Sem controle financeiro, pagamento do IPVA pode pesar no bolso

Os proprietários de automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motos precisam ficar atentos às datas de vencimento do IPVA 2018. As placas com final 5 podem pagar a taxa até dia 15 de janeiro com desconto de 3%.

Este desconto é válido para todas as pessoas que desejam fazer o pagamento deste imposto à vista. Por exemplo, um IPVA no valor de R$1.000 terá desconto de R$30 no pagamento integral.

Proprietários de veículos com placa final 6,7,8,9 e 10 precisam ficar atentos para as demais datas de pagamento.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, existem 3 maneiras para realizar o pagamento do IPVA:

  • No mês de janeiro: à vista, com 3% de desconto.

  • Em fevereiro: à vista, sem desconto

  • Parcelamento em 3 vezes nos meses janeiro, fevereiro e março, de acordo com a data de vencimento da placa.

O pagamento pode ser realizado com o número do RENAVAM nos terminais de autoatendimento, guichês, lotéricas, débito agendado ou em agência bancária credenciada.

O IPVA é um dos diversos gastos que ocorrem todo início de ano. Apesar de esperado, infelizmente, muitas pessoas não possuem um bom controle financeiro e, com isso, não conseguem esses custos.

Para não começar o ano endividado, é preciso criar o hábito de organizar as finanças, conhecendo o quanto se ganha e o quanto se gasta por mês. Algumas medidas podem auxiliar nesse cuidado com a saúde financeira:

Cortar gastos: é importante colocar tudo no papel e ver onde é possível economizar. Trocar o plano do celular para um mais básico ou substituir as lâmpadas em casa já fará uma boa diferença no orçamento.

Comprar à vista: quem tem um orçamento apertado, deve priorizar compras à vista. Com isso, evita-se contrair dívidas e ainda tem a chance de ganhar um bom desconto.

Utilizar aplicativos financeiros: com uma ajuda da tecnologia, será possível controlar os gastos, ver com mais clareza onde ocorrem os maiores gastos e descobrir onde dá para economizar.

Comparar preços: é bastante importante que se faça uma pesquisa prévia de preços e possibilidades que caibam no bolso.É possível fazer esta pesquisa pela internet e, em alguns casos, usufruir do frete grátis.

Ter reserva de dinheiro: para se resguardar de possíveis crises ou situações inesperadas, é essencial reservar uma quantia fixa mensalmente. Esse valor pode ser aplicado em investimentos que trarão bons resultados no futuro.

Nesse caso, a caderneta de poupança não é a melhor opção, já que o rendimento da poupança deixa a desejar. O mais interessante é utilizar este capital em investimentos que ofereçam segurança atrelada a maiores retornos.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador