Segovia, da PF, isenta Temer em decreto dos Portos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, afirmou não haver indícios de que o decreto dos Portos, sancionado por Michel Temer, beneficiou a empresa Rodrimar. Ele sugeriu que não houve crime no episódio em declaração dada à Reuters e publicada nesta sexta-feira.
 
Segovia disse que “no final, a gente pode até concluir que não houve crime”. E emendou: “Porque ali, em tese, o que a gente tem visto, nos depoimentos, as pessoas têm reiteradamente confirmado que não houve nenhum tipo de corrupção, não há indícios realmente de qualquer tipo de recurso ou dinheiro envolvidos. Há muitas conversas e poucas afirmações que levem realmente a que haja um crime”.

 
A questão do decreto do Porto de Santos é a única investigação em andamento no Supremo Tribunal Federal que envolve Michel Temer, o presidente da República. Temer nomeou Segovia para o cargo de diretor-geral da PF no ano passado e, mesmo com tantas declarações do diretor-geral o inquérito é conduzido pelo delegado Cleyber Malta Lopes, que tem autonomia nas investigações. Em janeiro, Malta Lopes enviou a Temer 50 perguntas sobre o decreto dos Portos.
 
A suspeita é de que o decreto tenha sido feito sob medida para atender aos interesses do setor, ligado a Temer desde priscas eras. O pedido de abertura de inquérito foi feito pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
 
Mas Segovia foi mais longe. Disse à Reuters que é preciso se aprofundar na investigação, buscar provas em todos os lugares, pois que quando for concluída e ‘não houver realmente o fato’ se possa afirmar isso. E considera que vai ser uma investigação que corra rápido.
 
Mesmo se a PF recomendar que o arquivamento da investigação, a competência final é da Procuradoria-Geral da República. E esta é uma prática que o STF costuma atender.
 
No episódio da mala de dinheiro que o ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures recebeu em nome do presidente, Segovia já havia se manifestado, dizendo que ‘uma única mala’ não seria suficiente para confirmar o crime, em caso envolvendo a propina recebida da J&F.
 
Agora, Segovia afirma que se a Presidência solicitar, é possível que a PF abra uma investigação interna para apurar a conduta do delegado encarregado, Cleyber Malta Lopes, nos questionamentos apresentados ao presidente no decreto. Temer já reclamou da ‘impertinência’ dos questionamentos, que teria colocado em xeque sua ‘honorabilidade e dignidade pessoal’.
 
Segundo Segovia, Malta Lopes pode ser repreendido ou até suspenso, dependendo da conduta que ele tomou em relação ao presidente.
 
Com informações de O Globo.
 
 
 
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Lei manda a autoridade
    A Lei manda a autoridade policial investigar e relatar.
    Quem determina se o caso será arquivado ou não é o Judiciário a requerimento do procurador.
    Todavia, como os procuradores e juízes resolveram limpar suas bundas sujas de merda com a legislação, não deve causar estranhamento o fato de um delegado mequetrefe usurpar o poder que não lhe compete. Note-se, ademais, que Segovia foi nomeado pelo usurpador Michel Temer.
    Aplica-se aqui o único princípio jurídico em vigor no Brasil:
    “Tá tudo dominado, mano… É nóis… Essa boca é nossa, porra.”

  2. segovia….

    Até para quem não é seu simpatizante é muito fácil constatar a aberração da tentativa de tirar um personagem do jogo politico, destruindo sua biografia, enquanto um País Continental, novamente tem um governo que não foi escolhido por sua população. E o pior, um governo historicamente corrupto e lacaio de interesses menores e de lesa-pátria. E tudo vai caminhando como se nada precisasse mudar. Ou como futuras eleições num longinquo final de ano, fosse alterar  a criminalidade e seus comparsas dentro do Estado Brasileiro. Criminosos que até as pedras sabem que controlam o maior porto da América Latina, juntamente com a Família Covas. Entrada de contrabando, drogas e armamentos, enquanto Forças Policiais, sob o comando deste escória, fica caçando uma ‘ninguenzada’ dentro de favelas. E queremos ter soluções dentro deste país?!! O Brasil é de muito fácil explicação.  

  3. O superintendente da pf,

    O superintendente da pf, sugerindo que pode ser aberta uma investigação interna na pf, contra o Delegado que está  tentando fazer o que é da sua competência. Isso aqui, não tem jeito não.

  4. O superintendente da pf,

    O superintendente da pf, sugerindo que pode ser aberta uma investigação interna na pf, contra o Delegado que está  tentando fazer o que é da sua competência. Isso aqui, não tem jeito não. (melhor dizendo : diretor geral da pf)

  5. AOS AMIGOS

    AOS AMIGOS ?

    NADA?

    NÃO.

    TUDO!

    ENTÃO COMO É QUE É?

    É BIG ! É BIG! É BIG! ….

    Ê Ê Ê É CARNAVAL !

    depois vem copa do mundo. Depois vem campanha ! Depois vem eleições. Depois vem apurações. Depois vem posses. 

    Depois vem natal. Depois vem ano novo.

    E depois, vem ?

    Tudo de novo:

    AOS AMIGOS ?

    NADA?

    NÃO. 

    TUDO!

    ENTÃO COMO É QUE É?

    É BIG ! É BIG! É BIG! ….

    Ê Ê Ê É CARNAVAL !

    depois vem ….

    depois ….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador