Sem visita, e agora?, por Samuel Lourenço

Montagem com foto do Portal AZ e foto de Eduardo Matysiak

Sem visita, e agora?

por Samuel Lourenço

Depois de 2 anos preso, em carceragens da Polícia Civil, aguardando julgamento, fui transferido para uma Unidade Prisional após a condenação. Nas carceragens era tranquilo, os presos pagavam por visitações extras, era meio desorganizado a parada por lá.

Quando fui para o presídio, demorei muito pra ter visitação regular. O credenciamento dos visitantes é um processo chato, acho que hoje a internet ajuda um pouco, mas ouço vários familiares reclamando. Minha irmã fez a carteirinha, depois meu irmão, por fim meu pai. Quase três meses na cadeia para então as visitas serem semanais. Sem carteirinha, não visitava. Salvo algumas exceções. Assim que fui transferido, meu pai com a ajuda de um camarada, me visitou. Ficamos juntos por uns 30 minutos, mas deu tempo de bater um bom papo, ajustar algumas coisas e ainda ganhar um dinheiro.

Fora isso, esperei. Esperei e muito, pois o tempo é teu adversário nesta ocasião, e você fica esperando a visita e ela não acontece.

Outra forma de receber visita sem carteirinha é através do Serviço Social,  tu vai lá, explica a situação e eles levam até a direção da unidade, que autoriza ou não o pedido. Às vezes o cara consegue uma visita extra ou permite a visita com o protocolo da carteirinha.  São estes os caminhos.

Nesse contexto de visitação, tem o lado triste da história. É  comum, infelizmente muito comum, encontrar presidiários que cumprem duras penas sem qualquer visitação. Ouvir essa pessoa, às vezes é um aprendizado e tanto de lucidez e esperança,  por outro lado, pode ser algo muito triste e angustiante. E sob a mesma sentença, os presos sentem na pele a dor do abandono ou do isolamento.

Não me lembro de ver o preso sendo impedido de receber visita. Estando o cara preso, a visitação deve ser estimulada, embora a burocracia estatal prejudique o processo. Mas não é o fim. No mais, quando havia impedimentos, este estava relacionado à administração da unidade e não ao juízo da Execução ou da Comarca.

Tá muito estranho esse negócio de impedir o cara de ser visitado. Tá muito estranho ele numa carceragem, quando deveria estar num presídio. Tá estranho ele isolado numa cela, com nome de sala, quando deveria estar no  miolo da cadeia com a rapaziada. Estão isolando o cara do convívio, que é comum. O que está acontecendo com Lula dentro da cadeia, é avesso a tudo aquilo que acontece dentro da cadeia. É uma estranheza singular.

É atípico o preso receber visita de mil pessoas diferentes por semana. Não é habitual visitas humanitárias na mesma prisão toda semana. De fato, há uma série de coisas novas acontecendo na Execução Penal,  a partir da prisão do Lula, e uma delas é impedir que o mesmo seja visitado. Talvez, abrir mão da condição de parlamentar, de credenciais mais distintas possíveis e se cadastrar como visitante, seja um caminho possível diante de tanta desumanidade.

Aquilo lá (carceragem em Curitiba) não é um escritório de campanha, onde Lula apesar de preso, possa vir a dar as coordenadas. Também não precisa ser uma masmorra, onde o preso isolado, só veja sol e alguns familiares. Já vi muita gente, sem receber visita, por não ter ninguém para o visitar, por outro lado, é a primeira vez que vejo o preso sem receber outras visitas por livre convencimento do juízo.

Samuel Lourenço – Cronista, palestrante, egresso do Sistema Prisional, aluno de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social -UFRJ
Samuel Lourenço Filho

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NAS ARCADAS (FACULDADE DE

    NAS ARCADAS (FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO), RUI BARBOSA DEFINIU:

    “A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade… Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real”

    A Lei vale para todos.

    Não obstante, há de se convir que Lula é um preso desigual, marcadamente desigual: ex Presidente da República, uns do melhores, maiores e mais queridos Presidentes do Brasil (para não se afirmar como o melhor, maior e mais querido). Pacifista, não apresenta periculososidade alguma. Não há justificativa para se lhe restringir o direito às visitas.

    Não se olvide, ainda, as sérias dúvidas que restaram sobre sua responsabilização (abstraindo-se de que se tratou de um processo e condenação política).

    Só o ódio, a parcialidade e perseguição justificaria não tratá-lo como desigual.

    Atua mal – se judica – a “juiza” das Excuções de Curitiba.

    No Tribunal de Haia, a Deusa da Justiça não usa vendas. A juíza de piso de Curitiba usa uma venda bem grossa e larga que não lhe permite ver o “óbvio ululante”. 

  2. Visitas proibidas
    Na minha opinião leiga, por e tudo que li e posso estar enganada, mas eu entendo que existe uma diferença entre alguém que está preso preventivamente e um preso cujo processo já foi concluído.Outra coisa, Lula durante oito anos foi chefe do Estado Maior como Presidente da República que tem algumas prerrogativas que outros presos comuns não tem. Do mesmo modo, é prerrogativa da Câmara dos deputados e senadores e governadores, visitar qualquer presídio para estar com quaisquer dos presos sem necessidade de permissão. A juíza ao impedir tais visitas pelo que li, está impedindo o.livre exercício desses parlamentares e governadores. Gostaria de saber se quando um general e preso ele fica isolado como tem estado o Lula. O que eles produzir isolando o alguma dessa forma? Esquivel prenio Nobel por viajar defendendo os direitos, parece nunca ter sido barrado nem nas prisões das ditaduras mais duras do mundo. Parece que algo de muito estranho anda a acontecer nesse país que atinge em cheio a nossa democracia. Estamos caminhando na contramão do mundo civilizado?

  3. Na minha opinião leiga, por e
    Na minha opinião leiga, por e tudo que li e posso estar enganada, mas eu entendo que existe uma diferença entre alguém que está preso preventivamente e um preso cujo processo já foi concluído.Outra coisa, Lula durante quatro anos foi chefe do Estado Maior como Presidente da República que tem algumas prerrogativas que outros presos comuns não tem. Do mesmo modo, é prerrogativa da Câmara dos deputados e senadores e governadores, visitar qualquer presídio para estar com quaisquer dos presos sem necessidade de permissão. A juíza ao impedir tais visitas pelo que li, está impedindo o.livre exercício desses parlamentares e governadores. Gostaria de saber se quando um general e preso ele fica isolado como tem estado o Lula. O que eles querem produzir isolando o Lula dessa forma? Esquivel prêmio Nobel por viajar defendendo os direitos, parece nunca ter sido barrado nem nas prisões das ditaduras mais duras do mundo. Parece que algo de muito estranho anda a acontecer nesse país que atinge em cheio a nossa democracia. Estamos caminhando na contramão do mundo civilizado?

    1. Opinião leiga
       

      Só que não, Rosa. Você está correta.

      Na verdade, esses magistrados  são os frutos do ensino do direito moderno.

      Muares de toga.

  4. POR TRÁS DAS CRIMINOSAS SEGUNDAS INTENÇÕES DA PRISÃO

    CAPTAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE POPULARIDADE HONESTA, PARA FINS DESONESTOS… No trigésimo sétimo ano do exílio de Joaquinrei de Judá,… EvilMerodacrei da Babilônia, no ano em que começava a reinar, anistiou o rei Joaquin e o tirou da prisão.   Tratou-o com simpatia e colocou o seu assento acima de todos os outros reis que moravam com ele na Babilônia.   Joaquin deixou sua roupa de prisioneiro e passou a tomar refeições na presença do reipermanentementeaté o fim da vida.   O rei da Babilônia lhe garantiu o sustentosem falharaté o fim da vida. (Jer. 52, 31-34)

     

    1. Pois é, Maria
       

      Como aqui não é a babilônia nem nada, o Joaquim de cá, que não é de judá, deixará o Lula preso até o 37.o (trigésimo sétimo) ano de sua  pena sem anistiá-lo ou tirá-lo da prisão.

      E o tratará com antipatia e colocará seu assento acima  do assento de Lula e Lula  poderá deixar de tomar suas refeições permanentemente até o fim de sua vida.

      Livros de moro, capítulo 4, versículos zinhos.

       

       

  5. A República de Curitiba só

    A República de Curitiba só quer aparecer.

    Parece que não existe OAB no Brasil.

    Onde está a CNBB???? Sabotando o Papa ???

    Onde estão os ativistas mundiais de Direitos Humanos.

    Mas o fato concreto é que não há mais dúvidas que a Lava Jato é a materialização da corrupção no Judiciário. É um festival de carteiradas, de abuso explícito de poder.

    Como pode um juiz afirmar que o que está na lei é uma aberração e decide sozinho eliminar os embargos de embargos?????

    Como pode Moro ter aceito notas frias do Muquiplex?? Como pode Moro ter criado um crime que não existe no Código Penal – ato de ofício indeterminado ????

    Como pode o TRF4 ter agido de forma concertada, pelo menos dois amigos pessoais de Moro ???

    Como pode um processo safado desse seguir em velocidade da luz sem ser derrubado por absoluta falta de provas.

    E essa juíza que nem tirou as fraldas barrando o Esquivel com grosserias típicas da elite do atraso brasileira.

    O Judiciário não precisa mais de máscaras e quer é mesmo Governar. Mas Deus não permitiria o aloprado Joquim Barbvosa no comando.

     

  6. Esse maluco acredita mesmo que Lula seja um prisioneiro comum?

    Lula está cumprindo pena sem culpa. Isso até é comum no sistema prisional brasileiro.

    Mas por descaso da autoridade e não por empenho, como é a situação de Lula.

  7. imagine o lula trancado com
    imagine o lula trancado com alguém num quarto. imagine ele 5 minutos sozinho com o moro. ferrou! o moro vai sair defendendo o lula, o pt, o socialismo, zapata, mandela…e por aí vai

  8. À postura de estranhamento só

    À postura de estranhamento só vejo possível um esclarecimento:

    Caro articulista, acredite você ou não, estamos sob ditadura, um estado também conhecido como estado de exceção democrática e legal.

    Se já estávamos desde que o golpe começou, nos idos de ’64, quando passamos a prender pobres e pretos de monte, criminalizar a pobreza, agora, por obra e graça de Lula e Dilma, o estado de exceção se aprofunda e fica cada vez nítido, denunciado e visível a qualquer pessoa que olhe.

    Devíamos ter extripado essa Ditadura do Capital das entranhas do nosso viver durante a janela de ’85. Dá para entender, a gente achava que a ditadura era apenas militar, afinal eram os militares que a executavam…

    (A ironia disso é que quando os donos daquele capital perceberam que os militares brasileiros, nacionalistas que eram, estavam promovendo soberania brasileira, trataram rapidinho de substituí-los pelos civis que já estavam no poder desde antes de ’64, empresários locais entreguistas, sarneys, malufs, marinhos, frias, civitas e banqueiros e banqueiros e banqueiros, e por aí vai. E de novo a gente caiu na esparrela: “Ah, não são mais os militares que mandam, então tudo bem.”)

    1. Boa percepção, Renato
       

      Os militares, malgrado a brutalidade impar, nacionalistas que eram, estavam promovendo a soberania brasileira.

      Eles tinham planejamento, metas, alguma sensibilidade social, desejo de integração do território nacional e principalmente, empenho em preservar tudo o que fosse estratégico para a segurança da nação.

       

  9. Prisioneiro comum ou político?

    O articulista se enrola todo ao não ter a mínima noção entre a diferença de prisioneiro político e comum, a enrolada fica clara no último parágrafo onde ele diz que a carceragem não pode virar um escritório de campanha, vamos o motivo da enrolada.

    Se Lula é um prisioneiro comum, e a prisão tem por objeto a reinserção do preso na sociedade, ele não deve ser privado de atividades que o reabilite para atividades legais, por exemplo, se um advogado for preso ele poderá e geralmente faz exercer sua profissão dando assistência jurídica ao restante dos presidiários. Ou seja, ninguém em prisão nenhuma do mundo civilizado fica privado de exercer atividades legais dentro de suas habilidades. Lula é um político, logo ele não pode ser privado de exercer a política de uma carceragem, pois a política, por mais que queiram os fascistas, ainda é uma atividade legal.

    Se Lula é impedido de exercer a política se configura claramente que o objetivo da prisão é de bloquear esta sua atividade, logo configurar-se-ia uma prisão política! Como na lei brasileira é proibido o encarceramento por motivos políticos então a prisão é ilegal.

    Em resumo, privar Lula da atividade política é uma confissão direta da ilegalidade da prisão, ou senão que ele tenha acesso aos seus correligionários para exercer atividade POLÍTICA.

     

  10. Na boa mano, esse pessoal que

    Na boa mano, esse pessoal que pretende visitar o Lula (deputados e senadores de TV, personalidades do mundo artístico e político nacional e internacional etc…), está perdendo tempo. O que eles tem que fazer é ir lá no gabinete pessoal da Juíza e confrontá-la pessoalmente diante das Câmeras de TV. É previso fazer a cobra mostrar os dentes para poder colher o veneno direto das presas dela. Só assim é possível fabricar o antídoto.

  11. ‘Péra’ Aí!

    Que discorra sobre a experiência de presidiário no tocante as visitas e outros quesitos visitados e ainda não, é válido e interessante, mas querer fazer deles paralelos com a ‘condenação e  prisão’ de Lula é sair da caixinha e querer, similar, o que não lhe é similar.

    Que golpistas pretendam desconstruir um líder como Lula, fulanizando-o, através da utilização de instituições republicanas, com ajuda da mídia, apoio da classe dominante e do estado do norte, entende-se.

    Agora, que pretenda através do GGN, um cidadão com experiências de presidiário, fulanizar Lula, comparando-se quanto, aí é de entortar a rebinboca da parafuseta, provocando combustão até na cuíca do sambista mais bem intencionado.

    Como não disse, Zeca Pagodinho, ‘uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa’.

    Tenham a santa paciência!

    Já não bastam, Moro, Dalanhol, Janot, ‘Barbicha’, Dodge, Barroso, Fachin, a mídia familiar toda, etc., tentando desconstruir e fulanizar Lula, agora temos também o GGN com Lourenço Filho tentando tirar sua casquinha.

    Fala sério, GGN?    

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador