Renan, Requião e Viana fazem vistoria na prisão de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Agência PT
 
Jornal GGN – Preso há 103 dias, o ex-presidente Lula recebeu a visita da vistoria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na tarde desta terça-feira (17), em inspeção autorizada pela juíza substituto Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. 
 
O pedido foi feito pelo senador Jorge Viana (PT-AC) e contou com a presença de Renan Calheiros (MDB-AL), suplente na CCJ, que ao sair afirmou: “Mais do que nunca, é um preso político”. Viana destacou que Lula “clama por justiça”. Também na vistoria, o senador Roberto Requião (MDB-PR) disse que Lula está com “uma vontade inquebrantável, acreditando em sua inocência”.
 
“A decisão de primeira instância [de Sérgio Moro] foi estapafúrdia, por convicção. Já a decisão do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) foi apressada, em janeiro, colocada no cenário eleitoral de propósito. Tudo isso transforma sua prisão em política e por isso ele continua crescendo nas pesquisas”, continuou Renan.
 
Foi a quarta visita feita pelos senadores membros de Comissões parlamentares desde a prisão de Lula, no dia 7 de abril, na sede da Polícia Federal de Curitiba. Os parlamentares visitaram o local aonde Lula está detido e também outros presos, além do ex-presidente.
 
Apesar de autorizar a presença dos parlamentares nesta terça ao local, a juíza criticou o fato de os senadores não realizarem a mesma verificação em outros presídios do país. 
 
Afirmando que a população carcerária é de cerca de 700 mil presos, “grande parte em estabelecimentos prisionais que operam muito além do limite de suas capacidades físicas e estrutural”, comentou que “não há informação recente de diligências seguidamente realizadas por Comissões do Congresso Nacional em tais estabelecimentos, diversamente do verificado em relação ao ora executado”.
 
A primeira visita de parlamentares ocorreu nove dias após a prisão de Lula, no dia 16 de abril. Na última delas, realizada no dia 19 de maio pela Comissão Externa da Câmara, os deputados afirmaram que Lula estava “indignado” e que seguia “defendendo seus ideais”. 
 
“Essa visita significa a solidariedade de todos nós ao presidente Lula, pelo que ele representou e representa para o país. E para cobrarmos que esse processo siga o rito da legalidade, da constitucionalidade. Tenho certeza de que não está seguindo”, completou Renan Calheiros.
 
“[Lula] não pede nenhum tipo de concessão, só pede julgamento justo, em respeito a sua história e em respeito ao povo brasileiro que confia nele. Vimos uma pessoa que está com a indignação de quem sofre injustiça, mas também com a paciência de esperar”, destacou Jorge Viana.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Palavras são preciosas, se devem usá-las com discernimento

    Requição “uma vontade inquebrantável, acreditando em sua inocência”.

    Peraí: Lula acredita na própria inocência ou é inocente? Se fez atos ilícitos sem querer, acredita que há atenuantes e acredita na própria inocência. Se não fez ilícitos nenhum, garante que é inocente.

     

    1. Djijo,
       
      A expressão  “uma

      Djijo,

       

      A expressão  “uma vontade inquebrantável, acreditando em sua inocência” é coloquial. “… acreditando em sua inocência” não em relação ao que o Lula crê, mas disse em relação a Justiça. Então ficaria assim: Lula tem uma vontade inquebrantável (de  continuar lutando).  Acreditando em sua inocência perante a Justiça.

  2. Carolina,

    Teus zóio graannnde, Caneca porcelana clave sol pauta musical

    não podem perceber

    a imensidão da estupidez

    de  comparar

    e de achar

    que todos os presos

    te presidiram

    e que te deram

    o que você tem

    Carolina,

    vá estudar, criança!Sobre a Pauta Musical

    Sua qualificação pra juiza ainda demora.

    Você só passou no concurso pra carcereira.

     

     

  3. Será que alguns desses juízes

    Será que alguns desses juízes conseguem provar o crime do presidente Lula? Eles vão morrer e nunca irão provar, Lula é um estadista, um cidadão do mundo e a verdade vai desmacarar a todos que os condenaram… O tempo não perdoa aqueles que semeiam injustiças…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador