Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário ou Ronaldo?, por Adilson Filho

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Adilson Filho

Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário ou Ronaldo?

Andam pipocando enquetes pra saber quem foi o melhor dos 4 erres: Essa eu cravo sem hesitar: Rivaldo foi o mais completo e impressionante jogador de sua era. Ainda assim, cabe a comparação mano a mano. No caso de Ronaldinho Gaúcho eu vou pular porque jogador que só viveu de auge (relâmpago) não merece sequer ser comparado. Dois anos num ritmo alucinante e o resto da carreira absolutamente mediana alternando inclusive fases pífias como no Milan, onde passou uma temporada inteira sem assinalar um tento, ou na fase decisiva da libertadores pelo Atlético onde ficou as três últimas partidas sem tentar um único peteleco a gol. Ou na Copa de 2006, onde viu Zidane veterano passeando do seu lado enquanto caia de bunda em cima da bola fazendo muito feio no momento em que estava no topo. Não dá, jogador assim não dá, isso nunca chegou nem perto de acontecer com os outros.

Com Romário e Ronaldo, essa sim, é briga de cachorro grande. Romário era matador nato, extremamente talentoso, com dribles curtos, raciocínio rápido e tecnicamente perfeito, embora seu forte fosse os gols por penetração que exigem mais habilidade. Artilheiro por onde passou, impôs sua convocação em 94 foi lá e trouxe o caneco.

Ronaldo foi mesmo um fenômeno, uma força da natureza, jamais um jogador brasileiro teve ou talvez terá aquele nível de explosão e condução de bola em velocidade rumo ao gol. Super habilidoso e com ótima técnica também, foi lá e trouxe o caneco em 2002 depois de longa recuperação o que foi sim um feito épico.

Mas e Rivaldo, frente a esses monstros, como então os superaria? Pois Rivaldo foi, quer a imprensa esportiva queira ou não, o camisa 10 brasileiro mais genial depois de Pelé. Brilhou aqui dentro, brilhou lá fora, brilhou com a seleção, brilhou no Barcelona, jogou pra caralho em duas copas, foi melhor do mundo com sobras nesse intervalo, levantando a taça na última. Sua carreira foi inteiramente luminosa. O grande diferencial de Rivaldo é que ele poderia ter sido um camisa 9 como os outros, poderia ser um Cavani ou um Ibra, pois tinha nível, velocidade e faro de gol pra isso, mas Rivaldo foi um camisa 10 irretocável. Aliou essa capacidade ofensiva nata ao futebol plástico bonito de se ver, com passes longos e lançamentos perfeitos.

O que eu vi Rivaldo fazer em campo, foi praticamente de tudo. Pedia a bola na cabeça de área, ditava o ritmo, cadenciava, e municiava o ataque, ao mesmo tempo em que podia se adiantar jogar na intermediária do adversário e infernizar a vida da defesa com seus chapéus, canetas tapas precisos de fora da área ou aquela bicicleta por conta da casa . Romário e Ronaldo, espetaculares. Mas Rivaldo, pra mim, indiscutivelmente, o maior.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. papo de bar

    Um é senador golpista.

    Outro é puxa-saco e cabo eleitoral de senador gopista.

    O terceiro vai se candidatar a senador na chapa de um fascistinha golpista.

     

    Realmente, o Rivaldo é o melhor dos 4, por W.O.

  2. Porque só os nomes que começam com R?

    Com R tivemos Rivelino….sem R, vamos esquecer de Zico, Ademir da Guia, Dinamite (tb começa do R), Sócrates, etc…etc…?

    Aprovo os comentários, muito justos, sobre Ronaldinho Gaúcho, vejo o tal de Fenômeno hoje mais como um produto da Globo e do Galvão, quanto ao Senador Golpista prefiro-o marcando gols como fez ontem no Maracanã….e também acho que Rivaldo teve carreira mais sólida, ainda que discreta, superando assim os outros 3.

    1. Com R ou sem R, o nervosinho

      Com R ou sem R, o nervosinho Rivelino (Corinthians e Fluminense), Gerson canhotinha de ouro (Botafogo e São Paulo), Zé Sérgio (São Paulo), Zico (Flamengo), Ademir da Guia (Palmeiras), o uruguaio Pedro Rocha (São Paulo), o temperamental Mário Sérgio (Vitória-BA, Internacional, São Paulo), Tostão (Cruzeiro e Vasco), Sócrates (Corinthians), Raí (São Paulo), Adílio (Flamengo) e Paulo César Caju (Botafogo, Flamengo, Fluminense), entre outros, foram alguns dos grandes craques que vi desfilar elegância e talento nos gramados brasileiros depois da saída de cena de Pelé e Garrincha, nossos dois grandes gênios…

      1. Com R ou sem R….tamo junto!!!!

        Olá Severino, com prazer endosso suas palavras, apenas cobrando a inclusão de Falcão no excepcional grupo de craques lembrado em seu texto….Parabéns pelas inclusões!!! Para começar a salvar o que ainda resta do futebol que aprendemos a apreciar, que a Justiça Americana pegue logo a corja da Globo e da CBF….arriba FIFAgate!!!!

  3. Pô Mãe!

    Pô Mãe, como não tive essa ideia antes? Rivaldo for president. Pô Mãe! O cara é correto, sério, brasileiro ao extremo, inteligente não anda na gandaia, simples. Rivaldo for president!

  4. Rivaldo….

    Quando li a manchete, pensei em entrar na matéria para criticar. Ainda bem que você consertou quase tudo. Rivaldo foi espetacular. Aquele ‘Magrão’ de 10, que joga olhando pra frente com elegância. Exatamente como outro gênio citado: Zidane. Semelhantes no porte e no futebol. Conseguiu tudo no futebol, inclusive convocação, Copa, Melhor do Mundo, pelo futebol magistral. O resto citado na matéria não merece nem comparação. Um monte de pé duro, monte de pé de rato. Factóides inventados e inflados pelos gângsters que comandam o futebol. FACTÓIDES. Gângsters que fizeram de tudo para sabotar Rivaldo, inclusive na indicação de Melhor do Mundo, bancada pela mídia espanhola e pelo Barcelona. Naquele ano Rivaldo só não fez chover. E nuns dois anos que deu Ronaldo Gordo, Rivaldo foi o melho do Mundo com uma perna amarrada. Só não tinha a força dos ‘comparsas’ para influenciar a FIFA. Páginas Policias estão separando o joio do trigo. Outro que tentaram sabotar, queimar o filme, tirar da Copa, brigou com Teixeira depois da amarelada do Ronaldo Gordo, foi Roberto Carlos. Tentaram fazer de tudo para queimar a imagem. Inclusive o culpando pela desclassificação na Copa. Amarrava a chuteira no lance do gol, era a farsa. Não adiantou de nada. Quando escreverem sobre a lateral da Seleção Brasileira, será preciso escrever um capitulo apenas para Roberto Carlos. Talvez o melhor do Mundo de todos os tempos, nesta posição. Jogador é Jogador, não precisa de mídia. Farsa, acaba logo.       

    1. Você nunca viu o Júnior jogando na lateral esquerda?

      Poxa, Zé Sérgio. RC melhor lateral esquerdo do mundo? E de todos os tempos? Nem vou falar de Nilton Santos, porque esse eu nunca vi jogar a não ser em filmes. Mas é quem pode ser considerado o melhor do mundo de todos os tempos. Depois dele, no Brasil vem o Júnior (do Flamengo e da seleção de 82), só que era tão craque que mais adiante passou a jogar no meio de campo.

      1. Concordo, o maior lateral

        Concordo, o maior lateral esquerdo que eu vi jogar foi Júnior do Flamengo. Além dele outro grande lateral esquerdo foi o potiguar Marinho Chagas (que jogou no Náutico de Pernambuco, no Botafogo-RJ e no São Paulo F.C.). No plano internacional um grande lateral que também vi jogar foi o alemão Paul Britner, campeão mundial em 1974.

        Dizem que Nilton Santos (Botafogo-RJ) , a Enciclopédia, foi o maior de todos. Mas dos que vi jogar esses foram os maiores jogadores da posição. Roberto Carlos (SE Palmeiras) não serviria sequer para amarrar a chuteira desse trio de ouro…

  5. Todos foram craques. . .

    Todos foram craques, cada um com seu estilo, mas para mim o baixinho Romário superou a todos, pena ter se tornado um senador golpista e um político medíocre.

  6. Rivaldo, revelado pelo meu

    Rivaldo, revelado pelo meu querido Santa Cruz F.C. (Recife – PE), foi o mais completo e ao mesmo tempo mais injustiçado jogador de futebol brasileiro das últimas duas décadas. Foi um dos grandes responsáveis pelo título mundial de 2002, mas quando falam daquela Copa do Mundo só se lembram do Ronaldo (R-9). Injustiça pura…

    1. Rivaldo….

      Severino Fernandes: Injustiçado é pouco. Na Copa de 2002 foi o Melhor Jogador da Copa e o maior responsável pelo título. Mas é importante para mostrar a influência nefasta dos gângsters e da criminalidade sobre o esporte.  

  7. Esse cara escreve pra criar

    Esse cara escreve pra criar polêmica e tentar chamar atenção. Essa receita já encheu o saco. É por isso que eu adoro o mestreTostão.

    Ronaldinho só foi brilhante por dois anos?  Não, Ronaldinho nesses dois anos talvez tenha sido o único jogador que tenha sido superior a Pelé, no auge. Foi o responsável direto por tirar o Barça de um período decadente e precursor de um estilo de dominância de posse de bola que mais tarde foi aperfeiçoado por Pep Guardiola. Um jogador que elevou um fundamento valorizadíssimo no futebol a um nível nunca antes visto, que foram suas assistências. Assistências essas que deram uma libertadores ao galo, em sua fase terminal  na carreira.

  8. Rivaldo foi disparado o melhor dos 4 Rs, fez coisa inclusive que Pelé nunca fez. Dois gols do meio Campo, vários de bicicleta, três gols numa partida só,gol de drible da vaca, vários por toquinhos em cima do goleiro, varios de falta no angulo, de perto de longe, chutes de perto de longe, dribles de quebrar coluna de zagueiros, lançamentos monstruosos, gols de cabeça. Esse cara é de outro planeta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador