Sindicatos conseguem suspensão de demissões na Eletrobras

Liminar foi concedida pela Justiça do Trabalho nesta quinta-feira; estatal previa demitir 68 funcionários

Jornal GGN – A Justiça do Trabalho concedeu liminar que suspende de forma temporária as demissões anunciadas pela Eletrobrás em fevereiro, em processo que tinha como foco atender as metas para cortes no quadro de pessoal.

Segundo informações da agência Reuters, a Eletrobras previa cortar 68 funcionários a partir de fevereiro, sendo 61 deles em sua subsidiária na região Norte, a Eletronorte, para chegar a 12,5 mil funcionários, um número previsto em acordo coletivo assinado com mediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

As demissões seguiam-se a planos de desligamento consensual (PDCs) promovidos recentemente pela Eletrobras, mas os sindicatos de trabalhadores entraram na Justiça contra a medida, alegando que a meta traçada pela estatal havia sido atingida em 2019, e que os novos cortes só foram necessários porque Furnas, uma das controladas da Eletrobras, teria admitido 94 empregados a partir de novembro.

Em sua decisão, o juiz substituto Gustavo Carvalho Chehab disse em argumentos dos sindicatos apontariam “em uma análise preliminar” para “possível descumprimento” do acordo mediado pelo TST, uma vez que a Eletrobras não teria alertado o tribunal sobre o ingresso de novos empregados em Furnas. Assim, o juiz suspendeu os efeitos das demissões até a realização de uma audiência inicial, agendada para 30 de março.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador