Resistência: Como mulheres atingidas por barragens lutam contra mineradoras

Por Michelle Carvalho

Mulheres atingidas por barragens se unem e elaboram plano de luta contra mineradoras

Desde a última sexta-feira (25), cerca de 300 mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estão reunidas na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em busca de soluções para os impactos dos crimes das mineradoras sobre a vida das mulheres. Para isso, elas pretendem elaborar um plano de lutas conjunto para fazer resistência às ações das empresas.

A atividade começou em Brumadinho (MG), com uma homenagem às vítimas do crime da Vale na cidade, que completou nove meses na sexta-feira (25). Após uma caminhada até a entrada do município, as manifestantes entregaram flores aos familiares dos que perderam a vida na tragédia.

“Nós, mulheres do MAB, viemos prestar solidariedade às famílias das vítimas desse crime, mas principalmente para denunciar que a Vale é reincidente no crime, e é preciso fazer justiça. E nesse contexto, as mulheres são as mais prejudicadas”, disse Soniamara Maranho, da coordenação nacional do MAB, em entrevista para a assessoria do próprio Movimento.

Neste sábado (26), as manifestantes se dedicam ao debate, a troca de experiências de resistências em seus territórios, os problemas causados pelo atual modelo energético no Brasil e no mundo. Elas também definirão uma estratégia de luta das mulheres atingidas para enfrentar os próximos desafios.

O ato faz parte da jornada de lutas do movimento dos Atingidos por Barragens, que começou agora no mês de outubro e segue até março de 2020. Chamada de “A Vale destrói, o povo constrói”, a atividade também inclui a construção de uma casa para uma família atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, em Barra Longa. O MAB está em campanha de financiamento coletivo para levantar fundos para ação através do catarse.me/opovoconstroi.

 

Redação

Redação

View Comments

  • É a Pátria da Surrealidade. 40 anos de Redemocracia eram este esgoto? Brasileiros, Vitimas destes crimes e assassinatos premeditados, estão precisando recorrer à Justiça Britânica, à Justiça Alemã !! Enquanto isto, o Estado Brasileiro, de forma célere e pontual, faz acordo na Justiça NorteAmericana para indenizar Acionistas Minoritários da Petrobrás com acerto na ordem de 19 bilhões de reais. Com a palavra OAB !! Com a palavra a Justiça e Poder Judiciário Brasileiro !! Com a palavra o Estado Brasileiro !! STF?!! Somos Inacreditáveis !! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

A farsa dos hipócritas na busca pelo voto do eleitor crédulo, por Laura Fontenelle

O julgamento do STF em nada mudava a situação do traficante! Não passava a mão…

16 minutos ago

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

13 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

14 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

14 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

15 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

17 horas ago