Smartflix – o Popcorn Time do Netflix

Muitas pessoas conhecem o Netflix, serviço de streaming de conteúdo em vídeo. Esta é uma dica para que os assinantes consigam acessar o catálogo completo, que inclui milhares de vídeos que não estão disponíveis no Brasil. Antes de mais nada, é preciso ser assinante. Sem a assinatura, não funciona. Trata-se do Smartflix, um aplicativo lançado em outubro de 2015 e que funciona como um agregador de conteúdo de todo o catálogo do Netflix ao redor do mundo. É sensacional! Se você conhece o Popcorn Time, vai entender quando eu disser que o Smartflix é o Popcorn Time do Netflix. Além de separar por filmes e programas de TV, ele divide o conteúdo em categorias que vão dos vídeos mais requisitados (“Popular”) até àqueles cuja licença está prestes a vencer (“Expiring Soon”). Para os amantes de ficção-científica, o Smartflix faz algo que todos que gostam de ficção científica, mas não suportam fantasia (ou vice-versa), sempre pediram: separar essas duas categorias. Ficção científica não é fantasia. Fantasia não é ficção científica. Por enquanto, essa separação está limitada aos filmes. Nos programas de TV, ainda está tudo misturado.

Tela inicial:

Tela inicial

Ficção científica!

Ficção científica!

 

Os lançamentos mais recentes (“New on Netflix”) são apresentados a partir dos mais recentes. O interessante é que há indicacão de quando o título foi lançado. Vale tanto para filmes quanto para programas de TV:

Lançamentos

 

 

Uma dica para quem gosta de pintura e, em especial, do pintor holandês Johannes Vermeer: o documentário Tim’s Vermeer, que, curiosamente, está disponível no Brasil. É sensacional! No detalhe, é possível ver em qual catálogo (país) o filme se encontra:

Tim's Vermeer

 

O único senão é que, grosso modo, as legendas disponíveis correspondem às oferecidas no país “de origem” do catálogo. Assim, um filme que esteja, por exemplo, no Netflix espanhol só vai ter legendas em espanhol. Às vezes, há legendas no idioma do filme. E, em alguns casos, já encontrei legendas em vários idiomas, mas nem sempre isso ajuda (aqui, as legendas são para os países nórdicos apenas):

Fuçando no Reddit (https://www.reddit.com/r/netflix/comments/405pbl/tip_for_smartflix_add_subtitle_for_html5_all/), descobri que é possível agregar legendas de outros idiomas (http://subflicks.com/).

Por enquanto, o aplicativo (https://www.smartflix.io/) funciona no Windows e no Mac e, durante a fase beta, é gratuito. Depois, custará US$ 7,99 – preço fixo, não é assinatura.

Acredito que, quando acabar a palhaçada de distribuição de conteúdo por região geográfica – algo que não faz o menor sentido num mundo supostamente “globalizado” e no qual a Internet já foi inventada -, o Netflix vai funcionar desse jeito. Acredito até que o objetivo do criador do aplicativo é ser contratado pelo Netflix. Se fosse o Netflix, não pensaria duas vezes, contrataria essa pessoa ontem.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador