Secretaria de Energia de SP quer investir em energia renovável

A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo tem trabalhado na realização de acordos com empresários estrangeiros para alavancar a geração de energia de fontes renováveis. No último dia 1º, o secretário de Energia José Aníbal recebeu uma delegação sul-coreana que assinou um protocolo de intenções para a construção de uma usina fotovoltaica na cidade de Taubaté.

Já nesta segunda-feira, foi a vez de empresários bascos visitarem a secretaria, com o intuito de discutir a produção de energia eólica no Estado. De acordo com estudos da secretaria, São Paulo teria um potencial de 13 TWh/ano em eólicas.

A corrida do governo paulistano pela geração de energia vinda de fontes alternativas não é nova. Desde o ano passado o secretário de Energia tem apresentado a diversificada matriz energética do país, com o lançamento, por exemplo, de um atlas eólico para o Estado de São Paulo.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Energia do Estado tem discutido com Petrobras e algumas empresas privadas sobre a construção de duas novas térmicas no Estado. Em novembro passado, o secretário Aníbal afirmou que a falta de gás em São Paulo impedia a construção de térmicas com geração de 600 MW cada uma. De acordo com o governo estadual, no final de 2012 a Petrobras fornecia 90 milhões de metros cúbicos de gás por dia – 30 milhões da Bolívia, 12 milhões importados de países do Oriente Médio e outros 45 milhões, segundo a conta do próprio governo, produzidos pela Petrobras. Para Aníbal, esse volume seria suficiente para os projetos de térmicas em São Paulo. Entretanto, nenhuma das duas empresas interessadas na construção das térmicas avançou com os projetos.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador