Rússia e Turquia fazem acordo de cessar-fogo na Síria

 
Jornal GGN – Rússia e Turquia fecharam um acordo de cessar-fogo em todo o território da Síria, segundo a agência oficial de notícias de Ancara. Os dois países pretendem colocar a trégua em a partir da madrugada desta quinta (29).
 
O cessar-fogo vale para “todas as zonas de combate entre as forças do governo e os rebeldes”. A exceção é a manutenção dos ataques contra os “grupos terroristas”. O documento será submetido à aprovação do governo sírio e dos grupos de oposição. 
 
Representantes do Rússia, Turquia e Irã debatem desde a semana passada saídas para encerrar o conflito sírio. O acordo não inclui os ataques dos Estados Unidos e da coalização internacional. 

 
 
Desde o início do conflito, Rússia e Turquia estavam em lados opostos, com Moscou apoiando o regime do presidente sírio Bashar al-Assad enquanto Ancara dava respaldo à oposição. 
 
Nos últimos meses, os dois países começaram uma cooperação na Síria após superar uma crise diplomática causada pela derrubada de um caça russo pela Turquia, na fronteira com a Síria. 
 
De acordo a Agência Ansa, a Turquia não deixou claro se continuará os curdos, que querem criar uma região autônoma no território turco. O governo de Erdogan classifica como terroristas diversos desses grupos. 
 
Mais de 290 mil pessoas morreram na guerra civil que teve início há 6 anos. A cidade de Aleppo se dividiu entre áreas pró-governo e favoráveis aos rebeldes e seus moradores tem sofrido com cortes de suprimentos, água e energia. Em agosto, Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, alertou para uma “catástrofe humanitária” sem precedentes em Aleppo.
 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Erdogan

    Ontem acusou os EUA de armarem TERRORISTAS.

     

    Disse que tem tudo, áudio, vídeo e o que vc quiser uma vez que ele mesmo estava ajudando, kkkkk, até seus amigos quase o mataram. Aí ele virou amigo do Putin, que salvou sua vida, e de milhões de turcos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador