Sequenciamento genético de toxina é censurado

Sugerido por jns

Da New Scientist

Supertoxina tem o sequenciamento genético censurado

New Scientist | Debora MacKenzie

Por falta de antídoto, a sequência de DNA de um novo tipo de toxina botulínica – a substância mais letal conhecida – foi bloqueada para compartilhamento com bases públicas de dados.

Botulinum.jpg

Uma colônia de bactérias Clostridium sp. cultivadas em uma placa ao longo de um período de tempo de 48 horas.(CDC)

Esta é a primeira vez que um sequenciamento genético é mantido em segredo devido a preocupações de segurança.

A injeção de apenas 2 bilionésimos de um grama ou a inalação de 13/1.000.000.000 de um grama da proteína botulínica produzida pela bactéria do solo Clostridium botulinum pode matar um adulto. 

A toxina bloqueia a libertação de acetilcolina, a substância química secretada pelos nervos que atuam no trabalho muscular. 

Pessoas que, acidentalmente, ingerem as bactérias que crescem nos alimentos, desenvolvem o botulismo e muitas vezes morrem de paralisia.

Sequenciamento

A equipe que sequenciou o DNA bacteriano que codifica a toxina, descobriu que ela constitui um ramo diferenciado da árvore genealógica do botulinum.

A nova toxina só reagiu fracamente com alguns dos anticorpos padronizados fornecidos pelos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em Atlanta.

Normalmente, a sequência do gene da bactéria que cria a toxina seria lançada no banco de dados público GenBank, mas foi decidido que era demasiado arriscado no momento.

Toxicidade

Editores do Journal of Infectious Diseases , onde a pesquisa foi publicada, afirmam que, por não ter sido desenvolvida a antitoxina para neutralizar o Clostridium botulinum, os autores do sequenciamento genético foram consultados sobre os detalhes da pesquisa por representantes de diversas agências do governo dos EUA.

Isto inclui o Laboratório Para Doenças Infecciosas do Exército dos EUA, o Departamento de Segurança Interna dos EUA, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e vários outros departamentos de saúde do governo.

Os organismos aprovaram a publicação dos trabalhos nesta semana, mas sem revelar a sequência do gene da toxina que só poderá ser publicada quando um tratamento eficaz esteja disponível.

Dualidade

A publicação da sequência teria colocado ‘um risco imediato e extraordinariamente grave para a sociedade‘, disse David Relman, da Universidade de Stanford. 

Relman foi um dos seis membros de uma comissão do governo dos EUA, formada no ano passado, que não havia concordado com a decisão de publicar uma pesquisa mostrando como reproduzir a mortal gripe aviária H5N1, facilmente transmissível entre mamíferos.

Essa pesquisa foi batizada de ‘dual use research of concern‘ porque traz a possibilidade de uso médico-científico, bem como para usos obscuros catastróficos.

A ideia de um bioterrorista colocando botulina em alimentos – injetando apenas algumas gramas em um caminhão de leite, por exemplo – é um pesadelo de longa data para peritos de biossegurança.

A equipe de Arnon adverte que há, provavelmente, outras toxinas botulínicas semelhantes na natureza, esperando para serem descobertas.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Como são malvados esses

      Como são malvados esses cientistas, né? Talvez seja melhor pararmos as pesquisas biomédicas e tecnológicas… em nome da segurança, claro!

      1. botulismo

        Caros Marcel e Alessando,

        O botulismo apresenta elevada letalidade e deve ser considerada uma emergência médica e de saúde pública.

        No Brasil, mais de 117 mil pessoas adoeceram e 64 morreram entre 1999 e agosto de 2008 por doenças alimentares, segundo o Ministério da Saúde. Mas os especialistas dizem que os números são subestimados porque os sintomas dessas doenças costumam ser passageiros e, em cerca de 60% dos casos, não levam o doente a procurar um médico.

        A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos contaminados com toxinas produzidas por microrganismos, sendo a toxina a responsável pelos sintomas clínicos.

        Quando o microrganismo (patógeno) é ingerido e se multiplica dentro do organismo, ocorre a infecção alimentar que, normalmente causam doenças do trato intestinal.

        Entre algumas doenças veiculadas por alimentos, a perigosa intoxicação botulínica

        A Clostridium bolulinum é transmitida por alimentos industrializados, especialmente as conservas, e 1 grama da toxina pode matar 30 bilhões de camundongos, causando a paralisia muscular, podendo facilmente levar à morte.

        Algumas conservas caseiras são especialmente perigosas, como o palmito e os cogumelos e a melhor prevenção é o consumo de conservas com certificação.

        Sintomas

        A doença se caracteriza por instalação súbita e progressiva.

        Os sinais e sintomas iniciais podem ser gastrointestinais e/ou neurológicos.

        Os primeiros sintomas neurológicos podem ser inespecíficos tais como cefaléia, vertigem e tontura.

        O quadro neurológico propriamente dito se caracteriza por uma paralisia flácida motora descendente, visão turva, ptose palpebral, diplopia, disfagia, disartria e boca seca.

        Eles começam no território dos nervos cranianos e evoluem no sentido descendente.

        Esta particularidade distingue o botulismo da síndrome de Guillain Barré, que é uma paralisia flácida ascendente.

        Com a evolução da doença, a fraqueza muscular pode se propagar de forma descendente para os músculos do tronco e membros, o que pode ocasionar dispnéia, insuficiência respiratória e tetraplegia flácida.

        Uma característica importante no quadro clínico do botulismo é a preservação da consciência.

        Prevenção

        Evitar embutidos de procedência não conhecida;

        Preparar, conservar e guardar adequadamente os alimentos;

        Observar data de validade dos produtos industrializados;

        Não ingerir alimentos com mau armazenamento;

        Evite ingerir alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto;

        Conservas caseiras de carnes e vegetais devem ser fervidas ou cozidas por 15 minutos antes de serem consumidos;

        Conservas caseiras de carnes e vegetais devem ser fervidas ou cozidas por 15 minutos antes de serem consumidos;

        Certifique-se que essas medidas foram adotadas pelo estabelecimento/vendedor que preparou o alimento.

        Estudo

        Os cientistas fizeram o seu sequenciamento genético para compreendê-la melhor e pesquisarem antídotos contra a sua ação letal.

        Abs.

        Mais:

        http://www.visa.goias.gov.br/post/ver/135544/botulismo

        http://foodsafetybrazil.wordpress.com/category/microbiologia/page/37/

        http://www.cultivando.com.br/alimentacao_e_saude_seguranca_alimentar_doen%C3%A7as_transmitidas.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador