Roberto Requião será candidato a governador do Paraná

 
A escolha elimina a possibilidade do partido de apoiar a reeleição de Beto Richa (PSDB)
 
 
O Senador Roberto Requião será candidato ao governo do Paraná. A decisão do partido foi confirmada em votação realizada nesta sexta-feira (20), durante convenção do PMDB, em Curitiba. A escolha elimina a possibilidade do partido de apoiar a reeleição de Beto Richa (PSDB).
 
A candidatura do Requião foi conquistada com 319 votos, contra 250 que optaram pela coligação. Houve ainda quatro votos nulos e um em branco.
 
A votação foi encerrada por volta das 12h30. Ainda nesta sexta deve ser realizada eleição para decidir o nome do possível candidato a vice-governador. Também será votada a possibilidade de agilizar o processo de aliança com outros partidos eliminando a exigência de realizar uma convenção para deliberar a formação de futuras coligações.
 
Até o momento, entre outros delegados, já votaram Requião e o também ex-governador Orlando Pessuti.
 
A reunião começou às 8h30 e acontece no Clube Urca. O diretório do partido contratou uma equipe de seguranças para evitar transtornos e impedir que militantes entrem no local. Em frente ao local de votação, aproximadamente 150 militantes pró-Requião gritaram palavras de ordem e exibiram faixas de apoio ao ex-governador. No início da manhã, um caminhão de som em apoio a Requião provocou desentendimentos com militantes favoráveis à coligação com o PSDB. “Me chama que eu vou, Requião governador”, era a mensagem gritada por dezenas de militantes. O grupo de apoio à coligação estava em menor número e manteve-se discreto.
 
César Machado / Agência de Notícias Gazeta do Povo
 
Na votação, Requião declarou que o alto número de seguranças demonstra o desespero dos adversários. “Essa tentativa de coligação vai ser absolutamente malsucedida. Reconheço o constrangimento no rosto daqueles que sabem que fizeram a escolha errada”, declarou. Em discurso para os delegados, Requião afirmou que Beto Richa foi o pior governador da história do Paraná e criticou também a atuação do PSDB em âmbito nacional, enfatizando que o PMDB não pode fazer coligação com o partido.
 
Após o discurso de Requião, Pessuti pediu a palavra e relembrou os casos em que Requião teria impossibilitado a candidatura de membros do PMDB. O ex-governador relembrou os casos de Elias Abrão, que tentou ser candidato ao governo do estado em 1994; de Gustavo Fruet, em 2004, e do próprio Pessuti, nas eleições de 2010. “Meu voto é pelo fortalecimento do partido”, disse. Ele terminou citando a dupla sertaneja Chico Rey e Paraná: “Quem bate nunca se lembra, quem apanha jamais esquece”. Enquanto falava, Pessuti foi vaiado por aproximadamente metade dos delegados presentes, que o chamaram de traidor.
 
Além dos delegados, também estavam presentes dois observadores nacionais do PMDB: Mauro Mariani, deputado federal por Santa Catarina, e Marcelo Nascimento, advogado do diretório nacional. De acordo com Nascimento, ele recebeu denúncias de três possíveis irregularidades na votação: de que delegados cujos nomes não constavam na lista votaram; de que alguns itens da cédula estavam confusos e de que houve tentativas de fotografar o voto, o que é ilegal. Até agora, nenhuma das irregularidades foi confirmada.

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma vitória importante

    Para quem acompanha o processo que envolve a candidatura própria do PMDB no Paraná esta é uma importante vitória dos movimentos progressistas. Por mais incrível que pareça o Roberto Requião representa muito melhor os ideais de esquerda que o PT, lembrando que as figuras de maior destaque do partido da presidenta no estado são Paulo Bernardo e Gleise. A candidatura de Requião abre definitivamente a possibilidade de segundo turno e dá chances de vitória tanto para o próprio candidato do PMDB quanto para Gleise.

    1. Concordo plenamente
      O Senador do PMDB seria a única alternativa viável de uma candidatura à esquerda do PT. Com certeza estaria mais para o estilo dos portenhos Kirchner do que para Lulinha Paz e Amor.
      Parabéns ao Paraná.

    2. Pena que isso irá gerar uma

      Pena que isso irá gerar uma disputa entre duas das poucas pessoas que considero mais sérias na política brasileira: Gleise e Requião.

      Em um mundo perfeito, Gleise seria a candidata no Paraná e Requião seria vice da Dilma.

  2.   EEEEEÊ, Estado de sorte…

      EEEEEÊ, Estado de sorte… aqui em SP vamos tentar emplacar o Padilha, mas a situação é tão séria que nem sei se desejo isso ao PT… já chega tentar tirar a capital do buraco tucano.

  3. Pobre Parana rs
    Pior só os de

    Pobre Parana rs

    Pior só os de sempre: Maranhão ( com lula sendo cabo eleitoral da Roseana ) e o Rio de Janeiro onde inacreditavelmente o Garotinho lidera as pesquisas…

  4.  
    Isso é notícia? Claro que

     

    Isso é notícia? Claro que é.

        Mas o PTB com um pé fora do PT pra apoiar Aecio não é notícia?

             Nassa,vc entende e compreende como vc é literalmente parcial?

               Disfarça um pouco, meu.

  5. Parabéns ao PMDB do Paraná. . .

    Parabéns ao PMDB do Paraná, apoiar o governador Beto Richa à reeleição seria uma coisa inadmissível para um partido que tem história como o PMDB. Acho que nem José Richa que foi um excelente governador se vivo estivesse apoiaria a reeleição de seu filho, que foi sem dúvida, o pior governador da história do Paraná. Totalmente ausente, não teve nem mesmo competência para escolher bons secretários. 

    Deverá haver segundo turno porque Beto Richa tem muitos prefeitos a seu lado, mas no segundo turno, dificilmente Beto Richa vencerá. E há ainda quem diga que pode até acontecer um segundo turno entre Roberto Requião e Gleise Hoffmann, torço muito para que isso aconteça, e mesmo sendo petista se Roberto Requião ganhar a eleição ficarei feliz, desde que Beto Richa seja derrotado.

    1. O pior é que quase 100% dos

      O pior é que quase 100% dos vereadores e deputados estaduais do PMDB defendiam o apoio ao PSDB de quem são aliados. O PMDB do PR demonstrou ser internamente democrático, contrariando a bancada estadual.

  6. É o ruim contra o coisa pior.

    É o ruim contra o coisa pior. Richa é péssimo, Requião é uma embalagem de cavaleiro contra os moinhos do neoliberalismo, na verdade é o atraso do nepostismo contra o empreendorismo vivo do Paraná, de sua agricultura pujante

    e de sua florescente industria, coisas que Requião odeia, ele curte é funcionalismo publico. Os 38 parantes do seu governo anterior já estão se preparando. Pobre Paraná. tem tudo mas não tem GOVERNO.

    1.   Que nada, bom mesmo era na

        Que nada, bom mesmo era na ditadura. Bastava por um cabra biônico pra governar e pronto!! Sem corrupção NE-NHU-MA. Como eu sei? Oras, não saía nada no jornal, némesmo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador