Saúde privada no Brasil tem mais leitos que Itália e França

Brasil registra uma média de 70% de isolamento social entre as classes A e B. Nas classes D e E, o índice é de 40%

Jornal GGN – O médico infectologista Júlio Croda, que trabalhou com Luiz Henrique Mandetta e agora assessora o governador João Doria, está otimista. Ele disse à jornalista Mônica Bergamo que o fato de o coronavírus ter circulado primeiro em regiões de alta renda ajudou a “conter a onda explosiva de contaminações”.

Leia também: Brasil já “achatou a curva”, diz médico que vê isolamento de 40% como ideal

Segundo ele, isso ocorreu, em parte, porque o isolamento nessa classe social foi “eficiente”, “retardando a chegada da doença à periferia, onde ele é mais difícil de ser efetivado.”

E, neste cenário, a rede de saúde privada brasileira demonstrou capacidade de atendimento superior a de outros países que têm mais mortes por COVID-19.

“No Brasil, diz ele, o número de leitos de UTI no sistema privado, que atende aos mais abastados, é de 48 para cada 100 mil habitantes —maior do que o da Itália, com 13,5 leitos para 100 mil habitantes. Ou que o da França, com 11 leitos para 100 mil habitantes”, anotou a jornalista.

Ainda segundo Croda, hoje, o Brasil registra uma média de 70% de isolamento social entre as classes A e B. Nas classes D e E, o índice é de 40%.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dadas as condições desfavoráveis, em todas os sentidos, exceto a garra na luta pela vida, há dúvidas se 70%, no caso, é maior do 40%, já que este nível de isolamento, em condições tão adversas como as enfrentadas pelos mais pobres, a imensa maioria por si mesmos, inclusive e principalmente pela insuficiente ajuda para sobreviver no dia a dia, que não seja através da solidariedade de muitos, porque pouco vindo dos governos, federal, estadual e municipal. Certamente, um feito invejável de tenacidade e luta de nossos pobres. Estão onde os poderes públicos, todos, há quase quatro os mantém: desempregados, nas ruas das cidades vendendo bugigangas para ganhar o pão de cada dia, morando nas calçadas à noite usadas como albergues, como empreenderes e patrões de si mesmos, e muitos outras técnicas de sobrevivência que incluem o crime, o tráfico e lenocínio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador