Sapatilhas de bailarina brasileira vão para o Museu Nacional de Arte Africana nos EUA

Por anos, Ingrid Silva precisou pintar sapatilhas com base para que pudessem ficar no mesmo tom de sua pele; hoje ela é o principal nome do Dance Theater of Harlem

Ingrid Silva, bailarina da companhia Dance Theater of Harlem. Foto: Reprodução

Jornal GGN – A bailarina brasileira Ingrid Silva teve seu par de sapatilhas de ponta integrado ao acervo do Museu Nacional de Arte Africana Smithsonian, nos Estados Unidos.

Segundo informações do portal UOL, o anúncio da peça em exposição no Museu foi feito pelo próprio perfil da instituição no Twitter. “A bailarina negra Ingrid Silva usava base para combinar seus calçados com seu tom de pele. Silva nasceu no Brasil e se mudou para Nova York, para treinar no Dance Theater of Harlem, onde é agora membro principal da companhia”, diz a legenda.

Aos 30 anos, a carioca da zona central do Rio de Janeiro é um dos destaques da companhia Dance Theater of Harlem, fundado em 1969 por Arthur Mitchell, o primeiro bailarino negro do New York City Ballet.

Depois de anos passando base nos calçados para chegar ao seu tom de pele, a bailarina recebeu seu primeiro par de sapatilhas compatível em novembro de 2019 – sendo que a primeira sapatilha de ponta que combinasse com a pele negra passou a ser produzida em escala apenas em 2017. O que representa mais de 200 anos para que as bailarinas negras pudessem ser contempladas com esse modelo (as primeiras sapatilhas clássicas datam de 1820).

 

 

Leia Também
Morte de Chadwick Boseman, em pleno movimento antirracista, gera comoção
Primo Levi e o antifascismo, por Caio Henrique Lopes Ramiro
Tata Amaral: Brasil avançava contra desigualdades no audiovisual, mas Bolsonaro abortou incentivos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  O cheiro de operação política na Lava Jato contra Cid Gomes e Camilo Santana

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome