STF tem quatro votos a três pela reeleição de Maia e Alcolumbre

Neste sábado (05/12), Rosa Weber se posicionou contra reeleição; dos onze ministros, faltam votar Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia – foto Wilson Dias/Ag.Brasil

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) possui quatro votos favoráveis e três contrários pela reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e  Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A ministra Rosa Weber deu seu voto neste sábado (05/12), e mostrou-se contra a reeleição. Segundo Weber, o STF “não pode legitimar comportamentos transgressores da própria integridade do ordenamento constitucional”.

A Constituição brasileira proíbe a reeleição para o comando da Câmara dos Deputados e do Senado em uma mesma legislatura, e a legislatura atual vai até fevereiro de 2023. A presidência de Maia e de Alcolumbre termina em fevereiro de 2021.

Até o momento, os ministros que se posicionaram a favor da reeleição são Gilmar Mendes, relator do processo, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, e os ministros contrários são Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Rosa Weber. O ministro Kássio Nunes Marques votou a favor apenas da reeleição de Alcolumbre.

O STF debate o tema em razão de uma ação do PTB, que pede que o Supremo estabeleça a interpretação de que a Constituição proíbe a reeleição  – embora o governo Bolsonaro seja favorável ao posicionamento de Nunes Marques devido aos atritos do presidente com Rodrigo Maia. As informações são do portal UOL.

 

Leia Também
O STF e o vale tudo na reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, por Jorge Folena
Governo usa máquina para colocar Arthur Lira na presidência da Câmara
Maioria do STF concorda que trabalho intermitente é legal; Rosa Weber pede vista
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O STF tem 5 votos a favor e quatro contra a permissão para aglomeração de pessoas em templos (religiosos).
    Em conversa comigo, uma Fiel de uma ingreja evanjélica me dizia que o Pastor da Ingreja dela perguntava durante a pregação porque as pessoas podem se aglomerar em bares, restaurantes, mercados e supermercados mas não podem se aglomerar na Ingreja?
    – Ora, Irmã, pergunte ao $eu Pa$tor se o fato de uma parte das pessoas se aglomerar em bar dar a outra parte o direito de também se aglomerar em templos, disse eu à minha interlocutora.

    O que deve acabar é a aglomeração dos Cachaceiros, não começar a aglomeração dos caroleiros. Mas vai dizer isso pro $ilas Malacheia, prá ver o que vai acontecer

    T2o wrongs make a right

  2. Isso é uma indecência. Tinha de ser 11 x 0 contra a reeleição. Mas no Brasil cada Constituição sempre vale mais ou menos, dependendo dos interesses em jogo.
    Joaquim Nabuco foi um dos que melhor entendeu esse mecanismo perverso, sempre usado pelas elites brasileiras, quando o jogo do poder lhes é adverso.
    Getúlio Vargas foi outro que entendeu perfeitamente as engrenagens.

  3. Que seja Arthur Lira o novo Presidente da Câmara, apontado como o chefe das rachadinhas da Assembleia Legislativa de Alagoas. Paciência. Segue a vida. Nós já tivemos de aguentar o super gangster Eduardo Cunha no mesmo cargo.

  4. Tem padres e Pastores que acham que não é errado as pessoas se aglomerarem em bares e restaurantes. De acordo com tais padres e pastores, errado é as pessoas não se aglomerarem nos templos.

  5. Como podemos confiar em tribunais de justiça que não respeitam – que não fazem justiça e ainda rasgam a constituição? Para que o erário público insiste em bancar mensalmente fortunas fabulosas em salários desonrosos – em mordomias e em inacreditáveis e supérfluos penduricalhos, se não recebe em troca a prática da fidelidade ao juramento que todos fazem, de respeitar a constituição federal? Mudar, alterar, ignorar e não obedecer ao que a lei determina é o mesmo que corrompê-la. Portanto, eu acredito que além de ser uma prática de delinqüência criminosa também é uma clara e transparente prática de corrupção, que não difere muito de muitas práticas de corrupção, não tão claras quanto, que foram condenadas por diversos desses tribunais. Quem sente constantemente na pele toda essa covardia são os já conhecidos e taxados P,P,P e P.

  6. Com certeza esse tema não trará NADA de positivo para a nação. Suspeição de Moro, liberdade de Lula, vacinação contra COVID, estão na pauta do STF? Não! Pois bem, nenhum tema de interesse nacional está na pauta da Corte. Portanto, nem perco meu tempo com mais outra patifaria contra o país. Não tenho nenhuma dúvida qto a ser patifaria. Caso fosse algo sério e importante para a nação, NÃO ESTARIA NA PAUTA DO STF.

    De resto é seguir os fascistas. Pra onde forem fux, barroso e fachin, está o saco de lixo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador