Revista GGN

Assine

Rubens Valente e a mensagem do lobista Amaral para José Serra

Do Viomundo

Valente: “Existem segredos gravíssimos que a República precisa saber”

por Luiz Carlos Azenha

Um candidato ao Palácio do Planalto destratado pelo lobista de um banqueiro. Avisado de que uma cópia da mensagem mal educada que havia acabado de receber também seria enviada à Pessoa, ou seja, ao presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Incrível, mas aconteceu no Brasil!

É o que sustenta o repórter Rubens Valente, autor do livro Operação Banqueiro, da Geração Editorial, recém-lançado.

As mensagens, mais de mil, foram apreendidas pela Polícia Federal na casa do lobista Roberto Amaral.

São e-mails, a maioria deles entre Amaral e o banqueiro Daniel Dantas, que jogam luz sobre os subterrâneos do poder.

Há um que chama especialmente a atenção: teria sido mandado por Amaral a Luiz Paulo Arcanjo, assessor especial do então governador José Serra, que sairia candidato ao Planalto pelo PSDB.

Amaral leu a resposta mandada por José Serra e não gostou. Escreveu:

“Recebi seu recado lido por amigo comum. Aviso-lhe: não mais mande-me (sic) recados neste tom: acho que você estava fora de si quando mandou esta infeliz mensagem. Não sou lambe-cu acabalhado ou acarneirado. Você sabe disso. Já fiquei seis anos sem falar com você e, se necessário, fico mais vinte. Não sou Roseana ou Sarney. Você precisa de mim e eu não preciso de você. Você vá ser acavalado, acerbo, com quem tem obrigação de aguentá-lo. Quanto à sua bizantina observação sobre D [Dantas], devo dizer-lhe: você não sabe de nada — nada mesmo. Ponha isto na sua cabeça. Ele é credor, grande credor. Eu e duas pessoas sabemos disso. Não seja encegueirado e não se deixe embair pelo pequeno Sérgio Andrade [...] Cópia deste vai para a Pessoa”.

À época, o objetivo do banqueiro Daniel Dantas era evitar que o governo Fernando Henrique apoiasse a investigação dos correntistas do fundo Opportunity nas ilhas Caimã, um refúgio fiscal do Caribe. Eventuais ilegalidades do fundo — a presença de residentes no Brasil, por exemplo — poderiam comprometer do ponto-de-vista legal todo o processo de privatização do qual Dantas havia se beneficiado. O banqueiro conseguiu o que queria.

O conjunto de e-mails, parte dos quais reproduzidos no livro, foi enviado ao ex-procurador geral da República, Roberto Gurgel, para providências. As mensagens levantam várias questões perturbadoras. Aparentemente, Gurgel sentou sobre o assunto e nada fez. “Prevaricação”, observou um dos presentes à entrevista coletiva.

Na coletiva de lançamento do livro, na sede do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, perguntei ao autor sobre o e-mail reproduzido acima. No vídeo, Rubens Valente comenta a mensagem do lobista Amaral para José Serra.

Vídeos

Veja o vídeo
Média: 5 (3 votos)
7 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Cunha
Cunha

A internet é uma

A internet é uma colonoscopia.

Seu voto: Nenhum

Se sair atirando, caem todos

Eh, o Serra  deve ter mandado um email mal criado para o Roberto Amaral e levou uma... passei seis anos sem falar com você, posso ficar mais vinte. Kkkkkkkkk. Bem amado ele, hein ?!  O nosso sonho, seu Amaral, seria não mais ouvi-lo ou lê-lo, mas enfim, estamos numa democracia e deixemos o homem resmugando por ai, nos jornais aliados, alienando os de sempre.

Eh e o Pessoa, hein ? Esse Fernando Henrique, ja sabiamos, não vale nada mesmo. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Esse homi tem todos no bolso

Esse homi tem todos no bolso do colete, seja de que partido for.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

lenita

Nos EUA para Nixon tiveram o

Nos EUA para Nixon tiveram o "O Garganta Profunda", no Brasil para o Ministério Público temos "A Gaveta Profunda"...

É quase a mesma coisa com objetivos opostos...

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Nascemos sem trazer nada, morreremos sem nada levar...

E neste intervalo entre nascer e morrer, lutamos pelo que não trouxemos e mais ainda pelo que não levaremos...

 

Não é a toa que FHC em uma

Não é a toa que FHC em uma entrevista classificou Daniel Dantas com uma pessoa talentosa! Põe talento nisso: saiu rico e com o Presidente da República na mão.

No governo do PT aconteceu a mesma coisa: pegou um bilhão no acerto da Broi e de forma indireta colocou as principais lideranças petistas na cadeia.

Será que no STF só o Gilmar Mendes é cupincha do Dantas. É que o Joaquim Barbosa me parece tão nervoso para prender petistas. Ontem mesmo reclamou da não decretação da prisão do João Paulo Cunha. Já do Roberto Jeferson nem tocou no nome e olhe que ele pegou 4 milhões de reais do mensalão.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Vera Lucia Venturini

imagem de Homb
Homb

ranking do desvio de dinheiro público

Que beleza...

Ô, Nassif, sugiro que você crie um "painel" com o ranking do desvio de dinheiro público, incluindo nome dos investigados, link para processos no judiciário (e situação do processo) e montante desviado. 

Seria uma ferramenta muito importante, pois poderiamos comparar todos os investigados, independentemente de partido ou de classe social.

Abraço

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Boa!

Assim como criou-se o "Sonegômetro" em contraponto ao "Impostômetro", por que não criarmos o "Desviômetro"?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Chris
Chris

Excelente idéia !

Excelente idéia !

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.