…Sobre a “Teoria do choque à brasileira”…

…Sobre a “Teoria do choque à brasileira”….
.
Existe uma teoria muito famosa hoje em dia, a “Teoria do choque”, de Naomi Klein, que afirma, em termos bem simples, que governos ou grupos interessados no poder ou em mudanças drásticas nos rumos de um país, PRODUZEM ARTIFICIALMENTE uma crise na sociedade, algo que crie e torne real a sensação, de um CHOQUE, uma histeria, uma forte perturbação social….
É quando, então, se pode passar qualquer medida política, jurídica, social, econômica, porque aquela nação, ou a parte da sociedade manipulada pelo choque, encontra-se na verdade, INDEFESA, fragilizada na sua razão, porque DOMINADA TOTALMENTE EM SUA EMOÇÃO pelos eventos nela (sociedade…) inoculados como “fatos verdadeiros….”
.
A teoria não fala, pelo pouco que li, sobre “choques prolongados”, normalmente são eventos catastróficos, massacrados pela “mídia amiga” e as redes sociais dia e noite, até que a sociedade abrace os conceitos, valores, ideologias e “verdades” contidos no “cavalo de Tróia” de quem está à frente do processo de manipulação da sociedade.
.
A eleição de Bolsonaro, tem um viés dessa “Teoria do choque”. Uma facada que vitimiza o principal candidato da direita (falando em chances eleitorais à época do fato…) e o impede de ir a debates (sua salvação…), vazamentos requentados das delações de Pallocci incriminando Dilma, Lula e o PT, mas, principalmente, um DILÚVIO de milhões e milhões de mensagens via WhatsZapp,
formando, literalmente, um bando de zumbis idiotizados em torno de sandices como “Jesus era gay”, ou “mamadeiras de piroca”, ou “kits gays”, e outras centenas e centenas de insanidades, tornadas plausíveis APENAS EM UM AMBIENTE ABSOLUTAMENTE HISTÉRICO. – Como explicar além da enfermidade mental e social mais grave, milhões de pessoas chamarem alguém bestial como Bolsonaro, de “mito”?
.
O problema que vejo no Brasil, e aqui encerro sem mais comentários, é uma APLICAÇÃO DA TEORIA DO CHOQUE EM SEU MODO PROLONGADO E CONTINUADO!
.
De 2014 em diante, cotidianamente, Lula, Dilma, PT e a esquerda em si com todos os seus programas e ideologias progressistas, libertários das condições degradantes dos nossos pobres e miseráveis, quebrando os paradigmas de um Brasil historicamente subordinado aos EUA em sua política externa e, para medo e susto de uma classe média narcísica e elitista, INCLUINDO MILHÕES DESSES POBRES em uma chamada “nova classe média”, foram DEMONIZADOS pela grande mídia, transformados em escroques de quinta categoria, tornados símbolos de um tal “bolivarianismo” que ninguém da direita sabe explicar bem o que é, enfim, tornados o “SATANÁS”, a “essência de todo o mal e corrupção”, nas almas perturbadas de quase toda a nossa elite a as classes médias.
.
Enferma, cega, tomada de IRA E NOJO dessa “gente suja e corrupta” que quer “lhes roubar o país”, uma sociedade assim impregnada de tanto medo, horror e, finalmente, ÓDIO, aceitará qualquer coisa que não seja “os petralhas no poder…”
.
A fome e o desemprego causados por FHC, são esquecidos. O horror da ditadura militar é esquecido. Os princípios mais basilares de civilidade, democracia, tolerância, educação, são esquecidos….. Torna-se um “imperativo”, livrar a nação daquele ser, daquele grupo político simbolizados como “o inimigo da Pátria.”
.
Tudo o que Lula e Dilma fizeram de bom para o país (sem negar seus erros, mas falando do que foi positivo…) é ABSOLUTAMENTE IGNORADO, PIOR, NEGADO, COMO SE TUDO TIVESSE SIDO RUIM e o PT tivesse sido apenas, “a maior quadrilha de ladrões da nossa História”….
Só uma aplicação da Teoria do Choque em dimensões jamais vistas, capaz de adoecer gravemente parcela significativa da sociedade pode gerar um povo que acredite em tantas distorções da realidade e insanidades (processo social esse, que deixa claro a necessidade primordial de lutarmos pela democratização da mídia, tem que se tornar uma luta contínua, uma bandeira perpétua, até conseguirmos…).
.
Lava Jato, o impeachment de Dilma, a prisão de Lula, todos esses eventos e milhares de outros, FARSAS IMENSAS, pois elaborados sobre essas novas ficções, essas distorções da realidade, e com o apoio de uma sociedade tornada cega, o uso da razão bloqueado.
.
Já estamos colapsados por conta disso. Lula preso e Bolsonaro eleito resumem o país que nos tornamos.
.
É por isso que, os que ainda estamos lúcidos não podemos desistir, parar com as reflexões, as pequenas lutas diárias, e mesmo esse desespero que às vezes nos acomete, provavelmente será ele que, exacerbado, fará com que um dia lutemos com mais vigor para, aí sim, termos o nosso país de volta.
.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador