Renan Calheiros e Lindbergh defendem Requião como vice de Lula, diz portal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado
 
 
Jornal GGN – O Brasil 247 publicou nesta quinta (14) que o senador Roberto Requião, do PMDB no Paraná, pode ser candidato a vice-presidente na chapa de Lula. Pelo menos foi a essa a sugestão de lideranças como Renan Calheiros (PMDB) e Lindbergh Farias (PT), durante um encontro que reuniu a oposição ao governo Temer, na noite de quarta (13).
 
Do Brasil 247
 
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) deve ser candidato a vice-presidente na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições do próximo ano.
 
Conforme apurou o 247, Requião como vice de Lula foi defendido na noite dessa quarta-feira, 13, em um jantar com senadores de oposição ao governo de Michel Temer. Os maiores defensores da chapa Lula-Requião foram os senadores Lindbergh Farias, líder do PT no Senado, e Renan Calheiros (PMDB-AL).
 
Roberto Requião é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional e um dos mais combativos senadores em defesa das riquezas nacionais e contra o desmonte do estado promovido por Michel Temer.
 
O fortalecimento de seu nome numa corrida presidencial também ocorre no momento em que a direita tenta judicializar a disputa presidencial de 2018 e barrar a candidatura de Lula.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ir para o lado deLula, ainda

    Ir para o lado deLula, ainda vá lá.

    Mas de Renan Calheiros ?

    Fim de linha.

    Agora o PT só falta ter o apoio de Cunha e Sergio Cabral.

    E o diabo que duvide….

  2. O Ciro vai morder a lingua 🙂

    Acho muito boa escolha. O Requião foi leal e jamais apoiou o golpe, apesar de ser do partido dos golpistas. Requião, como Ciro Gomes, tem respaldo em parcela da sociedade e é considerado honesto. O maior senão, como sabemos, é o PMDB novamente como vice.

    1. Nao deve ser pelo PMDB, que nao lhe daria a legenda

      Acredito que, para isso ser possível, ele teria que mudar de legenda. Nao sei como, se para cargos majoritários isso é possível.

      1. Você tem razão. O PMDB vai

        Você tem razão. O PMDB vai sair com… Temer! Ave maria. Ou de Rodrigo Maia. Ou qualquer outra porcaria. Nesse caso, o Requião teria que mudar de partido. O que me parece, também, pouco provavel no momento, ja que ele é um peemedebista de longa data. Mas… porquê não? Ja faz tempo que acho, minha opinião, que o Requião deveria sair do PMDB.

        1. É. Mas nem sempre isso é possível

          Mas se ele está sendo cogitado para vice — se isso realmente é verdade — deve haver uma possibilidade. Pessoalmente prefiro Requiao a Ciro, mas talvez seja porque sei dos podres de Ciro e nao sei dos de Requiao, rs.

          1. Requiao é detestado pela

            Requiao é detestado pela direita do Parana, porque é a favor do povo. Até os adversarios reconhem que nao se encontrou nada contra ele nas vezes que governou o Parana. Ele sempre deixa o caixa cheio para o proximo.

  3.  
    Grandes líderes, assim se

     

    Grandes líderes, assim se tornaram por terem na hora adequada dicidido pela tacada correta. Foi assim, com os grandes: Stalin, Churchill, de Gaulle, Roosevelt, Mao Tsé-Tung, Gandhi, Nelson Mandela.

    Dentre tantos que a história preserva. Enquanto outros foram ou, serão descartados.

    Orlando

  4. O que até agora ninguém

    O que até agora ninguém comentou foi: para que Requião entre como vice de Lula, ele teria de sair do PMDB. Pois quem, em sã consciência, acreditaria que o partido do presidente golpista fecharia nacionalmente com o PT em 2018? Enquanto Requião estiver no PMDB, não faz sentido algum pensar nesta hipótese. Não entendo porque ninguém está refutando essa informação. Aliás, reflexão e autocrítica é algo que está faltando há muito tempo na esquerda. Estamos apenas reagindo. Continuando assim, Lula pode até ser candidato e ganhar as eleições, mas correndo o risco de fazer as mesmas alianças e entregando o ouro da Fazenda e do Banco Central aos mesmos gerentes neoliberais, marionetes dos verdadeiros donos do poder. Requião seria uma excelente alternativa, seja como vice, ou como Plano B, na cabeça de chapa. Mas como a estratégia do PT parece ser repetir 2002, tentar novamente a conciliação, acho muito difícil colocá-lo em evidência, a não ser como algum recado ao Mercado. Veremos os próximos lances desse jogo que está sendo jogado há muito e muito tempo…

     

    “Deus move o jogador, e este, a peça.

    Que deus detrás de Deus o ardil começa

    de pó e tempo e sonho e agonias?”

    (Jorge Luis Borges)

  5. Requião vice de Lula

    Será que os nobres Senadores da República não têm noção das regras de funcionamento de nosso sistema eleitoral? Para o Requião ser vice do Lula, precisaria que o PMDB, em convenção nacional, decidisse apoiar Lula. Como o partido ainda é comandado por Michel Temer, Eduardo Cunha et caterva (ala majoritária) e os dissidentes (Renan, Requião etc.) não passam de uma fração irrelevante dentro do partido (PMDB), como se viabilizaria essa  indicação de vice? Fazendo novamente acordo com a parte da quadrilha que ficou solta? Ou estão acreditando que a Suprema Corte permitirá o registro de candidaturas avulsas? Ou o Requião e o Renan vão mudar de partido? Como não acredito na ingenuidade dos Senadores, acho que a última hipótese está na berlinda e que o racha no PMDB é questão de tempo!

  6. Negativo ! Não pelo Requião,
    Negativo !

    Não pelo Requião, que já provou que é um patriota

    Mas pelo imponderável. Numa dessas idas e vindas da vida, a presidência pode cair de novo no colo do PMDB de graça. Expulsam o Requião do partido e ficam na boa. Ou Lula morre, assume o PMDB

    Precisa ser um vice de esquerda autêntico.

    Requião para ministro das Comunicações com carta branca para agir .

    Eugênio Aragão ministro da Justiça.

    Esses dois nomes não podem faltar no ministério de um governo de esquerda.

    Requião para vice de Lula, NÃO !!

    1. Apesar de ser do PMDB,

      Apesar de ser do PMDB, Requião é muito mais combativo e de esquerda que Haddad ou Gleisi Hoffmann, por exemplo. A gestão dele no Paraná prova isso.

  7. Requião é o nome certo

    … a prisão de Lula Inácio não pode ser aceita, em hipótese alguma, porque é uma avacalhação explícita do Direito Público. Entretanto, sua ineligibilidade pode abrir uma chance para que Requião seja o candidato à Presidência, e o PT, isto é, Lula Inácio, indique o Vice. Em condições normais, sem o golpismo, e com um mandato de Dilma Roussef com desgaste eleitoral… esta seria justamente a pedida “patriótica”, e o seu Lula bem merecia se transformar no líder que indica nomes para as chapas e ministérios, e era isso mesmo que ele estava se preparando para fazer, etc

    A formação de uma frente partidária é urgente, e a proposta de chapa lula-requião é a resposta mais acertada… principalmente para que o Inácio transfira todos os seus votos para Requião, e ele se torne o nome presidencial: todas as pessoas sensatas e nacionalistas apóiam; o PT indica o Vice, e o seu Lula e sua família descansam da obsessiva perseguição que lhes move a troupe dos jacarés judiciários…

    Mais ainda, num decorrer normal da história, sem a sanha golpista, o PT deveria (já desde 2013 talvez) ter sido refundado… as palavras de ordem da “democracia”, dos “direitos” e do republicanismo se esgotaram: um novo partido deveria ser fundado com uma carta de nacionalismo econômico (e de proteção militar e de inteligência contra ações imperiais!). Junto com nomes que estão no pdt, psb, pmdb, incluindo o Senador Requião, este partido não apenas teria candidaturas presidenciais. Seria necessário uma carta de nacionalismo econômico e de refundação de nossa República.

    A república democrática da Carta Constitucional de 1988 “mórrêu”, com o Parlamento tomado pelo baixo clero, e o Judiciário se tornando clube maçônico de elite. Requião é o nome certo para a Presidência… Porém a República do Brazíl vai precisar “reforma de base”…

    http://governo-washington.blogspot.com.br/

  8. O Renan é bem crescidinho pra

    O Renan é bem crescidinho pra saber que a chance de (1) Termos eleições, (2) Lula poder concorrer, (3) Requiao sair do PMDB ou carregar o PMDB pra chapa do PT, nesta ordem, é completamente nula.

     

    Faz isso pra agradar os ‘esquerdistas’ e o 247, que vive na ilha da fantasia, cai que nem patinho.

  9. Condição
     

    Requião não é um nome, Requião é o nome.

    Agora que mágica se fará para que Requião, dentro do PMDB saia como vice de Lula eu não quero  ver.

    Para Requião se tornar viável ele teria que deixar o seu amado PMDB que não sei por que cargas d’água ainda não o fez.

    Ele parece mulher de malandro. Apanha todo dia, fala mal do marido, mostra as marcas dos bofetes mas não larga o miserável.

  10. Há alguns dias previ que o próximo presidente da república……

    Há alguns dias previ que o próximo presidente da república seria Requião.

    Vamos ao provável cenário:

    1) Sai a chapa Lula e Requião.

    2) Requião ganha popularidade com a caminhada junto a Lula.

    3) Com Requião na chapa a oposição cresce nas regiões sul e sudeste.

    4) Por um motivo qualquer inventado pelo judiciário Lula é impedido de se candidatar ou mesmo de tomar posse.

    5.1) Caso seja impedido de se candidatar, Requião passa a cabeça de chapa.

    5.2) Caso seja impedido de tomar posse, Requião como vice assume.

    6) Tanto na hipótese 5.1 como 5.2 a votação será fortemente pró-oposição.

    7) Como será o governo Requião? Não sei, mas sem Lula próximo a contestação a esquerda será grande.

    A única coisa que é possível fazer é colocar no programa uma nova constituinte exclusiva. De resto as coisas serão trancadas pelos agentes do “mercado maligno” e sem um apoio popular forte Requião não aguenta.

  11. Mas, como diria o Garrincha. . .

    Mas, como diria o Garrincha: “Já combinaram com os russos?”. Hoje a banda podre do PMDB é maior que a banda sã, e preferem alguém do PSDB ou do próprio DEM do que algum peemedebista autêntico como o Requião, talvez indiquem o Marum como candidato, já que o Cunha está impedido.

  12. PRAGMATISMO

    Já na eleição/re-eleição da DILMA eu escrevia que se um candidato registrasse e se comprometesse a destruir o maior câncer do BRASIL chamado rede globo golpista de manipulação, esse candidato teria o meu voto. A partir da eliminação de toda esse rede de manipulação de massas e formação de idiotas políticos o BRASIL começaria a mudar. Não importa se por tras está um Requião ou um Renana. SAV.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador