Serra, o cultivador do ódio que foi destruído pelo medo, por Luis Nassif

José Serra sempre foi um político que cultivava o ódio como forma de dominar o  medo. Era implacável nos bastidores. Inaugurou a era dos dossiês, cooptando procuradores, delegados da Polícia Federal e empresas de arapongagem. Não poupou ninguém, nem adversários, como Lula, nem competidores políticos, como Roseana Sarney, nem aliados como Paulo Renato de Souza.

Espalhava o terror nos adversários, pela cumplicidade com veículos de mídia dispostos a cometer assassinatos de reputação, alimentados pelos dossiês de Serra.

Caro leitor do GGN, estamos em campanha solidária para financiar um documentário sobre as consequências da capitalização da Previdência na vida do povo, tomando o Chile como exemplo. Com apenas R$ 10, você ajuda a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel. Participe: www.catarse.me/oexemplodochile

Ao mesmo tempo, era um político extraordinariamente inseguro. Nas crises políticas mais agudas, como no episódio das enchentes em São Paulo, ou na crise econômica de 2008, sumia.

Como governador, colocou a polícia para reprimir estudantes da USP. Quando a Polícia Civil cercou o Palácio dos Bandeirantes, pleiteando benefícios de aposentadoria, imediatamente chamou os líderes do movimento e concedeu muito mais do que pediam, ele que fez fama como fiscalista enérgico.

O mesmo ocorreu quando associações empresariais e de trabalhadores pediram audiência e ele se recusou a atender, em plena crise de 2008. Ambos ameaçaram acampar na frente do Palácio e imediatamente foram recebidos.

Fui uma das pessoas iludidas por ele. Voltou do exílio, ex-presidente da UNE, avalizado por um livro em parceria com Maria da Conceição Tavares. Em plena ditadura, um grupo de jornalistas econômicos conseguíamos superar os vetos dos jornais, inserindo reportagens e entrevistas com ele e outros economistas dito progressistas.

No poder, gradativamente foi revelando seu lado obscuro, os dossiês, os ataques implacáveis contra adversários, os sinais exteriores de riqueza, o pouco empenho no trabalho. E, ao mesmo tempo, demonstrando um incrível desconhecimento da economia e de temas relevantes para qualquer ministro ou governador, nos cargos que ocupou.

Saiu-se bem como Ministro da Saúde pelo bom senso de segurar no Ministério alguns personagens históricos do movimento sanitarista, que deram sequencia aos estudos para a implementação dos genéricos. Ao mesmo tempo, envolveu-se em casos malcheirosos, como o da inviabilização da Biobras para beneficiar um concorrente estrangeiro.

O primeiro a me apontar esse despreparo foi Gustavo Franco, que terçou algumas armas com ele na época do Real e se disse surpreso com o grau de ignorância de Serra.  Aí foi caindo a ficha sobre seus artigos e sobre os ghost-writers a quem ele recorria. E sobre sua estratégia ilusionista. Cada vez que um jornalista publicava algum artigo sobre tema novo, Serra telefonava e comentava o artigo como se fosse conhecedor do tema, mesmo sem ter a mínima noção alem do que saia publicado. Admito que era um recurso de retórica eficiente, ao qual recorria também Fernando Henrique Cardoso.

Na campanha de 2010, escancarou definitivamente sua falta de escrúpulos e de princípios. Foi o principal responsável pelo uso dos temas morais na política, ao acusar Dilma de “assassinar” crianças, por sua defesa do aborto em casos específicos, um discurso de ódio como ainda não se ouvira nas campanhas eleitorais, destruindo definitivamente a herança social-democrata do PSDB. E rasgou definitivamente a fantasia com o jogo de cena da bolinha de papel.

Dali em diante mergulhou em direção ao submundo. De seus aliados, passou a exigir provas de lealdade, que consistiam em perpetrar atos abomináveis para serem aceitos pelo cappo.

No impeachment, mostrou mais uma vez seu oportunismo, estimulando o golpe, as passeatas e aceitando o cargo de Ministro das Relações Exteriores, de Michel Temer.

Até que a Lava Jato atravessou seu caminho. E ali, o implacável Serra foi tomado de medo pânico, pavor mesmo, similar ao sentimento que acometia as inúmeras vítimas que deixou pelo caminho, fuziladas por dossiês e por manchetes de veículos inescrupulosos.

Sua vasta rede de alianças, no Ministério Público, no Supremo, conseguiu blindá-lo até agora. Mas não o livraram do terrível sentimento do medo, especialmente depois da informação que o Ministério Público suíço havia identificado depósitos na conta de sua filha. Não confiou na blindagem proporcionada por Raquel Dodge.

Somatizou o medo, passou a enfrentar problemas de coluna, atolou-se em remédios e mais remédios, foi se tornando cada vez mais ausente nas reuniões, nas sessões do Senado, nas reuniões sociais. Hoje é uma sombra que se desmancha irreversivelmente.

O político terrível foi destruído pelo medo. Mas deixa uma herança pesada, como um dos principais artífices das guerras viscerais que destruíram a democracia brasileira.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Um ínfimo exemplo prático: moro mais de 60 anos num lugar (Zona Norte de São Paulo). A única vez que entrou água em casa por causa de enchente, quem era o alcaide em Sampa?

  • Nunca foi aceito pela direita. Mas, foi "o que tinha" contra o Lula e o PT, PT, PT. TODOS sabiam disso. É impressionante como os cientistas e os analistas políticos acreditam, fazem força para acreditar, levam fé que as ideologias antissociais apareceram de boçalnaros pra cá.

    • AntiCapitalista, o Socialista. Faria Política de outra forma. Combate intransigente contra a Corrupção. Políticas Sociais com gastos públicos nesta direção seriam o norte. Corrupção poderia ser 'apenas' Paulo Maluf. A construção da História Política da atual Esquerda a partir de SP. E vem o rosário de medíocres Montoro, FHC, Covas, (Quércia, Fleury), Picolé, Erundina, Aloísio, Lula, Marta, Haddad, Covas...Déspotas, Nepotismo? Jamais !! O Poder deve ser praticado com alternância política. Vocês não compreendem como faz o Tucanistão e seus 5 Marajás?!! Defesa do Brasil contra Interesses Internacionais !! Isto foi prática de um tal Governo Militar !! Nunca mais !!! E alguns dizem não entender o fundo da latrina?! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  • Nunca foi aceito pela direita. Mas, foi "o que tinha" contra o Lula e o PT, PT, PT. TODOS sabiam disso. É impressionante como os cientistas e os analistas políticos acreditam, fazem força para acreditar, levam fé que as ideologias antissociais apareceram de boçalnaros pra cá.

    Ou será somente "golfada" de indigestão?

  • Olha como tá o BRASIL Nassif ?

    Desculpe ..SERRA pertence ao time dos vencedores que estão nos DESCONTRUINDO ...o que acontece com ele hoje não é uma derrota, mas a certeza de que todos, diante da vida biológica, encontramos o nosso fim

    Reconhecer isso como vitória é o mesmo que acreditar em castigo divino

    SERRA forever ..esse não cansa de ferrar o país ..como ele e amigos, TODO CUIDADO é pouco, pois estes FDP dão cria a cada segundo

    • O mais curioso é que todos estes filhos da puta, traidores e lesa pátria estão no PSDB.
      O PSDB foi o principal ator na destruição do que havia de democracia neste país.
      Foi este partido de vagabundos que, liderados por outro ladrão/traficante/cheirador, moveu o processo de impeachment contra a Dilma, que na verdade era contra o PT.
      Lembram do ladrão anastasia?
      Não podemos de deixar de fora o judiciário, mpf e pf como sócios destes vermes como nossos destruidores.

    • Isso ai.
      Mas, como se fosse so donlado de la.
      Toda hora nasce um político cheio dos seus meros prazeres.
      Acorda Brasil!!!
      Nos somos a politica,
      Todo o poder emana do povo, mas, sem dignidade nunca receberemos essa gloria. Sem bandeiras e lados por um pais serio e verdadeiro.

  • A única coisa boa de Serra foi destruir a candidatura de Roseana e assim disputar com Lula. Tamanho é o ódio que até seus aliados nutrem por ele, como Fhc, que preferiram ver um opositor eleito do que ele se tornar presidente. Hoje não passa de um nosfetatu de quinta. Adoraria ve-lo preso mas não se pode ter tudo na vida. Só o fato dessa figura nefasta não ter sido presidente já é algo pra se comemorar

  • Preciso e elucidativo como sempre, Nassif nos brinda com a dissecação de mais este cadáver da política da mistificação. Valeu Nassif.

  • Nem um comentário sobre sua atuação em prol dos interesses das petrolíferas estrangeiras que destruiu os sonhos de um país melhor criados com o pré sal? Ou de onde deriva tamanha blindagem em todas as esferas da justica? Ou, ainda, por ter sido ele o primeiro político de grande porte que tentou instrumentalizar e promover o pior lado do fundamentalismo religioso brasileiro, implicando nessa grotesca situação que vemos no atual governo? Serra é danoso muito além desse homem medroso que o Nassif descreve.

  • Nassif, não se esqueça que ele também foi artífice da entrega do Pré-Sal, do fatiamento e privatização da Petrobrás, carregou ojeriza a todo o movimento em prol do Mercosul, chegando ao ponto de arrancar o parlasul de São Paulo.

    E até hoje tem buscado cumprir sua agenda com as petroleiras, revelado pelo Wikileaks.

  • Prezado Nassif e camaradas
    Foi destruído mas mordeu uma grana, nós (paulistas otarios) elegemos esse sem vergonha senador, para continuar furtando
    Ainda vamos saber o que aconteceu nas $ombra$ para esse bandido ter proposto a emenda da venda do pré sal

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

2 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

3 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

3 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

4 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

4 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

4 horas ago