Reuters fala em crise institucional na cúpula do governo

Um clima deletério reina no topo do estado, com o presidente de extrema direita alienando quase todos os governadores do país.

Presidente brasileiro Jair Bolsonaro em 1º de abril em Brasília. UESLEI MARCELINO / REUTERS

E de repente, Jair Bolsonaro tentou vestir as roupas de um chefe de Estado. “Estamos enfrentando o maior desafio de nossa geração. Minha preocupação sempre foi salvar vidas ” , disse ele na terça-feira, 31 de março, solenemente, em um discurso televisionado ao país. Discurso consensual, tom surpreendentemente colocado: o líder da extrema direita parecia finalmente medir a crise do coronavírus. “Reafirmo a importância da colaboração e a necessária união de todos, em um grande pacto pela preservação da vida” , acrescentou, unificando-se como nunca antes.

O discurso pegou a classe política de surpresa. “Em que presidente da República devemos confiar? ” Questionado o governador de São Paulo, João Doria. Por três semanas, de fato, Jair Bolsonaro estava trabalhando primeiro para minimizar a gravidade da epidemia (que matou 241 pessoas no Brasil), descrita como ”  gripe” . De qualquer forma, ele não arrisca nada (“com o meu passado como atleta, se eu estivesse contaminado, não precisaria me preocupar”), e o brasileiro ainda menos: “Ele nunca pega nada Ele pula em um esgoto, nada, sai … e nada aconteceu com ele ”, afirmou o presidente.

Artigo reservado para nossos assinantes Leia também Coronavírus: no Brasil, medidas insuficientes diante da explosão econômica

“Alguns vão morrer?” Sim claro. Sinto muito, mas é a vida. Você não pode parar uma fábrica de automóveis porque há mortes na estrada todos os anos ”, disse ele também, opondo-se à contenção ou fechamento de atividades econômicas não essenciais , decretadas por vários estados. No domingo, 29 de março, o presidente chegou a deixar o palácio de Alvorada para “falar com o povo” e visitar vários negócios que permaneceram abertos em Brasília, desafiando as regras sanitárias. Publicado nas redes sociais, os controversos vídeos da visita foram rapidamente excluídos pelo Twitter, Facebook e Instagram.

“Ele está sozinho, perdido em seu labirinto”

Então, em quem devemos acreditar? Doutor Jair ou Senhor Bolsonaro? Sexta-feira, o líder de extrema-direita finalmente recuperou seus sotaques habituais, chamando a imprensa de ”  abutre” , argumentando que o Brasil ”  não pode suportar ficar dois ou três meses parado” e comparando o vírus a um simples ”  Chuva”,  que simplesmente ”  molhará 70% [da população]. ”

Ao retomar esse discurso populista, muitas vezes insano, Jair Bolsonaro certamente consegue re-mobilizar sua base eleitoral, de boa vontade conspiratória. Mas suas mudanças de pé são primeiro o sinal do clima prejudicial que prevalece no topo do estado. A pandemia de fato estourou um abscesso purulento, que foi infectado mês a mês desde que chegou ao poder. “O que está acontecendo hoje é mais do que um novo episódio: é uma crise institucional”, diz Fernando Limongi, cientista político da Universidade de São Paulo (USP).

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador