Site oficial da COVID-19 some com total de casos e mortes no Brasil

Jornal GGN – O site oficial do Ministério da Saúde para o coronavírus no Brasil (www.covid.saude.gov.br), que vinha consolidando e estratificando os dados desde o começo da pandemia, voltou ao ar na tarde deste sábado (16), reformulado pelas novas diretrizes do presidente Jair Bolsonaro. Agora, a plataforma só expõe os casos recuperados, os novos casos confirmados e as mortes registradas exclusivamente nas últimas 24 horas.

Não é mais possível saber, pelo site, qual o total de casos de coronavírus no Brasil desde o começo do surto, nem o total de óbitos. Os detalhes por regiões e estados, e outras métricas, também não estão mais disponíveis.

Neste sábado pela manhã, a imprensa abordou Bolsonaro e questionou sobre a nova diretriz. O presidente se recusou a responder porque mandou alterar o método de divulgação.

Na sexta (5), ele denotou que a mudança visava evitar reportagens sobre a pandemia em telejornais de horário nobre, como Jornal Nacional. A falta de transparência surge logo após o Brasil bater recorde mundial em mortos pela covid-19.

Além de reformular o site e implantar a maquiagem estatística, Bolsonaro mandou atrasar a divulgação dos boletins para atrapalhar o trabalho da imprensa.

Desde que Nelson Teich deixou o comando do Ministério da Saúde, a Pasta também suspendeu as coletivas de imprensa diárias, que detalhavam as ações do governo e abordavam a evolução da crise sanitária.

Neste sábado também repercutiu a decisão do governo em revisar a metodologia da contagem de mortos. Segundo o novo secretário da Pasta, Carlos Wizard, os números de óbitos divulgados pelos estados são “fantasiosos” ou “manipulados”.

Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde afirmou que Bolsonaro promove uma tentativa autoritária e desumana de invisibilizar os mortes por coronavírus.

Na tarde deste sábado, o Brasil também sumiu do mapa da Universidade John Hopkins, que vem monitorando a situação da pandemia em todo o mundo.

O Tribunal de Contas da União e a Câmara discutem meios de contornar a sonegação de dados.

Leia também:

 

Redação

Redação

View Comments

  • Se mais esta cretinice não é suficiente para o impedimento deste insano,.não sei qual a serventia dos órgãos que compõem a base de defesa da democracia.
    Isto é contribuir para acelerar as mortes no país,.então o esperado caso falte coragem aos órgãos constituidos é que ao serem julgados, em tribunais nacionais ou internacionais,.os responsáveis tenham suas penas agravadas.
    Agora, o que causa maior indignação é constatar ao que se prestam as FAs, principalmente o exercito brasileiro que não tem capacidade de enquadrar o interino da saúde.

Recent Posts

Universidades argentinas marcham em defesa da educação pública e contra o ajuste de Milei

Em diferentes províncias, em todo o país, aconteceram marchas pelo descongelamento da verba destinada às…

43 minutos ago

O desafio de um modelo exterminador do emprego, por Luís Nassif

Como o Brasil é um país que não consegue diagnosticar nem problemas do passado, dificilmente…

2 horas ago

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

12 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

13 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

13 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

14 horas ago