja aquela em que o inimigo tem várias frente de ação, dificultando o trabalho da repressão.

E o que se faz em uma situação dessas? No Rio, diz ele, “qualquer um pode ser o inimigo”.

E se o inimigo for um garoto de 15 anos?

“Se está lá com PM, Polícia Civil e Forças Armadas, se passar um guri de 15 anos de idade, você vê a foto dele, já matou quatro, entrou e saiu do centro de recuperação, uma dúzia de vezes, e está ali com um fuzil exclusivo das Forças Armadas, você vai fazer o quê? Prende. O guri vai lá e sai, na quarta ou quinta vez que você vê o fulano, vai fazer o quê? Você tem uma reação humana aí que deve ser muito bem trabalhada psicologicamente, emocionalmente, no PM ou no soldado. Você está no posto, mirando a distância, na alça da mira aquele guri que já saiu quatro, cinco vezes, está com a arma e já matou uns quatro. E agora? Tem que esperar ele pegar a arma para prender em flagrante ou elimino a distância?”

A loucura não termina aí. Segundo Jardim “você não sabe quem é o inimigo, a luta se dá em qualquer ponto do território nacional”. É tão fora de senso que fica-se sem saber se esse quadro dantesco é para alertar para as implicações dessa loucura ou se é para preparar a opinião pública para o que virá.

“Como você vai prevenir aquela multidão entrando e saindo de todas as 700 favelas? Tem 1,1 milhão de cariocas morando em zonas de favelas, de perigo. Desse 1,1 milhão, como saber quem é do seu time e quem é contra? Não sabe. Você vê uma criança bonitinha, de 12 anos de idade, entrando em uma escola pública, não sabe o que ela vai fazer depois da escola. É muito complicado”

Segundo ele, não há guerra que não seja letal. E as forças do Estado devem se adaptar ao terreno e aos armamentos, inclusive com alterações na legislação para dar salvaguardas aos militares em operação.

Adaptar-se à situação, na opinião abalizada de Jardim, é saber que se tanque não consegue entrar em favela, tem que se recorrer a outros carros de combate. Se as Forças Armadas convocarem fuzileiros navais, diz ele, ou um batalhão de infantaria na selva, estão mais acostumados a terrenos perigosos. Ou, então, paraquedistas, acostumados a um terreno mais agressivo.

Como foram deixar o país nas mãos desse bando de alucinados, sem nenhuma responsabilidade pública?

 

Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alem de termos um governo que

    Alem de termos um governo que entrega as riquezas nacionais em detrimento do bem estar de sua população

    temos um governo que pratica o genicídio, apoiando o extermínio de sua juventude???

  2. FANATISMO ESQUERDOPATA

    A Bandidolatria Esquerdopata nos trouxe até esta barbarie de 100.000 Assassinatos por ano. Que Estatisticas, muito convenientes e políticas, tentam transformar numas 70.000 Mortes. Afinal, aberração  seria cem mil. O Estado do RJ que Leonel Brizola conseguiu construir tirando a Polícia dos Morros e Favelas. Afinal o problema desta gfente pobre era a Polícia e não a violência e todo o restante, não é mesmo? Mas o que esperar de Ditadura Fascista construida e prolongada por décadas pelo tal, seus familiares e cunhados como Getulio Vargas? Esperar Democracia vinda de Ditadura Fascista? Chega a ser surreal o Fanatismo Ideológico Tupiniquim. De um lado Ditador Assassino Fascista, do outro lado na mesma Família um projeto de Ditador Marxista, que foi buscar apoio em Cuba ou China. Ganhou um grande pé na bunda. Entre os dois, jurando Projeto de Desenvolvimento Democrático está Leonal Brizola. Que gente séria, neste planeta, vai acreditar em tamanha farsa? Somente na Ilha da Fantasia !!!!! A Policia saiu das Comunidades, mas os tais “Redemocratas”, que desceram nos Aeroportos da Anistia de 1979, continuaram e mancomunaram com o Monopólio dos Transportes Públicos de Baratas, Lavouras e outros Vermes (estes não eram criminosos a assaltar o povo fluminenese?), condenando a Polícia que eles mesmos comandam. É algo semelhante aos Massacre do Carandiru, onde Esquerdopatas tiraram a responsabilidade dos Comandantes-em-Chefe, de OAB’s e USP’s (parceiras e irmãs siamaesas de mesmo governo fascista) para acusar aos seus Comandados, pelos atos que foram ordenados. É muita Bipolaridade e Surrealidade !!!  E só para esclarecer, o Ministro da Justiça caiu em desgraça, quando pressionado pelo verdadeiro Crime Organizadio Carioca (aquele que matou Vereadora Marielle e a Juiza Patricia) expôs o que até as pedras sabem: CRIME ORGANIZADO É O ESTADO BRASILEIRO. Comandado de dentro do Gabinete do Governador, juntamente com 2 ou 3 Senadores ou Deputados (uma das raras vezes que a Polícia Federal capturou uma grande quantidade de cocaína, com os traficantes proprietários da droga, estavam utilizando o helicóptero de Senador da República. Revela muito da nossa fantasia travestida de República.    

  3. Um golpe de Estado cujo

    Um golpe de Estado cujo objetivo primordial é a quebra da soberania nacional não seria conduzido por pessoas com alguma dignidade. Tal como ocorreu na Alemanha nazista, depois que o processo tem início, os homens “cultos e civilizados”  também embarcam no trem da morte.

  4. Relembre: O Ministro da Justiça defende guerra total contra inim

    a Faixa de Gaza é aqui. somos todos Palestinos. BolsoNazi nem ainda ganhou a eleição e já começou a cumprir suas promessas de campanha: metralhar as favelas.

    enquanto isto, Guilherme Boulos prefere levar a roupa suja do correligionário sionista prá lavar em casa. aproveita e leva junto também a camisa do menino…

    vídeo: Policia executa Vinicius da Silva de 14 anos no Rio de Janeiro após sair de escola.

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=pPGB3TvHvXU%5D

    vídeo: Vídeo mostra helicóptero e rajadas de tiros na Maré

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=poOt8PVvmew%5D

     

    .

     

  5. Se o inimigo por de ser

    Se o inimigo por de ser qualquer um, pode ser eu passando para o trabalho ou para casa. Pode ser o ministro, pode ser as matriarcas todas. Isso não se diz para a população.

    Genocídio a vista!

  6. fratura atlântica

    Pacífico consolidado na América do Sul, OTAN posicionada para a fratura atlântica. Venezuela e Argentina no eixo de fratura. Concordando com esta visão. Cidade maravilhosa, coração do Brasil? A violência escalada contagia, o litoral primeiro; capitais nordestinas também terão direito a inferno. Virão os drones.

    A curva de percepção da guerra. Há um ano, havia apenas um golpe civil. Mais um ano, com a destruição da moeda, como andará a percepção da paz e do funcionamento regular das instituições?

    Curva de Percepção - Centro de Gravidade

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador