Rússia estende férias pagas mas não tem pacote amplo para “coronacrise”

The Moscow Times

O presidente Vladimir Putin anunciou a extensão da “semana de folga” da Rússia até 30 de abril, depois que o país registrou um forte aumento nos casos de coronavírus na quinta-feira.

Os casos confirmados de coronavírus na Rússia aumentaram da noite para o dia com 771 novos casos registrados em todo o país, elevando o total oficial para 3.548 infecções e 30 mortes.

Falando em um discurso televisionado, Putin disse que a semana não remunerada, originalmente programada de 28 de março a 5 de abril, “ganhou tempo” para combater o surto de coronavírus.

Putin acrescentou que delegaria o poder de decisão sobre medidas anti-coronavírus às autoridades regionais, dadas as diferenças regionais nas taxas de infecção.

O anúncio de quinta-feira ocorre depois que autoridades de saúde pediram na quarta-feira uma prorrogação da semana para impedir a propagação do coronavírus.

“Poderíamos tomar decisões adicionais, dependendo de como a situação se desenvolve. Se as circunstâncias permitirem, reduziremos os dias de folga necessários ”, afirmou Putin.

Dezenas de regiões em toda a Rússia entraram em bloqueio esta semana como parte de novas medidas preventivas contra o COVID-19.

Moscou, uma cidade com mais de 12 milhões de habitantes, introduziu regras rígidas de isolamento na segunda-feira, com autoridades ordenando que as pessoas fiquem em casa, exceto em emergências.

A falta de políticas adicionais ou o anúncio de um amplo pacote de estímulo para apoiar a economia e as empresas – como já foi visto em muitos outros países que combatem o coronavírus – podem criar ainda mais incerteza entre os empregadores sobre quem arcará com os custos de um mês desligar. As empresas já estavam lutando sob o preço de um feriado nacional de uma semana, já que as empresas relataram quedas acentuadas nas receitas, com pesquisas mostrando que um terço já começou a demitir trabalhadores ou reduzir horas.

Até agora, o pacote de apoio do Kremlin se concentrou em empréstimos sem juros e isenção de impostos a curto prazo. As empresas pediram repetidamente ajuda com pagamentos mais substanciais, como salários para trabalhadores agora em casa e pagamentos de aluguel.

Redação

Redação

Recent Posts

A aliança entre Nordeste e China apavorava o imperialismo antes do golpe de 1964

Revisitando a luta pela reforma agrária no Brasil liderada pelas Ligas Camponesas e sua história…

27 minutos ago

CEE e CRIS marcam participação da Fiocruz nas discussões sobre Saúde do G20

A Saúde está na pauta do T20, em especial, nas Forças-Tarefa 1 e 6, tendo…

2 horas ago

Dólar chega a R$ 5,28 após anúncio de nova meta fiscal

Mercado financeiro não recebeu bem o déficit zero proposto pelo Planalto; tensão no Oriente Médio…

2 horas ago

Advogados da Petrobras implicam Dallagnol em processo nos Estados Unidos; leia o depoimento

Advogados da Petrobras contaram em depoimento ao CNJ os bastidores da cooperação da Lava Jato…

3 horas ago

Comissão do Senado proíbe uso de bens públicos para homenagens à ditadura militar

Prédios, rodovias federais e bens públicos da União também não podem receber nomes de militares…

3 horas ago

Conib visita o presidente de Israel após retaliação do Irã

Formada por líderes da comunidade judaica, a delegação defendeu a pluralidade política interna, mas que…

4 horas ago