Setor de construção no Brasil segue aquecido em novembro

Na comparação novembro de 2012 sobre novembro de 2011, as vendas tiveram um incremento de 2,3%. Presidente da Anamaco já prevê vendas melhores no primeiro semestre de 2013.

As vendas de material de construção cresceram 3,9% em novembro em relação a outubro, apontam dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Na comparação novembro de 2012 sobre novembro de 2011, as vendas tiveram um incremento de 2,3%. Já no acumulado do ano, o desempenho foi de 3,3% e, nos últimos 12 meses, o setor apresenta variação positiva de 3,1%

Segundo o estudo, em novembro o mercado atingiu o terceiro melhor resultado desde janeiro de 2011, ficando atrás apenas dos meses de março e outubro de 2012.

“Com estes números, o setor tende a bater a meta e fechar o ano com 3,5% de crescimento sobre 2011”, revela Cláudio Conz, presidente da Anamaco. “Ainda esperamos um bom movimento nas lojas na primeira quinzena de dezembro relacionadas às festas de fim de ano, pois as pessoas querem arrumar a casa para receber a família e comemorar a chegada do ano novo. Essa é uma época do ano em que as vendas sempre crescem acima da média”, completa Conz.

Segundo a pesquisa, o segmento que mais cresceu em novembro foi o de acabamentos, que teve um desempenho 10% superior a outubro. Já cimento, tubos e conexões de PVC e aço não tiveram resultado favorável.

Entre as regiões, o Nordeste foi a que mais cresceu, com 44% dos lojistas da região revelando incremento de vendas de 10% a 20%, seguida pela Região Norte, onde 40% dos varejistas tiveram o mesmo desempenho. Já a Região Sudeste registrou aumento de vendas para apenas 28% dos lojistas.

“Continuamos com uma expectativa muito positiva para dezembro, o que já nos permite prever um primeiro semestre 4% superior ao mesmo período de 2012 e um segundo semestre 7,5% acima do deste ano, portanto o crescimento previsto para 2013 é de 6% sobre 2012”, explica o presidente da Anamaco.

A Anamaco espera que o setor atinja a meta prevista de crescimento para o ano de 3,5%. Em 2011, o varejo de material de construção cresceu 4,5% sobre 2010, atingindo um faturamento total de R$ 52 bilhões.fica.”

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador