Saída da Febraban: Caixa e BB expõem o nível de interferência do governo Bolsonaro em bancos públicos

O empresariado está com o "humor" alterado desde o início da pandemia, graças à gestão temerária do governo federal, e "o fato de a agenda liberal não ter avançado" só deu mais gás ao manifesto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jornal GGN – Pegou mal no setor financeiro a ameaça do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de abandonar a federação brasileira de bancos (Febraban) por causa de um manifesto de mais de 200 empresas contra a crise institucional alimentada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Embora o manifesto tenha sido escrito “cheio de dedos” e em nome da “harmonia entre os Poderes” da República, os presidentes do BB e Caixa fizeram um escândalo de ordem política e ameaçaram abandonar a Febraban caso a iniciativa vá adiante.

A atitude dos bancos públicos não deve evitar a publicação do manifesto e, ainda por cima, soou como um tiro no pé.

Segundo o Valor Econômico, o empresariado está com o “humor” alterado desde o início da pandemia, graças à gestão temerária do governo federal, e “o fato de a agenda liberal não ter avançado” só deu mais gás ao manifesto.

Já segundo a Folha de S. Paulo, a Caixa e BB mostraram, com a ameaça contra a Febraban, o nível de intervenção política do governo Bolsonaro nos bancos públicos.

Um banqueiro disse ao jornal, em off, que o governo “sai menor” por interferir “na governança das estatais” e por querer ditar como uma associação privada deve agir. Além disso, passa ao mercado estrangeiro a imagem de que a crise institucional agora contamina até as “relações no setor financeiro”. Extrapolou o universo da política.

A imprensa noticia nesta segunda (30) que a cúpula do Congresso tenta negociar com a Fiesp que o manifesto tenha sua divulgação postergada.

Leia também:

O golpe de Bolsonaro: além do “risco Capitólio”, é bom não ignorar o “risco Bolívia”

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador