SAÚDE: A COMIDA NOSSA DE CADA DIA S/A

23 de abril de 2011 às 0:52

Comida S/A

por Luiz Carlos Azenha

Numa recente madrugada insone vi, na HBO, o documentário Food, Inc.

Veio ao encontro de tudo o que tenho ruminado a respeito da qualidade da comida que consumimos, carregada de fertilizantes químicos, agrotóxicos, conservantes, hormônios e outros venenos.

Casa perfeitamente com as denúncias que temos publicado a respeito do uso de agrotóxicos no Brasil.

Clique aqui para ler a entrevista com a professora Raquel Rigotto.

E aqui para ler a entrevista com o professor Wanderlei Pignati.

Aqui, para a entrevista com a pesquisadora Danielly Palma, que descobriu veneno no leite materno (ouça clicando aqui).

E aqui para ouvir uma entrevista com João Pedro Stedile, do MST, em que ele trata deste e de outros assuntos.

Como presumo que nem todos tenham visto o documentário estadunidense, ainda, sugiro que vejam (encontrei uma versão com legendas em português no You Tube).

Depois, comam, se forem capazes:

http://www.youtube.com/watch?v=71TXR2Adx4E&feature=player_embedded

Lista de reprodução com todas as partes:
http://www.youtube.com/view_play_list?p=3865AE9DF393B017

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a Monsanto) e o documentário homônimo são um libelo contra os produtos e o lobby da multinacional.

O trabalho cataloga ações da Monsanto para divulgar estudos científicos duvidosos de apoio às suas pesquisas e produtos, a exemplo do que fez por muitos anos a indústria do tabaco, relaciona a expansão dos grãos da empresa com suicídios de agricultores na Índia, rememora casos de contaminação pelo produto químico PCB e detalha as relações políticas da companhia que permitiram a liberação do plantio de transgênicos nos Estados Unidos.

A Monsanto produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes. Para ecologistas e movimentos sociais ligados a pequenos agricultores, a empresa é totalmente DO MAL. E 90% da população brasileira cozinha com óleo de soja que contém uma parte de soja transgênica.

Em 2007, havia mais de 100 milhões de hectares plantados com sementes geneticamente modificadas, metade nos EUA e o restante em países emergentes como a Argentina, China e Brasil.

Esse documentário mostra como a Monsanto, a enorme corporação norte-americana está patenteando sementes transgênicas e introduzindo-as em países emergentes como o Brasil.

As sementes transgênicas da Monsanto são resistentes somente aos pesticidas fabricados por ela própria.
O maior exemplo é a soja transgênica, resistente ao “Roundup”, o pesticida da própria Monsanto.

Com o plantio de sementes patenteadas pela Monsanto, o pólen destas “contamina” outras variedades existentes na região, que passam a produzir sementes com as características das da Monsanto. Esta então PROCESSA os produtores vizinhos e EXIGE legalmente destes o pagamento de royalties à empresa, POR ESTAREM PRODUZINDO sementes que são patentes dela.
_____

Em resumo:
A monsanto está rapidamente se tornando proprietária de uma variedade enorme de sementes, seus laboratórios estão criando sementes transgênicas patenteadas de TUDO, cereais, frutas, hortaliças, etc.

BOICOTE tudo o que é proveniente de sementes da Monsanto. Evite consumir! A soja brasileira está se tornando transgênica no país todo, estamos indo para o mesmo caminho dos EUA, Argentina, Paraguai, onde cerca de 99% da soja produzida é TRANSGÊNICA.
Os óleos de soja no Brasil contém em parte soja transgênica da Monsanto; praticamente TODOS eles.

Veja o website GUIA de todos (quase todos) os documentários legendados que upei aqui…: http://www.geocities.ws/amhiro/index.html
______________________
Se vc clicar no link da Lista de Reprodução no alto deste texto, verá que algumas partes não são de meu canal. Isso porque o Youtube ameaçou deletar meu canal, por eu ter carregado essas cópias, sem autorização da produtora do documentário.

Tive que deletar varias partes, mas logo encontrei um outro canal que tem as mesmas partes ainda disponíveis e aí coloquei na LISTA DE REPRODUÇÃO, mostrada no alto deste texto.
___
A produtora do Vídeo está sempre pressionando o Youtube para deletar os vídeos dela, não podemos questionar isso.
É o direito autoral da Sra. Marie-Monique Robin, investiram uma soma enorme nessa produção e nós estamos apenas sugando, a verdade seja dita.
___
O TEMA Monsanto é de GIGANTESCA importância, então está ocorrendo um processo de seleção natural… quem tiver que saber saberá, quem tiver que comer batata frita na droga do óleo de soja da Monsanto, como é o caso de TODOS meus parentes, então a escolha é de cada um. Processo de seleção natural… quem for idiota vai se prejudicar.
___
A Monsanto está TRABALHANDO para N.O.M. Transgênico é apenas UM dos muitos problemas…
_______________
CRÉDITOS:
Marie-Monique Robin autora do livro e diretora do filme.
http://en.wikipedia.org/wiki/Marie-Monique_Robin
____________
“O Mundo Seg. a Monsanto” na MÍDIA:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2008/03/11/ult34u201215.jhtm
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=44647
http://www.radicallivros.com.br/blog/?p=12

Veja também o excelente documentário:
A CORPORAÇÃO:
http://www.youtube.com/view_play_list?p=82C30C3B8F44815F
____________
MONSANTO é um dos maiores PROBLEMAS para o meio ambiente e para a saúde humana,
Mas em contrapartida existem SOLUÇÕES para esse problema: Agricultura Natural, Agricultura Orgânica, Permaculture, Nutrição CONSCIENTE, evitar alimentos processados, Boicotar transgênicos e todos alimentos contendo aditivos químicos, etc, etc

Para videos sobre agricultura orgânica veja o canal:
http://www.youtube.com/user/ECOMANTIQUEIRA

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora